DICAS PARA OS CANDIDATOS

Verifique com antecedência o seu local de prova

Planeje sua rota, o meio de transporte necessário e o tempo gasto com o deslocamento. Estar com a mente tranquila no dia da prova ajuda a manter o foco no que realmente importa.

 

Fique atento à previsão do tempo

Pode parecer bobagem, mas o clima pode interferir no seu desempenho, na hora da prova. O frio excessivo pode fazer você desperdiçar energia, enquanto o calor em excesso fará você "derreter", contribuindo para a perda do foco. Estar atento à previsão do tempo e usar roupas adequadas é fundamental para a realização de uma boa prova.

 

Lembre-se do que deve levar

Na véspera, separe tudo o que você precisará levar. O candidato deverá levar o Comprovante Definitivo de Inscrição e um documento de identificação com foto, original e atualizado.

Para a Prova de Habilidades Especificas de Música, o candidato deverá levar seu próprio instrumento, exceto no caso do piano, que será fornecido pela UEMG, e cópias das obras que irá executar.

Para a Prova de Conhecimentos Gerais, o candidato deverá levar caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

Para atendimento às medidas de biossegurança contra o contágio e disseminação da Covid-19, será obrigatório também:

  • o uso de máscara facial individual, de responsabilidade do candidato, durante todo o período de realização da prova e em todas as áreas da instituição;
  • o uso de álcool em gel, que será disponibilizado no local de prova, em áreas comuns, principalmente sanitários;
  • respeitar o distanciamento social entre pessoas, conforme sinalizações visuais e orientação da equipe de aplicação.

 

Confira também o que NÃO levar

O candidato não deverá levar livros e artigos científicos, calculadora de qualquer tipo (inclusive em relógio), aparelhos celulares ou similares, aparelhos de rádio transmissão ou similares, notebook, gravador e anotações. Também não será permitido o uso de óculos de sol, bonés, chapéus, gorros, lenços ou similares, protetor auricular, relógio, arma de fogo ou objetos similares, mesmo que possua o respectivo porte.

Caso o candidato esteja acompanhado de algum familiar, recomendamos que o acompanhante fique com seus objetos, pois não haverá serviço de guarda-volumes nos locais das provas, estando a coordenação local do Vestibular isentas de responsabilidade por perdas ou extravios de objetos.

 

Atenção com a alimentação

Não deixe de se alimentar antes da realização das provas. Por orientação das autoridades sanitárias, em atendimento aos protocolos de biossegurança contra o contágio e disseminação da Covid-19, é vedado o consumo de alimentos na sala de aplicação de prova. Em casos excepcionais, quando comprovada a extrema necessidade será disponibilizado um espaço adequado e monitorado para que o candidato possa se alimentar.

 

Use o tempo a seu favor

Use todo o tempo disponibilizado para a realização da prova. Se você terminar antes do previsto, aproveite o tempo para fazer uma revisão nas questões, antes de preencher a folha de respostas.

 

Uma coisa de cada vez

Ao iniciar a prova, comece pelas questões que você possui maior domínio. Isso irá te ajudar a ganhar tempo, reduzir a ansiedade e aumentar sua autoestima. Uma vez resolvidas as questões do seu domínio, concentre suas energias nas mais simples, independente do assunto. Faça uma marcação nas questões mais complexas para retomá-las após você ter resolvido todas as outras.

 

O fiscal é seu amigo

Fique atento aos eventuais avisos orais e escritos comunicados durante a prova, eles são muito importantes e te ajudarão a organizar o tempo. Sempre que precisar levantar-se para ir ao banheiro ou entregar a prova, peça a autorização ao fiscal antes de sair da carteira e informe a ele, caso haja algum motivo razoável que esteja atrapalhando a realização da prova. 

 

Atenção ao preencher a folha de respostas

A Folha de Respostas deve ser preenchida antes do término do horário estabelecido para a realização da prova. Portanto, é fundamental que você reserve o tempo que julgue necessário para preencher, com tranquilidade, a sua Folha de Respostas e entregá-la antes do anúncio de final da prova. E lembre-se de preencher a Folha de Respostas com caneta esferográfica azul ou preta.

 

Ao final da prova

Não se esqueça de entregar a Folha de Respostas ao Fiscal. Ela será o único documento usado para a correção de sua prova. Evite fazer barulho ao guardar seus objetos e conversar nos corredores enquanto deixa o local de prova.

Ao deixar o local de prova, o candidato poderá levar somente o rascunho do gabarito.

 

logo fcontraste

 

 

ATENDIMENTO DO CANDIDATO

E-mail: candidato@institutoaocp.org.br

Telefone: 0800 603 4200
                     44 3013 4900

 

 

 

bottom 2 logo

Please publish modules in offcanvas position.