Noticias

capa noticia 1A Universidade do Estado de Minas Gerais divulgou a 1ª Convocação para o Procedimento de Heteroidentificação, que visa a assegurar o cumprimento dos requisitos necessários para a ocupação, pelos candidatos aprovados, das vagas reservadas para a Categoria I do Procan (Negro - Baixa Renda - Escola Pública).

Os candidatos listados deverão comparecer junto à Comissão Local de Heteroidentificação relacionada ao seu curso, exclusivamente na data e local informados no documento publicado.

As informações pertinentes ao Procedimento podem ser consultadas no Edital do Vestibular UEMG 2024, observando-se suas respectivas retificações e complementações disponibilizadas na Área de Publicações. Confira a seguir o Cronograma relacionado:

 

cronograma vest heteroidentificacao

foto noticia 30 1 24

A Reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, faz saber aos interessados a publicação da retificação da 1ª Lista de Espera do Vestibular UEMG 2024.

Para a efetivação da pré-matrícula on-line, a ser realizada de 12/03/2024 a 18/03/2024, os candidatos classificados e suplentes na 1ª Lista de Espera devem acessar o link https://uemg.lyceum.com.br/aluno/#/login e seguir o passo a passo da Orientação de Matrícula disponibilizada no site do Vestibular UEMG 2024.

Dúvidas em relação à matrícula devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique aquie consulte o documento.

inscricoes

No próximo domingo, dia 17 de dezembro de 2023, ocorrerão as Provas de Conhecimentos Gerais do Vestibular UEMG 2024. Realizadas em todas as cidades que abrigam unidades da UEMG, incluindo Guanhães, as provas têm natureza classificatória e eliminatória, compreendendo 48 questões de múltipla escolha. Estas abordarão conteúdos do núcleo comum do Ensino Médio, como Física, Matemática, História, Química, Biologia, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), acompanhadas por uma redação, de até 30 linhas.

Os candidatos terão quatro horas para a realização das provas (das 14h às 18h), incluindo o tempo destinado à redação e ao preenchimento do Caderno de Respostas.

O local específico da prova está indicado no Cartão do candidato, acessível na Área do Candidato.

Locais de prova:

CIDADE ESCOLA/UNIDADE ENDEREÇO  

ABAETÉ

 UEMG - UNIDADE ABAETÉ

RUA JOÃO GONÇALVES - 197 - AMAZONAS

 

BARBACENA

E.E. HENRIQUE DINIZ

PRAÇA ALBERTO DINIZ - 95 - BOA VISTA

 

BELO HORIZONTE

UNIVERSIDADE FUMEC - CAMPUS CRUZEIRO

RUA DO COBRE - 200 - CRUZEIRO

 
 
 
 

CAMPANHA

ESCOLA ESTADUAL VITAL BRASIL

RUA JOÃO BRESSANE - 220 - CENTRO

 

CARANGOLA

UEMG - UNIDADE CARANGOLA

PRAÇA DOS ESTUDANTES - 23 - SANTA EMÍLIA

 

CLÁUDIO

E. E. QUINTO ALVES TOLENTINO

RUA CURITIBA - 280 - CENTRO

 

DIAMANTINA

E.E. MARIA AUGUSTA CALDEIRA BRANT

RUA ENOLOGIA - 303 - BELA VISTA

 

E.E. JÚLIA KUBITSCHEK

RUA JOGO DA BOLA - 120 - CENTRO

 

E.E. PROFª ISABEL MOTTA

R. ELVIRA RAMOS COUTO - 319 - BOM JESUS

 

E.E. JOQUIM FELÍCIO DOS SANTOS

RUA NAZARÉ - 319 - LARGO DOM JOÃO

 

DIVINÓPOLIS

UEMG - UNIDADE DIVINÓPOLIS

AV. PARANÁ - 3001 - JARDIM BELVEDERE II/SÃO JOSÉ

 
 

E.E. JOAQUIM NABUCO

AV. 1º DE JUNHO, 570 - CENTRO

 

FRUTAL

UEMG - UNIDADE FRUTAL

AV. ESCÓCIA - 1001 - CIDADE DAS ÁGUAS

 

GUANHÃES

E.E ODILON BEHRENS

PRAÇA BENEDITO PEREIRA - 263 - CENTRO

 

IBIRITÉ

ESSA - ESCOLA SANDOVAL SOARES DE AZEVEDO

AVENIDA SÃO PAULO - 3996 - VILA ROSÁRIO

 

ITUIUTABA

UEMG - UNIDADE ITUIUTABA

AV. VEREADOR GERALDO MOISÉS DA SILVA - S/N° - UNIVERSITÁRIO

 

E.E. GOVERNADOR ISRAEL PINHEIRO

AV. GERALDO ALVES TAVARES - 1338 - UNIVERSITÁRIO

 

JOÃO MONLEVADE

UEMG - CAMPUS BAÚ

AVENIDA BRASILIA, 1304 - BAÚ

 

UEMG - CAMPUS SANTA BÁRBARA

AVENIDA GETULIO VARGAS, 6550 - SANTA BÁRBARA

 

LEOPOLDINA

E.E. PROFESSOR BOTELHO REIS

PRAÇA PROFESSOR BOTELHO REIS - 178 - CENTRO

 

PASSOS

UEMG - PRÉDIO PRINCIPAL - BLOCO 01

AVENIDA JUCA STOCKLER - 1130 - BELO HORIZONTE

 

UEMG - BLOCO 5A - CIRE

RUA COLORADO - 700 - SÃO FRANCISCO

 

UEMG - BLOCO 5B - CIRE

 

ESCOLA ESTADUAL NAZLE JABUR

TRAVESSA RIO TIETÊ - 51 - JARDIM HARMONIA

 

POÇOS DE CALDAS

UEMG - UNIDADE POÇOS DE CALDAS

R. PADRE CLETUS FRANCIS COX - 300 - COUTRY CLUB

 

E.E. Profº ARLINDO PEREIRA - POLIVALENTE

R. PADRE CLETUS FRANCIS COX - 400 - COUTRY CLUB

 

UBÁ

E E Dr. JOSÉ JANUÁRIO CARNEIRO

R. SEBASTIÃO R. CASTRO - S/Nº - ELDORADO

 

 

As provas iniciarão às 14h00, com o fechamento dos portões, impreterivelmente, 30 minutos antes do início. O edital do Vestibular contém informações sobre o que é permitido ou não no dia das Provas de Conhecimentos Gerais.

O gabarito estará disponível em até 48 horas após o término das provas. Os candidatos terão os dias 19 e 20 de dezembro para contestar o gabarito, utilizando exclusivamente o formulário disponível na Área do Candidato durante o período mencionado. Para demais datas do Vestibular, consulte a aba "CRONOGRAMA".

As demais datas do Vestibular, podem ser consultadas na aba . 

Sem Título 3

A Reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, faz saber aos interessados a publicação da 1ª Lista de Espera do Vestibular UEMG 2024.

Para a efetivação da pré-matrícula on-line, a ser realizada de 12/03/2024 a 18/03/2024, os candidatos classificados e suplentes na 1ª Lista de Espera devem acessar o link https://uemg.lyceum.com.br/aluno/#/login e seguir o passo a passo da Orientação de Matrícula disponibilizada no site do Vestibular UEMG 2024.

Dúvidas em relação à matrícula devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique aqui e consulte o documento.

capa noticia 1  Foram divulgadas as orientações para matrícula dos candidatos aprovados na 1ª chamada do Vestibular UEMG 2024.

Confira o cronograma dessa etapa:

  • Pré-matrícula: 26 a 28/02/2024
  • Confirmação de matrícula pelas secretarias: 29/02/2024

O documento, que pode ser acessado no botão a seguir, explica os quatro passos para concluir a pré-matrícula e acompanhar a convocação.

ÁREA DE PUBLICAÇÕES

 

capa noticia 2 1Termina na próxima terça-feira, dia 28 de novembro de 2023, as inscrições para o vestibular UEMG 2024 para as vagas da ampla concorrência válidas para todos os cursos de graduação.

O valor da taxa de inscrição é de R$80,00 (oitenta reais). Este pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado nos bancos credenciados, descritos no próprio DAE, até a data-limite de 29/11/2023, observado o horário de atendimento bancário desse dia. 

Para realizar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que será disponibilizado por meio de um link específico na ÁREA DO CANDIDATO, após a conclusão do preenchimento do Formulário de Inscrição do Vestibular UEMG 2024.

Não serão aceitas inscrições pagas em cheque que venha a ser devolvido por qualquer motivo, nem aquelas pagas por quaisquer transações financeiras que não sejam concretizadas. Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição.

A inscrição será efetivada somente após o pagamento da taxa, EXCETO para os candidatos considerados ISENTOS do seu pagamento. Os candidatos considerados NÃO ISENTO deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição conforme orientações e prazos descritos nos itens 4.2 e 4.3 do Edital.

Divulgação Mat 312x214Candidatos interessados em concorrer a uma das 3,3 mil vagas reservadas para o Programa de Cotas da UEMG (Procan), para o Programa de Inclusão Regional, ou que desejam solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição do vestibular, têm até a próxima segunda-feira (13/11) para concluir o processo de inscrição.

A UEMG reserva 50% do total de vagas ofertadas anualmente para o Programa de Cotas (Procan), sendo que dentro deste, há seis categorias: Pessoas negras (1250 vagas), população quilombola (166 vagas), indígenas (166 vagas), ciganos (162 vagas), estudante ou egresso de escola pública (945 vagas) e pessoa com deficiência (319 vagas).

Candidatos residentes em Minas Gerais, que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas sediadas no estado, podem concorrer a uma das 319 cagas reservadas ao Programa de Inclusão Regional.

Neste ano, o valor da taxa de inscrição é de R$ 80, no entanto, pessoas de baixa renda, ou que estuda ou tenha cursado todo o ensino médio em escola pública, pode solicitar a isenção do valor da taxa. O prazo também se encerra no próximo dia 13.

Para conhecer os critérios de enquadramento e documentos necessários para concorrer para cada categoria, consulte o edital do Vestibular UEMG 2024, disponível no site da universidade.

As provas serão realizadas no dia 17 de dezembro, em 17 municípios. Serão 48 questões objetivas sobre os conteúdos das disciplinas correntes do Ensino Médio e uma questão de redação. A empresa MS Concursos será responsável pela operacionalização de todo o processo seletivo.

Cronograma resumido

Data

Evento

13/11/2023

Último dia de inscrições para PROCAN, Inclusão Regional e pedidos de isenção de taxa de inscrição

28/11/2023

Último dia de inscrições para ampla concorrência

17/12/2023

Provas de Conhecimentos Gerais

03/02/2024 e 04/02/2024

Provas de Habilidades Específicas (somente para cursos da Escola de Música)

08/02/2024

Resultado de Classificação Final

11/03/2024

Início das aulas (previsão)

* Principais datas. Cronograma oficial e completo está disponível em www.vestibular.uemg.br

 

Sobre a UEMG

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é uma instituição pública presente em 19 municípios mineiros. Tem sede na capital do estado e conta com Unidades Acadêmicas em mais 15 cidades. Sua comunidade é formada por mais de 23 mil pessoas, dentre estudantes, docentes e servidores administrativos.

Além do vestibular próprio, oferta vagas também por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Presente em 19 cidades

Belo Horizonte, Abaeté, Araguari, Barbacena, Campanha, Carangola, Cataguases, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas, Ubá.

54 Cursos de Graduação

Administração · Artes Plásticas · Artes Visuais · Biomedicina · Ciências Biológicas · Ciências Contábeis · Ciências Sociais · Publicidade e Propaganda · Design · Design de Ambientes · Design Gráfico · Design de Moda · Design de Produto · Direito · Educação Física · Enfermagem · Engenharia Agronômica · Engenharia Ambiental · Engenharia Ambiental e Sanitária · Engenharia Civil · Engenharia da Computação · Engenharia de Alimentos · Engenharia de Minas · Engenharia de Produção · Engenharia Elétrica · Engenharia Mecânica · Engenharia Metalúrgica · Física · Fisioterapia · Geografia · História · Jornalismo · Letras Português · Letras Português e Inglês · Matemática Medicina · Música Educação Musical Escolar · Música Instrumento e Canto · Música Instrumento, Canto e Regência Coral · Nutrição · Pedagogia · Psicologia · Química · Serviço Social · Sistema da Informação · Tecnologia em Gestão do Agronegócio · Tecnologia em Cinema e Animação · Tecnologia em Estética e Cosmética · Tecnologia em Gestão Ambiental · Tecnologia em Gestão Comercial · Tecnologia em Gestão Pública · Tecnologia em Processos Gerenciais · Tecnologia em Produção Sucroalcooleira · Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

capa noticia 2Nesta quinta-feira (26/10), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitora de Graduação (PROGRAD), publicou a retificação dos anexos II e III do edital do Vestibular 2024. As mudanças se referem ao quadro de vagas e à documentação necessária para inscrições pelo Programa de Reserva de Vagas (Procan).

Clique aqui e tenha acesso à retificação.

As inscrições começam em 30 de outubro e vão até 28 de novembro. São 54 cursos de graduação presencial em 19 municípios do estado.

Sem Título 3

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) abre, na próxima segunda-feira (30/11), as inscrições para o vestibular próprio da instituição com oferta de 4.595 vagas distribuídas em 54 cursos de graduação. O prazo de inscrição no Programa de Reserva de Vagas (Procan) termina em 13 de novembro. O sistema de cotas da UEMG contempla pessoas negras, população quilombola, cigana e indígena, além de pessoas egressas de escola pública ou pessoa com deficiência. Há ainda uma categoria específica voltada para a Inclusão Regional.

A taxa de inscrição é de R$ 80, mas há isenção para candidatos de baixa renda ou estudantes/egressos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas. O prazo para solicitar isenção é o mesmo estabelecido na inscrição do Procan.

Para conhecer os critérios de enquadramento e documentos necessários para concorrer para cada categoria, consulte o edital do Vestibular UEMG 2024, disponível no site da universidade.

 

As provas serão realizadas no dia 17 de dezembro, em 17 municípios onde a UEMG está presente. Serão 48 questões objetivas sobre os conteúdos das disciplinas correntes do Ensino Médio e uma questão de redação. A empresa MS Concursos será responsável pela operacionalização de todo o processo seletivo.

 DATA  EVENTO
30/10/2023  Início das inscrições
13/11/2023  Último dia de inscrições para PROCAN, Inclusão Regional e pedidos de isenção de taxa  de inscrição
28/11/2023  Último dia de inscrições para ampla concorrência
17/12/2023  Provas de Conhecimentos Gerais
03/02/2024 e 04/02/2024  Provas de Habilidades Específicas (somente para cursos da Escola de Música)
08/02/2024  Resultado de Classificação Final
11/03/2024  Início das aulas (previsão)Início das aulas (previsão)

Principais datas. Cronograma oficial e completo está disponível em www.vestibular.uemg.br

Sobre a UEMG

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é uma instituição pública presente em 19 municípios mineiros. Tem sede na capital do estado e conta com Unidades Acadêmicas em mais 15 cidades. Sua comunidade é formada por mais de 23 mil pessoas, dentre estudantes, docentes e servidores administrativos.

Além do vestibular próprio, oferta vagas também por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Presente em 19 cidades

Abaeté, Araguari, Belo Horizonte, Barbacena, Campanha, Carangola, Cataguases, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas, Ubá.

54 Cursos de Graduação

Administração · Artes Plásticas · Artes Visuais · Biomedicina · Ciências Biológicas · Ciências Contábeis · Ciências Sociais · Publicidade e Propaganda · Design · Design de Ambientes · Design Gráfico · Design de Moda · Design de Produto · Direito · Educação Física · Enfermagem · Engenharia Agronômica · Engenharia Ambiental · Engenharia Ambiental e Sanitária · Engenharia Civil · Engenharia da Computação · Engenharia de Alimentos · Engenharia de Minas · Engenharia de Produção ·Engenharia Elétrica · Engenharia Mecânica · Engenharia Metalúrgica · Física · Fisioterapia · Geografia · História · Jornalismo · Letras Português · Letras Português e Inglês · Matemática Medicina · Música Educação Musical Escolar · Música Instrumento e Canto · Música Instrumento, Canto e Regência Coral · Nutrição · Pedagogia · Psicologia · Química Serviço Social · Sistema da Informação · Tecnologia em Gestão do Agronegócio · Tecnologia em Cinema e Animação · Tecnologia em Estética e Cosmética · Tecnologia em Gestão Ambiental · Tecnologia em Gestão Comercial · Tecnologia em Gestão Pública · Tecnologia em Processos Gerenciais · Tecnologia em Produção Sucroalcooleira · Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

provas ituiutabaCandidato(a), no período de 17/01 a 23/01/2024, estará disponível, na área do candidato (www.msconcursos.com.br), campo para envio dos documentos de comprovação de renda familiar para aplicação do critério de desempate na pontuação final, conforme previsto no item 13.1 do Edital.

Atenção: A documentação exigida para comprovação da renda familiar está listada no anexo III do edital de abertura e deve ser enviada em arquivo único, de até 2MB.

Confira, também, o cronograma RETIFICADO, publicado em 17/01/2024.

Site Vestibular 01

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, no dia 25 de outubro de 2023, o edital do Vestibular UEMG 2024, que regulamenta todos os procedimentos do processo seletivo de novas turmas para os cursos de graduação presenciais da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Nesse documento, e em seus anexos, será possível encontrar informações sobre as inscrições, as modalidades de concorrência, cronograma, programas das provas, entre outras informações essenciais.

As inscrições serão abertas no dia 30 de outubro para todas as categorias (ampla concorrência, reserva de vagas e inclusão regional).

O Vestibular UEMG 2024 será organizado pela empresa MSConcursos, vencedora da licitação, que poderá ser contatada pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 0800 299 32 32 (custo de ligação local, com atendimento de segunda a sexta de 9h30min às 12h30min e das 14h30 min às 18h30min).

ACESSE AGORA

capa noticia 2Enquanto aguardam a publicação do edital, que poderá ocorrer nos próximos dias, os candidatos que desejam concorrer a vagas pela Reserva de Vagas (cotas) ou pelo Programa de Inclusão Regional já podem ter acesso aos Anexos e Formulários que deverão preencher para encaminhar no ato da inscrição.

Acompanhe: