A Universidade do Estado de Minas Gerais publicou, nesta quarta-feira (2/4), por meio da Pró-Reitoria de Graduação, a convocação da segunda lista de espera do Vestibular UEMG 2025.
Clique aqui e consulte.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou, nesta segunda-feira (9/6), o resultado provisório da terceira convocação do procedimento de heteroidentificação do Vestibular 2025.
Clique aqui e consulte.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou, nesta quinta-feira (22/5), o resultado final da segunda convocação do procedimento de heteroidentificação do Vestibular 2025.
Clique aqui e consulte.
Os candidatos aos cursos de graduação oferecidos pela Escola de Música da UEMG em Belo Horizonte realizarão no próximo final de semana (dias 22 e 23/02) as Provas de Habilidades Específicas, de caráter eliminatório e classificatório. Essa etapa é exclusiva para os candidatos aos cursos de Bacharelado em instrumento, canto ou regência coral; Licenciatura em instrumento ou canto e licenciatura em Educação Musical Escolar.
Para acesso ao local de provas, o candidato poderá consultar, na Área do Candidato, o Cartão de Provas, que deverá ser obrigatoriamente apresentado com um documento de identificação com foto.
As datas de realização das Provas de Habilidades Específicas seguem as datas dispostas no Edital:
Os portões serão fechados, impreterivelmente, dez minutos antes do início das provas, portanto, recomenda-se ao candidato que chegue ao local das provas com antecedência mínima de 1 (uma) hora prevista para o seu início.
Para a Prova Prática, os candidatos são responsáveis por trazer seus instrumentos musicais, com exceção do piano, que será fornecido no local de prova e também pelas cópias das obras que irá executar.
Os candidatos considerados NÃO HABILITADOS na Prova de Habilidades Específicas dos cursos de Música serão considerados DESCLASSIFICADOS no Resultado de Classificação Final.
A publicação do Resultado Preliminar da Prova de Habilidades Específicas de Música ocorrerá no dia 24/02/2025.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou, nesta sexta-feira (16/5), o resultado provisório da segunda convocação do procedimento de heteroidentificação do Vestibular 2025.
Clique aqui e consulte.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulgou, nesta terça-feira (11/02), o resultado preliminar de classificação do Vestibular UEMG 2025.
Os candidatos poderão solicitar recurso contra o Resultado Preliminar de Classificação do Vestibular nos dias 12/02 e 13/02.
Clique aqui e consulte o documento.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou, nesta terça-feira (13/5), a segunda convocação do procedimento de heteroidentificação do Vestibular 2025.
Clique aqui e consulte.
O Vestibular UEMG 2025 adota como primeiro critério para desempate a renda familiar. Assim, tem prioridade na ordem de classificação o candidato com renda familiar inferior a 10 salários mínimos, em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96). Caso mais de um candidato atenda a esse critério, a prioridade é daquele com a menor renda.
Os critérios de desempate são aplicados para que seja realizada a classificação dos candidatos, cujo resultado preliminar será publicado em 11/02/2025.
Ontem (30/01/2025), a empresa MSCONCURSOS enviou e-mail aos candidatos que estão em situação de empate solicitando o envio da documentação. Caso você tenha recebido o e-mail e sua renda familiar seja inferior a 10 salários mínimos, acesse sua Área do Candidato e faça o envio da comprovação em até 4 dias úteis (31/01, 03/02, 04/02 e 05/02).
Importante: A solicitação de documentos comprobatórios foi feita apenas para candidatos que não os tenham enviado no momento da inscrição. Consulte a lista de documentos nos itens 3 e 4 do Anexo III do Edital.
Em caso de dúvidas entre em contato com os canais de atendimento do Vestibular: 0800 299 3232 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou, nesta quarta-feira (16/4), o resultado final da primeira convocação do procedimento de heteroidentificação do Vestibular 2025.
Clique aqui e consulte.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulgou, nesta sexta-feira (24/01), o gabarito definitivo das provas de língua estrangeira do Vestibular 2025.
Clique aqui e consulte.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou, nesta sexta-feira (11/4), o resultado provisório da primeira convocação do procedimento de heteroidentificação do Vestibular 2025.
Clique aqui e consulte.
Na tarde do último domingo, 17.567 candidatos ao Vestibular UEMG 2025 abriram seu caderno de provas e se depararam com uma proposta de redação que incentivou uma reflexão sobre um projeto de Lei aprovado no Congresso Nacional brasileiro que limitava os casos de uso de aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares, nos espaços públicos e privados por estudantes da Educação Básica. No dia seguinte à realização das provas, o Presidente da República sancionou o projeto, tornando-o a Lei Federal nº 15.100/2025.
A proposta de redação apresentava dois textos motivadores, cada um contendo entre cinco e seis linhas. O primeiro é de autoria da Agência Senado, contextualizando o projeto de Lei, que teria como "propósito proteger a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, proibindo o uso de dispositivos eletrônicos, como telefones celulares durante as aulas, recreios e os intervalos, com exceções para fins pedagógicos ou em casos de emergência. A utilização desses dispositivos também é permitida para garantir a acessibilidade, inclusão e atender às condições de saúde dos estudantes".
O outro texto, um trecho creditado como pertencente ao Relatório Anual de Educação da Unesco de 2023, apontou a incipiência de leis no mundo para coibir o uso desses aparelhos nos locais de ensino, informando que menos de 25% dos países possuiriam dispositivos legais nesse sentido, destacando a China, que limita em 30% o tempo de uso de equipamentos eletrônicos em recursos educacionais, e Itália e EUA, que proíbem uso de ferramentas ou redes sociais específicas nas escolas.
Com a iminência do Brasil se somar a esse grupo, a questão de redação solicitava que o candidato(a) apontasse, em texto de gênero discursivo e argumentativo, os pontos positivos e negativos dessa iniciativa.
Nas redes sociais e em entrevistas realizadas com os candidatos após a prova, o tema foi elogiado por sua relevância e tempestividade. Andriele dos Santos, de 22 anos, fez a prova em João Monlevade para o curso de Engenharia Metalúrgica: “Achei a prova tranquila e o tema da redação muito interessante, parte do nosso cotidiano”. A candidata ao curso de Direito em Ituiutaba, Liana Tostes, de 59 anos, também aprovou: “Achei a redação tranquila, gostei do tema e acredito ter ido muito bem!”. Já Maria Eduarda Santiago, de 20 anos, que concorre a uma vaga o bacharelado em Educação Física na UEMG de Divinópolis, refletiu como o tema afeta a própria trajetória: "Eu sou mais uma vítima, né? Querendo ou não eu também estava falando sobre mim, o que, de certa forma, me ajudou na hora de escrever. Já era para eu ter entrado para a faculdade, mas o celular me atrapalhou muito”, analisa.
As opiniões dos candidatos encontraram respaldo nas de alguns docentes: "O tema sobre uso de celulares em salas de aula foi muito atual, uma coisa polêmica, muito discutida atualmente e isso é interessante, pois hoje os jovens usam muito e estão habituados”, afirmou o diretor da UEMG Frutal, professor Leandro Pinheiro. Karol Natasha Castanheira, que é vice-diretora da mesma Unidade Acadêmica, concorda que o tema simultaneamente instigou e facilitou os candidatos em suas argumentações: “essa geração está imersa nas tecnologias digitais e pode discutir e argumentar [sobre elas] de uma forma bastante coerente”, pontua.
Com o gabarito já publicado, o resultado preliminar do Vestibular UEMG 2025, que já contará com a nota da redação, será publicado no dia 11/02.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou, nesta terça-feira (8/4), a retificação da convocação da 2ª lista de espera do Vestibular 2025.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulgou, nesta segunda-feira (13/01), o gabarito preliminar da prova de conhecimentos gerais do Vestibular 2025. Além dele, a prova está disponível.
Clique aqui e consulte.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) publicou, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), nesta quinta-feira (3/4), as retificações do cronograma e da convocação da primeira convocação para o procedimento de heteroidentificação do Vestibular 2025.
Clique aqui e consulte.
A Universidade do Estado de Minas Gerais publicou, nesta sexta-feira (10/1), a relação de inscrições homologadas por vaga do Vestibular UEMG 2025.
Clique aqui e consulte.
A Universidade do Estado de Minas Gerais publicou, nesta quarta-feira (2/4), por meio da Pró-Reitoria de Graduação, a convocação da segunda lista de espera do Vestibular UEMG 2025.
Clique aqui e consulte.
Nesta quarta-feira (8/1), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) divulgou, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), os cartões de prova do Vestibular 2025. A prova de conhecimentos gerais será aplicada neste domingo (12/1), e o cartão pode ser acessado através da área do candidato, no site do processo seletivo.
O documento reúne as principais informações relacionadas à prova, como data, horário e local. Todas as cidades que contam com unidades da UEMG vão receber a aplicação das provas. São elas: Abaeté, Araguari, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30; a prova tem início às 14h e se encerr às 18h, com exceção para quem pediu atendimento especial.
A UEMG também publicou a lista de inscrições homologadas do processo seletivo nesta quarta-feira, no site do Vestibular 2025. O número ultrapassa os 24 mil inscritos, superando 2024. Ao todo, são oferecidas 4.811 vagas, para 131 cursos de graduação.
Cursos mais procurados
Neste processo seletivo, os cursos de Medicina, Psicologia e Direito foram os mais procurados pelos candidatos e candidatas. O curso de Medicina é oferecido pela unidade acadêmica de Passos e possui uma formação cuja abordagem é humanista e ética, com o objetivo de preparar profissionais comprometidos com a promoção da saúde integral.
O curso de Psicologia, por sua vez, está presente em Divinópolis, Ituiutaba e na Faculdade de Educação, em Belo Horizonte, e combina teoria e prática para capacitar profissionais na atuação em diversos contextos de cuidado e promoção do bem-estar emocional e social. Já o curso de Direito, ofertado pelas unidades Araguari, Cláudio, Diamantina, Frutal, Guanhães, Ituiutaba e também Passos, prioriza a formação crítica e reflexiva e prepara profissionais para lidar com os desafios contemporâneos do campo jurídico.
A relação completa de cursos oferecidos pelo Vestibular UEMG 2025 está disponível no site do processo seletivo.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou, nesta segunda-feira (31/3), a primeira convocação do procedimento de heteroidentificação do Vestibular 2025.
Clique aqui e consulte.
A Universidade do Estado de Minas Gerais publicou, nesta sexta-feira (3/1), a lista de inscrições do Vestibular UEMG 2025, conforme previsto no cronograma.
Clique aqui e consulte.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou, nesta segunda-feira (24/03), a retificação do cronograma do Vestibular 2025.
Clique aqui e consulte.
Foram retificadas as publicações dos resultados finais referentes à análise documental dos candidatos ao PROCAN e à categoria de Inclusão Regional.
Os novos documentos poderão ser consultados no link abaixo, ou na área de Publicações.
PUBLICAÇÕES |
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou, nesta terça-feira (18/3), a convocação da 1ª lista de espera do Vestibular 2025.
Clique aqui e consulte.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou, nesta quinta-feira (26/12) os resultados finais das análises documentais do Programa de Reserva de Vagas (PROCAN) e da Inclusão Regional.
Clique aqui e acesse os documentos.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou neste sábado (8/3) a segunda retificação do edital e o cronograma retificado.
A atualização altera a data de início das aulas para calouros, que agora está prevista para o dia 24 de março.
Para mais detalhes, clique aqui.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou, nesta quarta-feira (18/12) os resultados preliminares das análises documentais do Programa de Reserva de Vagas (PROCAN) e da Inclusão Regional.
Clique aqui e acesse os documentos.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulgou, nesta sexta-feira (7/3),o requerimento de matrícula e as orientações para a realização da matrícula no Sistema Lyceum.
Clique aqui e consulte.
Se você é candidato ao Vestibular UEMG 2025 e está com dúvidas para se inscrever, além de ter o edital como seu guia, poderá também acessar ao documento com o passo a passo para auxiliar nas principais dúvidas na hora de preencher seus dados.
E caso ainda restem dúvidas, os canais de atendimentos estão disponíveis para apoiá-lo(a):
ACESSE O PASSO A PASSO |
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulgou, nesta sexta-feira (28/02), a retificação do resultado final do Vestibular UEMG 2025.
Clique aqui e consulte o documento.
A Universidade do Estado de Minas Gerais divulgou no dia 22/11/2024 o edital do Vestibular UEMG 2025.
No documento constam todas as informações necessárias para os interessados em concorrer a vagas de graduação para o ano de 2025.
É possível consultar o cronograma, os documentos necessários, cursos e vagas disponíveis, entre outras informações relevantes.
CONSULTE |
A Universidade do Estado de Minas Geras (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulgou, nesta quinta-feira (27/02), o resultado final de classificação do Vestibular UEMG 2025.
O período de pré-matrícula será de 10 a 13 de março de 2025. Em breve, será disponibilizado um arquivo com orientações.
Dúvidas em relação à matrícula devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Clique aqui e consulte o documento.
A Comissão Permanente do Vestibular da UEMG (Copeve) informa aos interessados que a partir da segunda semana de novembro será divulgado nesta página o edital do VESTIBULAR UEMG 2025, contendo todas as informações para participação no processo seletivo, incluindo cursos e vagas disponíveis, documentos exigidos e cronograma das etapas.
Enquanto isso, antecipou duas datas relevantes:
Ainda que essas datas tenham sido divulgadas pela Copeve, poderão sofrer alterações, então é necessário aguardar a publicação do edital para se certificar.
Assim que o documento for oficialmente publicado, esta página será atualizada com todas as informações. Enquanto isso, continue a acompanhar nossos canais oficiais de informação para não perder as novidades!
Ao todo são oferecidas 100 vagas nos três cursos da Escola de Música da UEMG, localizada na capital mineira
Reportagem: Andreza Brito
Os candidatos a uma vaga nos cursos de Música oferecidos pela Escola de Música em Belo Horizonte participaram, no último fim de semana, dias 22 e 23 de fevereiro, da última etapa de provas para alcançar o sonho de ingressar na UEMG. Eles realizaram as Provas de Habilidades Específicas, fase eliminatória e classificatória do exame, destinada exclusivamente aos concorrentes das graduações em Música. Bacharelado em Instrumento, Canto ou Regência Coral, além das licenciaturas em Instrumento, Canto e Educação Musical Escolar.
Para a Prova Prática, os candidatos foram responsáveis por levar seus instrumentos musicais, com exceção do piano, disponível no local de prova. Além disso, deveriam estar com as cópias das obras que executariam.
A Escola de Música de Belo Horizonte surgiu em 1954, como parte da Universidade Mineira de Arte. Após mudanças de nome, foi incorporada à UEMG em 1995, ampliando sua atuação no ensino, pesquisa e extensão musical.
Wagno Macedo (foto abaixo), coordenador da área de Música do Vestibular da UEMG e professor de clarineta, atua na instituição há 20 anos. Em mais de 15 deles diretamente na realização do vestibular. Segundo ele, é muito gratificante perceber que o perfil dos candidatos é bastante diverso.
![]() |
“É um momento muito especial. Uma responsabilidade grande receber os candidatos em um dia tão importante para eles. Aqui temos pessoas com perfis muito variados: umas vem do interior, alguns jovens que estão bem no início da jornada, outras pessoas que já tocam instrumentos há muito tempo. Isso é muito importante. Contribuímos para democratizar o acesso.”, conta. |
A UEMG tem investido ao longo dos anos em estratégias para garantir a permanência dos alunos, em especial aqueles considerados em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Parte desse trabalho é realizado pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), que promove a escuta das demandas dos estudantes e o encaminhamento para trazer soluções. Atuação essencial também no processo de inclusão de estudantes com deficiência. A professora e subcoordenadora do NAE, Daniella Costa (foto abaixo), está há 20 anos na universidade. Entre outras atividades, ela coordena e orienta os monitores que vão acompanhar os alunos com deficiência. Suporte também oferecido durante as Provas de Habilidades Específicas.
![]() |
“Eu me sinto extremamente realizada com o meu trabalho e, ao mesmo tempo, desafiada. A nossa sociedade tem muitos obstáculos ainda para promover a inclusão de pessoas com deficiência. Esses alunos chegam com toda uma história de vida e isso gera para nós muito aprendizado”, analisa. |
Um dos monitores do (NAE) é Antônio Carlos Carmelito (foto abaixo), aluno da UEMG que está no 8º período. Atuando há 11 meses como monitor de um aluno com deficiência, ele aponta que é essencial uma boa conversa para entender o tipo de suporte necessário.
![]() |
“No dia do vestibular, também realizo esse trabalho. Recebo o candidato, dou as boas-vindas, me apresento e converso para entender o que ele precisa e, a partir daí, ofereço o suporte necessário”, explica. |
Durante esta edição, Antônio foi monitor da Maria Auxiliadora Barreto Carneiro Filha (foto abaixo), de 65 anos, que mora em Belo Horizonte. A candidata a uma das vagas para cursar Violino, está em busca da segunda graduação. Atualmente, ela é enfermeira e atua como massoterapeuta. Por causa da retinose pigmentar, ela foi perdendo a visão de forma gradativa ao longo dos anos.
![]() |
“A perda da visão significou pra mim a necessidade de encontrar outras formas de me encantar com o mundo. E a música me ajudou muito nisso. Eu toco violino faz tempo, mas a partir de 2023 passei a me aprofundar nos estudos. Eu amo estudar!”, analisa. |
Outro candidato que acredita na força de seguir aprendendo em todas as fases da vida é Francisco de Assis da Costa (foto abaixo), morador de Belo Horizonte, que está com 79 anos, 60 deles dedicados à música. Inspirado pelo pai, José Fagundes da Silva, que era oficial da Polícia Militar de Minas Gerais e integrante da banda do Departamento de Instruções, Francisco também seguiu carreira na corporação e sempre foi encantado por instrumentos musicais.
![]() |
“Sou candidato a uma vaga para o curso de Saxofone Popular. Queria ter feito o vestibular antes, mas a pandemia acabou atrapalhando. Depois desse período, resolvi ir em busca desse sonho. Estou ansioso, mas vai dar tudo certo”, conta. |
Além de Francisco, muitos candidatos descobriram o gosto pela música com a família. Algo muito comum principalmente entre os candidatos mais jovens. Esse é o caso de Miguel Oliveira de Queiroz (foto abaixo), de 18 anos, candidato de Belo Horizonte a uma vaga para estudar trompete.
![]() |
“Desde os 8 anos eu toco trompete. A minha família toda toca instrumentos musicais e acabei sendo influenciado por eles. Faço aulas há três anos com o professor João Paulo Correia, que se formou aqui na UEMG. No último ano, reforcei a preparação com foco no vestibular”, aponta. |
Para Raissa Samays, também de 18 anos, da cidade de Belo Horizonte, o grande incentivador é o pai, David Belmonte, que também é músico. Ela trouxe o contrabaixo para realizar a prova.
![]() |
“Comecei a tocar violino com 9 anos, depois fui para outros instrumentos. Quando eu conheci o contrabaixo, me apaixonei e não quis largar mais. Estudei por conta própria e fiz acompanhamento de teoria musical. O dia de hoje representa um marco na minha vida, a chance de aprofundar meus conhecimentos”, comentou. |
Um dos cursos oferecidos pela UEMG no vestibular é o de Licenciatura em Educação Musical Escolar. A graduação forma professores para atuar na Educação Básica, a partir de disciplinas teóricas e práticas, incluindo aulas coletivas de instrumentos como teclado, violão e percussão. Além disso, a iniciação à pesquisa científica integra a formação.
Esse curso atraiu o interesse de profissionais que já atuam na área, mas buscam uma formação universitária e conhecimentos para estimular o desejo de crianças e adolescentes por esse universo. Andreia Bezerra (foto abaixo), moradora de Belo Horizonte completou 61 anos. Desde os 15, se dedica à música e agora quer dar um novo passo na carreira.
![]() |
“Sou artesã e musicista, mas sinto falta da formação acadêmica. Por isso, fiquei animada quando soube do vestibular da UEMG. Agora, depois que os filhos estão criados, posso me dedicar a esse sonho. Estava um pouco nervosa, mas acho que fui bem. |
Trajetória semelhante à do Cláudio Silvério Cota (foto abaixo), de 54 anos. Integrante da Associação de Violeiros de Sarzedo, cidade onde vive, tem se dedicado à valorização da música popular e das tradições culturais da região. Algo que depende, sem dúvida, do surgimento de novos talentos.
![]() |
“A música sempre esteve presente na minha vida. Fiz curso de engenharia de áudio, de viola caipira. Também sou produtor cultural, mas sinto um chamado muito grande para ensinar outras pessoas. Quero contribuir para formar jovens músicos”, aponta. |
O Conselho Universitário (Conun) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) aprovou, por unanimidade, na tarde de quarta-feira (30/10), o estudo da oferta de vagas para os cursos de graduação em 2025. O relatório se baseia no Índice de Desempenho de Cursos (IDC), metodologia adotada pela UEMG em 2019, que considera aspectos quantitativos e qualitativo, com pesos distintos.
Apresentado pelo pró-reitor de Extensão, professor Moacyr Laterza Filho, o parecer apresenta um diagrama histórico, de 2020 a 2024, com as taxas de ocupação das vagas e de cursos, além de trazer dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Conselho Estadual de Educação (CEE). O objetivo do estudo é garantir uma ocupação sustentável das vagas e dos cursos de graduação, com sugestões das unidades acadêmicas e o acompanhamento da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
No documento, também foram apresentadas as propostas, encaminhadas pelas unidades acadêmicas, para adequação da oferta de cursos de graduação. As propostas foram analisadas pelas equipes técnicas da Reitoria e obtiveram parecer favorável para serem implementadas em 2025. São elas:
O parecer também chama atenção para o papel histórico da UEMG na formação de professores. Apesar da realidade nacional de redução da demanda, foi reiterado o dever da universidade em garantir a manutenção e o fortalecimento de suas licenciaturas, como estratégia de desenvolvimento dos setores da sociedade, em consonância à missão constitucional da UEMG.
Diversos cursos de licenciatura têm atualizado seus currículos e ampliando seu potencial formativo, com a aplicação dos percursos acadêmicos. Nesse sentido, destaca-se a oferta complementar do bacharelado, a partir de um núcleo comum, ou mesmo propondo a segunda licenciatura, a partir da oferta de conteúdos específicos, de diferentes áreas do conhecimento.
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulgou nesta segunda-feira (24/02) o resultado preliminar das provas de habilidades específicas para o curso de Música do Vestibular 2025.
Os candidatos que desejarem interpor recurso contra o resultado poderão fazê-lo nos dias 25 e 26 de fevereiro.
Clique aqui para conferir.
O Conselho Universitário da UEMG (Resolução nº 631/2024) definiu as formas de ingresso e distribuição de vagas para ingresso nos cursos de graduação de 2025.
A publicação do edital do Vestibular está prevista para a segunda quinzena de novembro, após a escolha da empresa organizadora.
Sobre o PROCAN
O Programa de Reserva de Vagas da UEMG foi instituído em 2004 em atendimento à Lei Estadual nº 15.259, de 27 de julho de 2004, com o objetivo de democratizar o acesso ao Ensino Superior a candidatos pertencentes a extratos sociais historicamente desfavorecidos.
Assim, atualmente o programa reserva vagas no Vestibular para candidatos com deficiência (5% das vagas) e de outras cinco categorias que devem, simultaneamente, terem cursado escola pública e comprovarem baixa renda: negros (24%), egressos de escola pública (13%), quilombolas (3%), indígenas (3%) e ciganos (2%).
Sobre a Inclusão Regional
Criada em adição ao PROCAN, visando a fortalecer o ingresso ao ensino superior gratuito das comunidades dos municípios nos quais a UEMG possui oferta de cursos presenciais, essa categoria reserva 5% de todas as vagas no Vestibular para esse público.
Para ter direito a concorrer nessa categoria, os candidatos precisarão comprovar, ao mesmo tempo, residirem no estado de Minas Gerais e nele terem cursado o Ensino Médio em instituições de ensino da rede pública municipal, estadual ou federal.