Noticias

uemg vest 2022 1
Publicada a convocação referente aos cursos com entrada no segundo semestre (4ª Chamada) e novo quadro com horário de atendimento para a matrícula desses candidatos. Confira na área de arquivos do site.

dr discutindo redacao 2022

Na noite do dia 24 de fevereiro,o Instituto AOCP, responsável pela a organização do Vestibular UEMG 2022, promoveu a live DR: Discutindo a Redação, com a participação dos professores Bianca Gonçalves (UEM), mestre em Letras e André de Assis, doutor em Linguística (UFMG) e pós-doutor em Estudos da Linguagem (UEL).

Os professores, integrantes da banca que será responsável pela avaliação das questões de redação na Prova de Conhecimentos Gerais do Vestibular UEMG 2022 analisaram, entre outros aspectos, os gêneros discursivos, tema, estilo e estrutura composicional, além de responderem a perguntas enviadas pelos candidatos.

Após a veiculação ao vivo do encontro, o vídeo está disponível para a consulta de todos os interessados na página da Tv UEMG no YouTube.

 

 

uemg vest 2022 1

 

A Universidade do Estado de Minas Gerais acaba de divulgar a 3ª Convocação Extraordinária para o Procedimento de Heteroidentificação, que visa a assegurar o cumprimento dos requisitos necessários para a ocupação, pelos candidatos aprovados, das vagas reservadas para a Categoria I do Procan (Negro - Baixa Renda - Escola Pública).

Os candidatos listados deverão comparecer junto à Comissão Local de Heteroidentificação relacionada ao seu curso, exclusivamente na data e local informados no documento publicado.

As informações pertinentes ao Procedimento podem ser consultadas no Edital do Vestibular UEMG 2022, observando-se suas respectivas retificações e complementações disponibilizadas na Área de Publicações

vest22 result provs habs especifs OK
Está publicado na "Publicações" desta página do Vestibular UEMG 2022 o resultado das Provas de Habilidades Específicas: https://bit.ly/publicacoes_uemg2022.

Dúvidas e solicitação de suporte devem ser direcionadas aos canais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; pelos telefones 0800-603-4200 / (44) 3013-4900 e pelo Fale Conosco na Área do Candidato.

dr vestibular uemg 2022Com os desafios de uma questão de Redação que vale 60 pontos e deve ser redigida em até 12 linhas, é natural que o candidato ao Vestibular tenha muitas dúvidas e questionamentos. Para isso, está marcada a nossa DR: Discutindo a Redação.

Trata-se de uma live, que será organizada e transmitida pelo Instituto AOCP, responsável pelo Vestibular da UEMG 2022, e que contará com a participação de Bianca Gonçalves, mestre em Letras (UEM), professora e pesquisadora, e com o professor André de Assis, doutor em Linguística (UFMG) e pós-doutor em Estudos da Linguagem (UEL), professores da própria banca que analisará as redações dos candidatos ao certame.

Durante o encontro, os professores abordarão técnicas, estratégias e dicas para mandar bem na redação. E quem quiser enviar perguntas, terá até o dia 22 de fevereiro para encaminhá-las pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para participar, basta acessar o perfil do Instituto AOCP no Youtube, no dia 24 de fevereiro, às 19h.

 

As provas dos demais cursos ocorrerão no dia 6 de março em 17 municípios mineiros.

 

Geral 1O Vestibular 2022 da UEMG  teve início no último sábado (19/02) com as provas de habilidades específicas para a graduação em Música (licenciatura e bacharelado), na própria Escola de Música da universidade, em Belo Horizonte. Este é o momento que os candidatos mostram para banca o quanto tem aptidão e habilidade para instrumentos, canto e percepção musical. A seleção de Música foi realizada em dois dias, tendo ocorrido até o domingo (20/02), marcando o início das seleções, pois no dia 6 de março haverá a prova de conhecimentos gerais (objetiva e redação) para todos os 121 cursos de graduação, em 17 cidades mineiras.

No sábado foram realizadas as provas de canto e instrumentos para os cursos de licenciatura e bacharelado, nos períodos da manhã e da tarde. No segundo dia, as provas ocorreram somente na parte da manhã para os candidatos a Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical Escolar. Das 8h às 9h15 eles passaram pelo teste de Percepção Musical e, das 9h30 às 12h, Prática de Rítmica e Entonação Melódica. Todo o vestibular transcorreu bem, respeitando todas as medidas de biossegurança para prevenir o contágio da Covid-19.

“Tudo transcorreu muito bem, harmonicamente. Não fizemos desse modo no ano passado, em virtude da pandemia. Na ocasião, os candidatos mandaram vídeos. Mas, acho que esse momento presencial é muito importante, de contato direto, acolhimento. Para os candidatos, também, que já fazem o primeiro contato com a universidade”, comenta o diretor da Escola de Música da UEMG, Helder da Rocha Coelho.

Inspiração, confiança e sonhos

Lucas CutertinoO nervosismo tomou conta de muitos candidatos, mas não a ponto de reduzir o grau de inspiração, de confiança ou de colocar os sonhos em dúvidas.

É o caso de Rafael Rodrigues, de 17 anos, que considera o ingresso um grande sonho. “Já passei no vestibular em Física, mas não é o que eu realmente quero. Eu vou entrar em Música”, comenta determinado. Ele tem se preparado ao longo dos dois últimos anos e realizou na manhã de sábado a prova de habilidades específicas para Bacharelado em Piano Erudito. Além desse instrumento, o candidato toca violão e guitarra.

Lucas Cutertino (foto), 31 anos, se prepara há um ano para o vestibular do curso de bacharelado em Música (Instrumento – Violão Popular) da UEMG. Ele é de Belo Horizonte, toca vilão desde os 11 anos e já atua no ramo. Além de se apresentar em bares e eventos, ele ministra aulas de violão e está confiante. “Me preparei bem. Quero aprender mais, evoluir, continuar com os eventos e, quem sabe, montar uma escola de música”, relata.

Kamila Leite, 18 anos, acaba de concluir o ensino médio e tenta o vestibular para licenciatura em Educação Musical Escolar. Ela pretende ser professora e investir em pesquisa, seguir o ramo acadêmico. “Eu quero Música desde os meus 7 anos. Quero ministrar aulas, desenvolver pesquisas e aplicar em projetos”, frisa.

Entre os instrumentos de sopro, esteve Vanderson Santos Alexandre, 32 anos. Ele toca clarinete e é integrante do grupo de músicos do Exército. “Tenho grande paixão por esse instrumento. Entrar na UEMG vai me agregar em todos os sentidos, pessoal e profissional”, destacou o militar.

Mara Campos, 41 anos, é professora de artes visuais e tenta Licenciatura em Educação Musical Escolar para abrir o seu leque profissional. “É uma paixão e uma profissão. Eu toco violão, canto e dou aula de artes. Quero me profissionalizar para poder trabalhar com música na escola e, com isso, conquistarei mais possibilidades de trabalho”, comenta.

Geral

Ao todo, são ofertadas 4.734 vagas para 121 cursos de graduação presencial em todas as áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Exatas, Biológicas, Agrárias e da Saúde), distribuídas por 17 municípios mineiros. No dia 6 de março, além de Belo Horizonte, as provas ocorrerão em Abaeté, Barbacena, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.

Live DR – Discutindo a Redação

Dentro da programação do Vestibular 2022 da UEMG, haverá a live “DR – Discutindo a Redação”, no dia 24 de fevereiro, no canal do YouTube do Instituto AOCP – Oficial, instituição organizadora do processo seletivo –, reunindo dois professores para tirar dúvidas sobre a prova. As questões podem ser enviadas pelos vestibulandos até o dia 22 por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fotos: Victor Rodrigues/AOCP

uemg vest 2022 1

A Universidade do Estado de Minas Gerais divulgou a Primeira Convocação Extraordinária para o Procedimento de Heteroidentificação, que visa a assegurar o cumprimento dos requisitos necessários para a ocupação, pelos candidatos aprovados, das vagas reservadas para a Categoria I do Procan (Negro - Baixa Renda - Escola Pública).

Os candidatos listados deverão comparecer junto à Comissão Local de Heteroidentificação relacionada ao seu curso, exclusivamente na data e local informados no documento publicado.

As informações pertinentes ao Procedimento podem ser consultadas no Edital do Vestibular UEMG 2022, observando-se suas respectivas retificações e complementações disponibilizadas na Área de Publicações. Confira a seguir o Cronograma relacionado:

Screenshot 20

original 07a3b6b19bbc223a97160238d495d34e 2048x1365Os candidatos aos cursos de graduação de Música, oferecidos pela UEMG, realizarão as Provas de Habilidades Específicas nos dias 19 e 20 de fevereiro, em Belo Horizonte. Para conhecer os locais e horários dos testes, é necessário acessar o Cartão de Informação do Candidato, disponível desde o dia 16 de fevereiro na Área do Candidato.

As Provas de Habilidades Específicas de Música têm caráter classificatório e eliminatório. Sendo habilitado nesta etapa, o candidato seguirá para as Provas de Conhecimentos Gerais, que serão realizadas no dia 6 de março.

Para acesso ao local de realização das Provas de Habilidades Específicas será obrigatória a apresentação do CARTÃO DE INFORMAÇÃO DO CANDIDATO, juntamente com o documento de identificação com foto, original e atualizado, conforme registrado no Formulário de Inscrição. 

Nos dias de realização das Provas de Habilidades Específicas, os portões serão fechados, impreterivelmente, trinta (30) minutos antes do início das provas; sendo, portanto, sugerido ao candidato chegar com antecedência mínima de 1h.

Para a realização das provas práticas, o candidato deverá levar seu próprio instrumento (exceto no caso do piano, que será fornecido pela UEMG) e cópias das obras que irá executar. Durante os testes dos cursos de bacharelado em Música (habilitação em Instrumento ou Canto) e licenciatura em Música (habilitação em Instrumento ou Canto), a banca examinadora poderá interromper a execução de qualquer peça ou estudo, se julgar necessário.

O candidato que não preparar, integralmente, o repertório exigido no programa das provas específicas, conforme Anexo V deste Edital, será impedido de executar o programa parcialmente e estará automaticamente reprovado.

Para outras informações relevantes sobre as Provas de Habilidades Específicas e sobre o Vestibular UEMG 2022, acesse o edital ou entre em contato com o Instituto AOCP, pelo telefone 0800 603 4200 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

vest 22 class candidats
Com base no novo documento publicado nesta-sexta-feira (08/04), as matrículas serão realizadas presencialmente, nas secretarias das Unidades Acadêmicas, de acordo com o curso e a cidade indicados pelo candidato no Formulário de Inscrição, no período de 11 a 20 de abril de 2022. No ato presencial da matrícula, o candidato deverá entregar o Requerimento de Matrícula preenchido e assinado (modelo fornecido na página de "Publicações"), acompanhado dos seguintes documentos:

a) Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio;
b) Cadastro de Pessoas Física (CPF) e Carteira de Identidade (RG) ou equivalente;
c) Certidão de Nascimento ou Casamento;
d) Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais, para os maiores de 18 (dezoito) anos;
e) Prova de quitação com o Serviço Militar, para os maiores de 18 (dezoito) anos do sexo masculino;
f) Uma foto 3 x 4 recente;
g) Comprovante de vacinação contra a Covid-19 com a confirmação de, pelo menos, duas doses, em atendimento à exigência da Resolução CONUN/UEMG nº552, de 14/03/22.

IMPORTANTE:
Os documentos devem ser entregues em cópia autenticada OU cópia simples, acompanhada dos originais, para conferência.
Para mais informações, acesse as Publicações do processo seletivo.

vest 22 results finais anal docs reservs vags
Está publicado o resultado final da análise documental do Programa de Reserva de Vagas, da Inclusão Regional e da solicitação de isenção de taxa do Vestibular UEMG 2022.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser direcionadas para os canais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; pelos telefones 0800-603-4200 / (44) 3013-4900 ou pelo Fale Conosco na Área do Candidato.

Acesse em: http://bit.ly/publicacoes_uemg2022

vest result provs gerais
Além do resultado, foram publicados também os recursos contra o Gabarito e o Caderno de Prova, bem como o Gabarito pós-Recursos. Os arquivos podem ser conferidos na área "Publicações" desta página do Vestibular UEMG 2022. 

OBSERVAÇÃO: o Instituto AOCP informa que a questão 29 da Disciplina de Biologia foi anulada, tendo em vista que a questão apresenta inconsistência em sua formulação. A pontuação da questão 29 foi atribuída a todos os candidatos.

A Universidade do Estado de Minas Gerais elucida que a realização do Vestibular UEMG 2022, incluindo a elaboração e aplicação do material das provas, está sob a responsabilidade do Instituto AOCP, empresa contratada após processo de licitação.

vest22 results prelimEstá publicado o resultado preliminar da análise documental do Programa de Reserva de Vagas, da Inclusão Regional e da solicitação de isenção de taxa do Vestibular UEMG 2022 - acesse aqui.

O prazo para interposição de recurso será de 02 (dois) dias úteis (01/02 e 02/02), e poderá ser solicitado na ÁREA DO CANDIDATO.

⚠️Importante: as informações referentes ao Recurso podem ser encontradas no item 10 do Edital.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser direcionadas para os canais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; pelo telefone 0800-603-4200 e pelo Fale Conosco na Área do Candidato.

uemg vest 2022A Universidade do Estado de Minas Gerais publicou no dia 24 de março de 2022 a quinta retificação ao edital do Vestibular UEMG 2022. O documento modifica o período de realização do procedimento de heteroidentificação obrigatório a todo candidato aprovado pela categoria I do sistema de reserva de vagas, sendo aqueles que se autodeclararam negros (pretos, pardos) durante o período das inscrições.

Além dessa modificação, o documento também estabelece novos prazos para outros itens do edital. Entre eles, destaca-se a divulgação do Resultado da Classificação, que será divulgada no dia 08/04.

Confira a íntegra da publicação aqui, ou diretamente na seção de Publicações.

Segundo a Pró-reitoria de Graduação, a decisão precisou ser tomada em decorrência da greve anunciada pelos professores da UEMG. Novas datas para o procedimento de heteroidentificação serão anunciadas após a normalização das atividades acadêmicas.

Serão abertas, ao longo do dia 18 de janeiro, as inscrições para o Vestibular UEMG 2022. Serão oferecidas 4.734 vagas, em 121 cursos presenciais, distribuídos em 18 municípios de Minas Gerais.

Antes de se inscrever, no entanto, é preciso se inteirar dos requisitos, modalidade, cronograma e outros detalhes para concorrer ao Vestibular. Para isso, já estão disponíveis para os candidatos interessados o Manual do Candidato, com todas as informações relevantes que os acompanharão durante todo o processo. O documento é baseado no Edital do Vestibular, que regulamenta todo o processo seletivo.

A organização do Vestibular UEMG 2022 é do Instituto AOCP e a área para inscrições estará disponível ao longo do dia 18 de janeiro, seguindo disponível até o dia 9 de fevereiro. Dúvidas sobre o certame podem ser direcionadas para os canais Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; pelo telefone 0800-603-4200 e pelo Fale Conosco na Área do Candidato.

Na seção "Publicações" desta página do Vestibular UEMG 2022 foram publicados o caderno de provas e o gabarito referente ao exame realizado ontem (06/03). 

Os candidatos têm os dias 08 e 09/03 para a interpor recursos contra o gabarito e as questões do caderno, por meio da Área do Candidato.  

Dúvidas e solicitação de suporte devem ser direcionadas aos canais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; pelos telefones 0800-603-4200 / (44) 3013-4900 e pelo Fale Conosco na Área do Candidato.

 

vest 22 caderno prova gabarito

thumbnail Post 480x270pxl manual do candidatoPeça útil à orientação das interessadas e interessados em conquistar uma das vagas para os cursos de graduação da Universidade no próximo ano letivo, acaba de ser publicado na página do Vestibular UEMG o Manual do Candidato (clique na imagem ao lado para acessar).

O documento reúne os principais destaques relacionados ao processo seletivo, detalhando o procedimento de inscrição, o cronograma do concurso, as modalidades de reserva de vagas, entre outras informações.

Todo o conteúdo é apresentado num formato enxuto e visual, facilitando a vida de candidatos e candidatas.

Porém, como destacado logo no início do Manual, a leitura da publicação não substitui a consulta do Edital do Vestibular, que é o documento de referência do certame: bit.ly/editalvestibularuemg.

provas gerais aocpDepois das Provas de Habilidades Específicas para a graduação em Música, chegou o tão aguardado dia da Prova de Conhecimentos Gerais (objetiva e redação) do Vestibular 2022 da UEMG, que selecionará os futuros alunos dos 121 cursos de graduação da universidade. O exame ocorreu no domingo, 6 de março, em Belo Horizonte e em outros 16 municípios - Abaeté, Barbacena, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.

Ao todo, são ofertadas 4.734 vagas para os cursos de graduação presencial em todas as áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Exatas, Biológicas, Agrárias e da Saúde), distribuídas por 18 cidades.

 “O Vestibular da UEMG amplia ainda mais as oportunidades de acesso aos cursos de graduação. Acreditamos que, além de manter o ingresso por meio do Enem/Sisu, retomar a realização do processo seletivo próprio significa abrir mais uma porta de entrada para que as pessoas tenham acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade”, destacou Lavínia Rosa Rodrigues, reitora da universidade, que acompanhou de perto parte do processo seletivo, percorrendo alguns locais de prova na capital mineira.

Todo o processo seletivo ocorreu bem, sem intercorrências. O resultado de classificação dos candidatos será divulgado na página eletrônica do Vestibular da UEMG no dia 25 de março e o início das aulas está previsto para o dia 25 de abril. Segundo o edital do processo seletivo, tanto o gabarito quanto o caderno de provas deverão ser divulgados no mesmo endereço eletrônico, em até 48 horas após o término da realização das provas.

Sonhos e expectativas

provas gerais aocp 3Na cidade de Campanha, Matheus Duarte Mendonça, 22 anos (personagem da segunda foto, ao lado), tenta pela segunda vez entrar no curso de Direito. “Prestei o vestibular em 2019, não passei. Mas, agora estou mais confiante. Me preparei melhor e já conheço a prova. Quero Direito para seguir carreira jurídica no setor público e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira”, relata.

Isadora Cordeiro, 25 anos, já é formada em Educação Física pela UEMG, mas não exerce a profissão. Ela atua como agente de pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Belo Horizonte, e prestou o vestibular para a graduação em Tecnologia em Gestão Pública com a pretensão de ganhar uma promoção no trabalho. “Já estive aqui. Adoro esta universidade e estou confiante com o reingresso”, relata.

Já Cida Oliveira (clicada na primeira imagem, acima), 55 anos, de Ituiutaba, pretende mudar de ramo. Ela atua no setor administrativo, mas pretende se enveredar pelos caminhos da educação. Ela é uma das candidatas no vestibular da UEMG e quer cursar Pedagogia. “É um ramo que eu gosto e estou aproveitando a oportunidade. Não tenho medo de prova! Pretendo partir para a sala de aula e fazer uma nova carreira, que certamente também vai me proporcionar uma melhor aposentadoria”, comenta.

Inspiração

Um grande exemplo de que nunca é tarde para investir em conhecimento e aprimorar as habilidades profissionais, é a Dona Ruth Teixeira, que completará 90 anos em outubro deste ano. Ela presta o primeiro vestibular de sua vida e está entre as concorrentes do curso de Design de Moda da UEMG. “Sempre foi um sonho. Costuro desde a adolescência, ofício passado por gerações. Entrar na faculdade é um desejo antigo, que não pude priorizar, pois eu tinha que cuidar da casa e trabalhar. Agora, deu tudo certo e estou aqui. Quero aprender ainda mais e continuar com o meu negócio”, comenta a senhora, que costura comercialmente e para a família.

noticia vestibular
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) publicou o edital do processo seletivo para entrada de novos alunos de graduação no ano de 2022. Serão oferecidas 4.734 vagas, em 121 cursos presenciais, distribuídos em 18 municípios de Minas Gerais.

Haverá duas formas de seleção: o Vestibular UEMG 2022 (que oferecerá 75% das vagas) e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU, com os 25% restantes).

O Vestibular será organizado e executado pelo Instituto AOCP e as inscrições estarão abertas no site vestibular.uemg.br entre os dias 18 de janeiro e 9 de fevereiro, com taxa de inscrição no valor de R$ 5. Já a seleção via SiSU acompanhará o cronograma a ser definido pelo Ministério da Educação.

O vestibular será composto de Provas de Conhecimentos Gerais, comuns a todos os cursos, com 48 questões de múltipla escolha, considerando os conteúdos do núcleo comum do Ensino Médio, e uma questão aberta, de Redação. Elas serão aplicadas presencialmente nas cidades nas quais a Universidade oferece os cursos no dia 6 de março, em local a ser informado no Comprovante Definitivo de Inscrição.

Para os candidatos aos cursos de Música, oferecidos em Belo Horizonte, o percurso será um pouco diferente: eles se submetem primeiro a Provas de Habilidades Específicas, realizadas presencialmente na Escola de Música e, sendo considerados habilitados nessa etapa, seguem para as Provas de Conhecimentos Gerais.

Como novidade, neste ano serão oferecidos três cursos novos, fora de sede: Tecnologia em Cinema e Animação, em Cataguases; Direito e Engenharia Civil, em Guanhães.

Para todos os cursos oferecidos no vestibular, no ato da inscrição será possível escolher a categoria na qual se deseja concorrer: pela ampla concorrência (5% das vagas), reserva de vagas (50%) ou pela inclusão regional (20%). Para cada uma delas serão exigidos documentos comprobatórios, listados no edital, a serem digitalizados e oportunamente encaminhados na Área do Candidato.

Dúvidas e informações sobre o processo seletivo poderão ser encaminhadas, por e-mail, para //www.sei.mg.gov.br/sei/Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; pelo telefone 0800-603-4200 e pelo Fale Conosco a ser disponibilizado na Área do Candidato.


Reserva de vagas

O Programa de Seleção Socioeconômica da UEMG, PROCAN, reserva 50% das vagas do vestibular para candidatos nas seguintes categorias:

I) Negros, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;

II) Quilombolas, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;

III) Indígenas, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;

IV) Ciganos, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;

V) Egressos de escola pública, com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;

VI) Pessoas com deficiência.

O candidato poderá optar por concorrer a vaga em uma dessas categorias, ao realizar sua inscrição no site do Vestibular.


Inclusão regional

Como forma de contribuir com o desenvolvimento regional, a UEMG reservou 20% das vagas do vestibular para candidatos que, ao mesmo tempo, residam em Minas Gerais e que tenham cursado integralmente seu Ensino Médio em instituições públicas (municipais, estaduais ou federais) sediadas no Estado de Minas Gerais.

Será possível optar por concorrer nesta categoria no momento da inscrição.


Cronograma Resumido

  • 18/01 a 09/02 – Inscrições para o vestibular

  • 15/02 – Liberação do Comprovante Definitivo de Inscrição

  • 19 e 20/02 – Provas de Habilidades Específicas (para os cursos de Música)

  • 06/03 – Provas de Conhecimento Geral

  • 25/03 – Divulgação da Classificação dos candidatos

  • 11/04 a 15/04 – Matrícula dos aprovados na 1ª chamada

  • 18/04 – Início das aulas para os calouros

Consulte o cronograma completo, bem como outras informações indispensáveis aos candidatos, no edital a seguir.

vestibular provas geraisNo próximo domingo, dia 06 de março de 2022, serão realizadas as Provas de Conhecimentos Gerais do Vestibular UEMG 2022. Realizadas em todas as cidades nas quais a UEMG possui sede (além de Guanhães), as provas têm caráter classificatório e eliminatório, sendo constituídas por 48 questões de múltipla escolha relacionadas os conteúdos do núcleo comum do Ensino Médio (Física, Matemática, História, Química, Biologia, Geografia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol), acrescida da redação.

Serão concedidas quatro horas para a realização das provas, contabilizando-se nesse período o tempo para a redação e o preenchimento do Caderno de Respostas.

O local de prova está indicado no Cartão de Informação do Candidato, que pode ser acessado na Área do Candidato e que deverá ser apresentado juntamente com um documento de identificação do candidato (com foto, original e atualizado) no dia e endereço informados.

As provas serão aplicadas a partir das 14h30, com os portões sendo fechados, impreterivelmente, 30 minutos antes do início.

No edital do Vestibular é possível verificar o que é ou não permitido no dia de realização das Provas de Conhecimentos Gerais.

O gabarito será publicado em até 48 (quarenta e oito) horas após o término da aplicação das provas. Os candidatos terão os dias 8 e 9 de março para interposição de recursos contra o gabarito de respostas, utilizando-se exclusivamente de formulário a ser disponibilizado na Área do Candidato durante o período citado. 

 Segundo o cronograma do Vestibular UEMG 2022, o resultado preliminar será divulgado até o dia 25 de março e o resultado final, no dia 8 de abril.


 Confira algumas informações importantes para o dia de provas:

 

 274872998 5001729049894880 7480291163362032499 n  274893555 5001729006561551 6841988893941146377 n

capa noticias exemplo
O Conselho Universitário da UEMG aprovou, em sessão ordinária realizada em 12 de novembro, a distribuição, para 2022, de vagas de graduação para a seleção de novos estudantes. 

Segundo a Resolução CONUN nº 524/2021, haverá duas formas de ingresso previstas: o SiSU (que utiliza as notas obtidas no ENEM 2021) e o retorno do vestibular próprio.

Enquanto a primeira modalidade (SiSU) será exclusiva para a ampla concorrência e responderá por 25% do total de vagas oferecidas, o vestibular próprio da UEMG distribuirá as outras 75% em diversas categorias, da seguinte maneira:

5% ampla concorrência | 20% inclusão regional | 50% PROCAN

Os interessados em concorrer às vagas por quaisquer das modalidades deverão aguardar as publicações dos respectivos editais no site uemg.br para conhecerem melhor sobre as modalidades, cronograma e outras informações indispensáveis aos candidatos.

Inclusão Regional

Pensada como forma de assegurar o ingresso dos cidadãos mineiros na UEMG, a categoria de Inclusão Regional poderá ser adotada por candidatos que cumprirem dois critérios simultâneos em sua inscrição no vestibular: ser residente do estado de Minas Gerais e ter cursado o Ensino Médio em instituições de ensino públicas mineiras (municipais, estaduais ou federais).

Os documentos comprobatórios desses quesitos serão anexados oportunamente em sistema específico da Área do Candidato, a ser criada pela Universidade durante o processo seletivo.

PROCAN

Assim como a categoria de Inclusão Regional, o Programa de Seleção Socioeconômica de Candidatos – PROCAN é uma política institucional de inclusão, atuando na democratização do acesso ao Ensino Superior, e visa à reserva de vagas para candidatos negros, quilombolas, pessoas com deficiência ou que sejam egressas de escola pública e tenham baixa renda, além da população indígena ou dos povos ciganos, em conformidade com a Lei Estadual nº 22.570/2017.

Desse modo, os 50% das vagas a serem oferecidas, via vestibular, para o PROCAN 2022, serão distribuídas nas seguintes categorias:

  • Categoria I – 21% (vinte e hum por cento) das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;
  • Categoria II – 3% (três por cento) das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados quilombolas;
  • Categoria III – 3% (três por cento) das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;
  • Categoria IV – 2% (dois por cento) das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados ciganos;
  • Categoria V – 16% (dezesseis por cento) das vagas para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;
  • Categoria VI – 5% (cinco por cento) das vagas para pessoas com deficiência.

Cabe ressaltar que, com exceção das pessoas com deficiência, as demais categorias deverão comprovar tanto a baixa renda quanto a conclusão do ensino médio em escola pública.

As informações sobre os documentos necessários para a comprovação de pertencimento a cada uma das categorias, bem como demais explicações de como concorrer pelo PROCAN, estarão disponibilizadas oportunamente no edital do Vestibular, a ser publicado pela UEMG.

Habilidades Específicas

A Resolução informa, ainda, que os candidatos aos cursos oferecidos pela Escola de Música da UEMG, em Belo Horizonte, serão avaliados por meio de Prova de Habilidades Específicas. Mediante aprovação nesta etapa, os candidatos poderão participar das Provas Gerais.

 

 

logo fcontraste

 

 

ATENDIMENTO DO CANDIDATO

E-mail: candidato@institutoaocp.org.br

Telefone: 0800 603 4200
                     44 3013 4900

 

 

 

bottom 2 logo