O Vestibular UEMG EaD 2024 acontecerá em apenas uma etapa, com caráter classificatório e eliminatório, por meio da análise do histórico escolar do ensino médio.
Como será a seleção dos candidatos?
A seleção dos candidatos acontecerá mediante Avaliação Curricular do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, por meio de análise do Histórico Escolar de cada candidato.
Então, fiquem atentos ao anexar esse documento, pois a nota a ser considerada para classificação dos candidatos inscritos, será calculada a partir das informações constantes no Histórico Escolar apresentado no ato da inscrição.
Documentos Obrigatórios para Inscrição
Para participar do Vestibular UEMG EaD 2024 todos os candidatos devem anexar a seguinte documentação para fins de avaliação da nota final:
I - CPF;
II - RG;
III - Histórico Escolar ou Prova de conclusão do Ensino Médio ou estudo equivalente, contendo as notas de Língua Portuguesa e Matemática referentes a cada ano do Ensino Médio
a) Nos casos em que a escala de avaliação apresentada no Histórico Escolar seja diferente de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, o candidato deve enviar documento emitido pela instituição de ensino onde cursou o Ensino Médio informando a equivalência entre as referidas escalas, conforme item 9 deste Edital. Para candidatos que apresentarem histórico escolar do ENCEJA, não é necessário apresentar o documento de equivalência das escalas.
Como será calculada a nota final?
A sua nota final será calculada a partir das médias das notas obtidas nos três anos do ensino médio, em duas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática.
Veja como será a fórmula usada: A nota a ser considerada para classificação dos candidatos inscritos no Vestibular UEMG EaD 2024, será calculada a partir das informações constantes no Histórico Escolar apresentado no ato da inscrição, utilizando a seguinte fórmula:
Média Final (MF) = Nota Média de Língua Portuguesa (MLP) + Nota Média de Matemática (MM) ÷ 2, sendo:
a) Nota Média de Língua Portuguesa (MLP) = Nota de Língua Portuguesa do Primeiro Ano (NLP1) + Nota de Língua Portuguesa do Segundo Ano (NLP2) + Nota de Língua Portuguesa do Terceiro Ano (NLP3) ÷ 3
b) Nota Média de Matemática (MM) = Nota de Matemática do Primeiro Ano (NM1) + Nota de Matemática do Segundo Ano (NM2) + Nota de Matemática do Terceiro Ano (NM3) ÷ 3
FÓRMULA DO CÁLCULO - MÉDIA FINAL
Fiquem atentos/as para o fato de que no histórico devem ser apresentadas notas numeradas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.
Orientações para candidatos com históricos do ensino médio com notas fora do padrão de 0 a 100:
Se na instituição de ensino onde você cursou o Ensino Médio ou equivalente informar suas notas de outra forma, você deverá solicitar à instituição a equivalência entre as duas escalas, em documento oficial da escola, de acordo a fórmula a seguir: Nota a ser inserida = (nota da disciplina no histórico x 100 ) / maior nota da escala do histórico.
FÓRMULA DE EQUIVALÊNCIA - NOTAS NUMÉRICAS
Nos casos em que o Histórico Escolar apresente avaliação por conceito, será utilizada a seguinte tabela de equivalência entre o conceito e a nota numérica:
TABELA DE EQUIVALÊNCIA - CONCEITO PARA NOTA NUMÉRICA
Orientações para candidatos que concluíram o Ensino Médio através do ENCCEJA:
Os candidatos que concluíram o Ensino Médio através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA e possuem certificado deste programa, o Ministério da Educação estabelece entre os critérios de avaliação deste exame, que a pontuação máxima a ser obtida é de 200 pontos e desvio padrão de 20 pontos.
Sendo assim, a pontuação máxima a ser considerada neste edital é de 180 pontos para as disciplinas ou áreas de conhecimento.
Nestes casos, a Comissão Avaliadora aplicará a fórmula a seguir: Nota a ser inserida = (nota da área de conhecimento x 100) / nota máxima ENCCEJA (180 pontos).
TABELA DE EQUIVALÊNCIA - ENCCEJA
Orientações para candidatos com apenas uma ou duas notas em português ou matemática no histórico escolar do Ensino Médio:
No caso de o candidato possuir somente duas notas do Ensino Médio ou equivalente em seu Histórico Escolar, no campo da terceira nota, deve-se repetir a maior das duas notas do Ensino Médio nas duas disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática.
No caso do aluno possuir apenas uma nota do Ensino Médio ou equivalente, nos campos da segunda e terceira nota, deve-se repetir a nota única do Ensino Médio.
Se o curso do Ensino Médio tiver mais de três séries, devem ser registradas apenas as notas referentes às três séries iniciais.
Vejam todas as informações detalhadas no Item 9 do Edital.
Critérios para desempate na classificação:
Em caso de empate entre os candidatos serão adotados para desempate os seguintes critérios, sucessivamente:
I - Candidato que comprovar ter renda familiar inferior a dez salários mínimos, ou ao de menor renda familiar, quando mais de um candidato preencher o critério inicial, conforme a Lei Federal nº 13.184, de 4 de novembro de 2015, conforme segue:
a) A comprovação de renda familiar será solicitada via e-mail, pela PROGRAD e deverá ser enviada para o endereço de email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., por meio dos documentos comprobatórios dispostos nos itens 3 e 4 do Anexo III deste Edital, no prazo de 17/01/2024 a 23/01/2024;
b) A solicitação de documentos comprobatórios será feita apenas para aqueles candidatos que não tiverem disponibilizado, no ato da inscrição, os documentos de que tratam os itens 3 e 4 do Anexo III deste Edital.
c) Na situação de apenas um dos candidatos empatados apresentar a documentação solicitada e estando sua renda familiar comprovada nos termos do subitem 13.2.1, este terá prioridade na classificação.
II - Candidato com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos de idade, conforme preconizado no art.27, parágrafo único, da Lei Federal nº10.741/2023;
III - O candidato com maior média em Português;
V - O candidato com maior nota em Matemática.
Divulgação dos resultados
O Resultado Preliminar de Classificação será divulgado no dia 26 de agosto de 2024, na página eletrônica da UEMG (vestibular.uemg.br/ead2024), por meio de lista com nomes e notas dos candidatos e utilizará a seguinte nomenclatura:
a) CLASSIFICADO — refere-se ao candidato que obteve somatório de pontos suficiente para incluí-lo no limite das vagas disponíveis no curso, no turno e no polo para os quais se inscreveu;
b) EXCEDENTE — refere-se ao candidato que não obteve somatório de pontos suficiente para incluí-lo nas vagas disponíveis no curso, no turno e no polo para os quais se inscreveu;
c) DESCLASSIFICADO — refere-se ao candidato que não apresentou os documentos obrigatórios, conforme item 6 deste Edital.
O candidato EXCEDENTE poderá integrar a lista de segunda chamada ou de chamadas subsequentes, de acordo com os critérios e as condições estabelecidos neste Edital.
Convocação para vagas remanescentes
As vagas não preenchidas em um ou mais polos de apoio presencial poderão ser remanejadas proporcionalmente entre os demais polos, utilizando-se como critério para convocação de candidatos a ordem decrescente de pontos obtidos na classificação final do processo seletivo por polo.
Nos casos em que não for possível distribuir o quantitativo de vagas excedentes de forma proporcional, as vagas remanescentes serão distribuídas entre os polos respeitando a classificação geral dos candidatos.