Vestibular UEMG

Programa de Inclusão Regional

O programa de Inclusão Regional foi estabelecido pelo Conselho Universitário, com o objetivo de estimular o acesso à Universidade do Estado de Minas Gerais pelos candidatos que residem no estado de Minas Gerais e como forma de contribuir com o desenvolvimento regional.

Quem pode participar?

Candidatos que residem no estado de Minas Gerais e cursaram os três anos do Ensino Médio em instituições de ensino públicas das redes estadual, municipal e federal sediadas no Estado de Minas Gerais.

Como são distribuídas as vagas?

Conforme disposto na Resolução CONUN/UEMG nº 524, de 11 de novembro de 2021, 20% (vinte por cento) das vagas na Universidade serão direcionadas para a inclusão regional.

Como posso participar?

Para participar o candidato deverá selecionar, no ato de inscrição no Vestibular, a modalidade de Inclusão Regional, e anexar a documentação que comprove ser residente no estado de Minas Gerais e que cursou integralmente o Ensino Médio em instituições de ensino públicas das redes estadual, municipal e federal sediadas no Estado de Minas Gerais.

Qual a documentação necessária?

O candidato que optar pela Inclusão Regional, deverá anexar cópia digitalizada dos seguintes documentos:

I- Para comprovar que reside no estado de Minas Gerais:

1. a) Comprovante de endereço em nome do candidato, acompanhado de seu RG e CPF; OU
  2. b) Comprovante de endereço em nome do responsável legal, pais, filhos, cônjuge ou companheiro(a), acompanhado de documento que comprove o parentesco com o candidato (RG, Certidão de Nascimento, documento oficial de guarda ou adoção de menor) ou o estado civil do candidato (certidão de casamento ou união estável, entre outros).

Documentos válidos para comprovar endereço residencial: Contas de água, luz, gás, TV, internet, telefone fixo e celular; Contrato ou recibo de aluguel em vigor; Escritura ou certidão de ônus do imóvel; Declaração recente de Imposto de Renda; Carnês do IPTU e IPVA; Contracheque emitido por órgão público; Demonstrativos do INSS; Fatura de cartão de crédito; Nota fiscal; Boletos e carnê de loja; Boleto bancário de mensalidade escolar, plano de saúde, condomínio ou financiamento habitacional; Comprovante de matrícula em instituição de ensino regular; Título de eleitor; Carteirinha de matrícula da UBS.

II- Para comprovar que estudou integralmente o Ensino Médio em escolas públicas estaduais ou municipais do estado de Minas Gerais:

a) Histórico Escolar, caso este documento contenha expressamente o(s) município(s) da(s) escola(s) em que o candidato cursou o Ensino Médio OU

b) Declaração(ões) da(s) Instituição(ões) de Ensino em que o candidato cursou o Ensino Médio ou está concluindo o Ensino Médio, na(s) qual(is) conste(m) o(s) município(s) da(s) referida(s) Instituição(ões), conforme modelo (link PDF).

O que fazer depois que me inscrevi?

1º - AGUARDAR A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS

Toda a documentação será analisada por Banca Examinadora, que irá verificar se o candidato atende os requisitos estabelecidos para concorrer na modalidade de Inclusão Regional.

2º - VERIFICAR O RESULTADO PRELIMINAR

Após a análise dos documentos pela Baca Examinadora será publicado o resultado preliminar, em data estabelecida no cronograma do vestibular. O candidato considerado INAPTO no resultado preliminar poderá interpor recurso, no prazo de até 2 (dois) dias úteis após sua publicação. O motivo do indeferimento estará disponível para consulta na área do candidato.

VERIFICAR O RESULTADO FINAL

Após analisados os recursos, será publicado o resultado final, em data estabelecida no cronograma do vestibular. O candidato com pedido deferido terá sua inscrição efetivada para modalidade de Inclusão Regional. O candidato com pedido indeferido terá sua inscrição efetivada na modalidade de Ampla Concorrência.

4º REALIZAR AS PROVAS

Realizar as provas de Habilidades Específicas, caso tenha inscrito para os cursos de Música e/ou a Prova de Conhecimentos Gerais, nas datas estabelecidas no cronograma do Vestibular e acompanhar a publicação do Resultado de Classificação.

logo fcontraste

ATENDIMENTO DO CANDIDATO