Vestibular UEMG

Programa de Reserva de Vagas

O Programa de Reserva de Vagas – PROCAN é uma política institucional de inclusão social que compõe uma das modalidades da Política de Ações Afirmativas da UEMG. Seu objetivo é auxiliar na correção das desigualdades socioeconômicas que dificultam o acesso e a permanência de grupos menos favorecidos na Universidade.

Quem pode participar?

Candidatos de baixa renda, egressos de escola pública, negros, quilombolas, indígenas, ciganos e pessoas com deficiência.

Como são distribuídas as vagas?

Com base na Lei Estadual nº 22.570/2017, o PROCAN estabelece a reservade 50% (cinquenta por cento) das vagas na Universidade, distribuídas da seguinte forma:

• Categoria I – 21% (vinte e um por cento) para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;
  • Categoria II – 3% (três por cento) para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados quilombolas;
  • Categoria III – 3% (três por cento) para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;
  • Categoria IV – 2% (dois por cento) para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados ciganos;
  • Categoria V – 16% (dezesseis por cento) para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;
  • Categoria VI – 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência.

Como posso participar?

Para participar o candidato deverá selecionar, no ato de inscrição no Vestibular, a categoria de vaga para a qual deseja concorrer e anexar a documentação que comprove que atende aos critérios estabelecidos em Lei. Consulte abaixo a lista completa de documentos para cada categoria:

Categoria I – Declaração de Candidato Negro - Preto ou Pardo (link PDF); comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (link PDF); comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo (link PDF).

Categoria II – Declaração de Candidato Quilombola (link PDF); comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (link PDF); comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo (link PDF).

Categoria III – Declaração de Candidato Indígena (link PDF); comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (link PDF); comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo (link PDF).

Categoria IV – Declaração de Candidato Cigano (link PDF); comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (link PDF); comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo (link PDF).

Categoria V – comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (link PDF); comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo (link PDF).

Categoria VI – Pessoa com Deficiência (link PDF).

O que fazer depois que me inscrevi?

1º - AGUARDAR A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS

Toda a documentação será analisada por Banca Examinadora, que irá verificar se o candidato atende os requisitos estabelecidos para concorrer à categoria de vaga que selecionou no ato de inscrição.

2º VERIFICAR O RESULTADO PRELIMINAR

Após a análise dos documentos pela Banca Examinadora, será publicado o resultado preliminar, em data estabelecida no cronograma do vestibular. O candidato considerado INAPTO no resultado preliminar poderá interpor recurso, no prazo de até 2 (dois) dias úteis após sua publicação. O motivo do indeferimento estará disponível para consulta na área do candidato.

VERIFICAR O RESULTADO FINAL

Após analisados os recursos, será publicado o resultado final, em data estabelecida no cronograma do vestibular. O candidato com pedido deferido, terá sua inscrição efetivada para a categoria selecionada. O candidato com pedido indeferido, terá sua inscrição efetivada na modalidade de Ampla Concorrência.

4º REALIZAR AS PROVAS

Realizar as provas de Habilidades Especificas, caso tenha inscrito para os cursos de Música e/ou a Prova de Conhecimentos Gerais, nas datas estabelecidas no cronograma do Vestibular.

5º APRESENTAR-SE À BANCA DE HETEROIDENTIFICAÇÃO

O candidato da CATEGORIA I classificado será convocado para se apresentar à Banca de Heteroidentificação, em data estabelecida no cronograma do vestibular, nos termos da Resolução CONUN/UEMG 475 de 1º de dezembro de 2020.

6º VERIFICAR O RESULTADO PROVISÓRIO

Após o Procedimento presencial de Heteroidentificação, será publicado o resultado provisório, em data estabelecida no cronograma do vestibular. O candidato considerado INAPTO no resultado provisório poderá interpor recurso, no prazo de até 2 (dois) dias úteis após sua publicação. O motivo do indeferimento estará disponível para consulta na área do candidato.

VERIFICAR O RESULTADO FINAL

Após analisados os recursos, será publicado o resultado final, em data estabelecida no cronograma do vestibular. O candidato com pedido deferido terá sua matricula confirmada para a Categoria I. O candidato com pedido indeferido será reclassificado automaticamente na modalidade de ampla concorrência.

logo fcontraste

ATENDIMENTO DO CANDIDATO

E-mail: candidato@institutoaocp.org.br

bottom 2 logo

Please publish modules in offcanvas position.