Vestibular UEMG

As provas de Habilidades Específicas são exigidas para os cursos de Música e destinam-se a avaliar conhecimentos e habilidades do candidato na área de música e será composta por duas provas, conforme o programa estabelecido no Edital do Vestibular.

As provas de Habilidades Específicas de Música terão caráter classificatório e eliminatório, e serão realizadas presencialmente, em Belo Horizonte, em local, data e horário a ser especificado no Cartão da Prova de Habilidades Específicas de Música.

 

Que horas devo chegar ao local das provas de música?

Recomendamos que você chegue ao local da prova com antecedência mínima de 1 (uma) hora para o início das provas, pois os protões serão fechados, impreterivelmente, 30 (trinta) minutos antes de seu início.

 

O que devo levar no dia das provas de música?

O candidato deverá levar um documento de identificação com foto, original e atualizado. Também deverá levar seu próprio instrumento, exceto no caso do piano, que será fornecido pela UEMG, e cópias das obras que irá executar.

 Para facilitar a localização do Local de Prova, orientamos que o candidato leve o Cartão da Prova de Habilidades Específicas de Música.

 

O que NÃO devo levar no dia das provas de música?

O candidato não deverá levar livros e artigos científicos, calculadora de qualquer tipo (inclusive em relógio), aparelhos celulares ou similares, aparelhos de rádio transmissão ou similares, notebook, gravador e anotações. Também não será permitido o uso de óculos de sol, bonés, chapéus, gorros, lenços ou similares, protetor auricular, relógio, arma de fogo ou objetos similares, mesmo que possua o respectivo porte.

Não haverá serviço de guarda-volumes nos locais das provas, estando a coordenação local do Vestibular isentas de responsabilidade por perdas ou extravios de objetos.

 

Como faço para acessar o resultado das provas de música? 

O resultado das provas específicas de música será divulgado no site do Vestibular (http://vestibular.uemg.br/). 

Será considerado HABILITADO nas provas de música o candidato que alcançar a pontuação mínima correspondente a 30% relativo à soma da nota das duas provas que compõem a Prova de Habilidades Específicas.

Será considerado NÃO HABILITADO nas provas de música o candidato que não comparecer às provas ou que obtiver nota zero em qualquer uma das duas provas que compõem a Prova de Habilidades Específicas ou que não atingir a pontuação mínima exigida. O candidato considerado NÃO HABILITADO nas provas de habilidades específicas será desclassificado do Vestibular UEMG 2024.

Atenção: O candidato aos cursos de música também deve fazer a Provas de Conhecimentos Gerais, caso contrário será desclassificado do Vestibular UEMG 2024 e não realizará a Prova de Habilidades Específicas.

 

Como será a classificação dos candidatos aos cursos de música?

A classificação dos candidatos aos cursos de música será feita por ordem decrescente dos pontos obtidos na Prova de Conhecimentos Gerais, sendo a Provas de Habilidades Específicas eliminatória e utilizada para fins de desempate.

Será considerado desclassificado no Vestibular o candidato que obteve nota zero na prova de redação.

 

Qual o Programa das Provas?

CURSO DE MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR – LICENCIATURA

PROVAS DE PERCEPÇÃO E PERFORMANCE MUSICAL

PROVA 1 – Percepção Musical: Rítmica e Acuidade auditiva: Na prova 1, serão avaliadas a afinação, a precisão rítmica, a coordenação motora, a expressividade e a execução correta dos nomes das notas.

PROVA 2 – Performance Musical: Na prova 2, serão avaliadas a expressão musical e corporal, a afinação (quando aplicável) e a desenvoltura no uso de instrumento musical ou voz cantada.

 

Referências Bibliográficas:

MED, Bohumil. Teoria da música, 4.ed. Brasília: Musimed, 1996.
PRIOLLI, Maria Luíza de Mattos. Princípios básicos da música para juventude, v.1, 44.ed. rev. e atualiz. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas Ltda, 2002.
WILLEMS, Edgar. Solfejo: curso elementar. São Paulo: Fermata do Brasil, 1985.

 

MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR – LICENCIATURA

PROVAS DE PERCEPÇÃO E PERFORMANCE MUSICAL

PROVA 1 - PERCEPÇÃO MUSICAL: RÍTMICA E ACUIDADE AUDITIVA

PARTE A: Realização de trechos rítmicos com voz e/ou batimentos corporais utilizando mãos ou pés. Haverá a execução de trechos gravados que deverão ser reproduzidos pelo(a) candidato(a).

PARTE B: Entoação de pequenos trechos melódicos. Haverá a execução de trechos gravados que deverão ser reproduzidos pelo(a) candidato(a).

PARTE C: Solfejo da escala e do arpejo da tonalidade de dó maior, com nomes de notas (ascendente e descendente).

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

• O(A) candidato(a) deverá interpretar uma música de livre escolha tocando algum instrumento e/ou cantando.
• A performance deverá ter entre 2 (dois) e 5 (cinco) minutos de duração.
• Pode-se usar playback como acompanhamento.
• A prova poderá ser realizada sem acompanhamento.
• O(A) candidato(a) não poderá levar músicos acompanhadores.
• Em caso de uso de playback, o(a) candidato(a) deverá providenciar o equipamento necessário.
• O(A) candidato(a) poderá utilizar o piano que estará disponível no local de realização desta prova.

 

CURSO DE MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM INSTRUMENTO OU CANTO – LICENCIATURA

PROVA PRÁTICA

A Prova Prática para as habilitações Instrumento ou Canto constará de:

PROVA 1: Solfejo de um trecho musical e Leitura à 1ª vista de um trecho musical para o instrumento ou canto.

Parte A: SOLFEJO
- Na prova de Solfejo, será apresentado um trecho musical na tonalidade de dó maior, em compasso simples com unidade de tempo semínima, a ser cantado pelo(a) candidato(a) com os nomes das notas.
- O solfejo poderá ser realizado em uma das seguintes claves, à escolha do(a) candidato(a): clave de sol ou clave de fá na 4ª linha ou clave de dó na 3ª linha.
- A Prova de Solfejo exigirá do(a) candidato(a) o conhecimento dos seguintes aspectos da teoria musical:

• Duração/ritmo – pulsação e métrica; compassos simples com unidade semínima; figuras/células rítmicas, pausas e relações entre os valores; ponto de aumento; anacruse.

• Altura: estruturas melódicas na tonalidade de dó maior; leitura em uma das claves: sol ou fá na 4ª linha ou dó na 3ª linha.

- Serão avaliadas a fluência e exatidão na leitura de nomes das notas, a precisão rítmica e a afinação.

Parte B: LEITURA À 1ª VISTA
- Na prova de Leitura à 1ª vista, será apresentado um trecho musical a ser cantado ou executado no instrumento, de acordo com a habilitação pretendida pelo(a) candidato(a).
- Serão avaliados o domínio da leitura musical e a precisão na execução musical imediata no instrumento ou no canto.

PROVA 2: Performance do repertório que consta no programa a seguir para instrumento ou canto.

Na prova de Performance de Instrumento ou Canto, serão avaliados o domínio da técnica instrumental/vocal, além de aspectos interpretativos das obras musicais, tais como estilo, caráter, fluência e expressividade, de acordo com o programa de cada habilitação.
• Se julgar necessário, a banca examinadora poderá interromper a execução de qualquer obra do programa, durante a prova.
• O(A) candidato(a) ao Curso de Licenciatura/Instrumento deverá executar todas as obras do programa SEM pianista correpetidor.
• O(A) candidato(a) ao Curso de Licenciatura/Canto deverá executar todas as obras do programa COM acompanhamento de um pianista correpetidor, ficando este sob a responsabilidade do(a) candidato(a).
• O(A) candidato(a) ao Curso de Licenciatura/Canto deverá entregar uma cópia da partitura de cada obra escolhida para a banca examinadora, no momento da prova.
• O(A) candidato(a) ao Curso de Licenciatura/Instrumento deverá entregar uma cópia da partitura da peça de livre escolha para a banca examinadora, no momento da prova.
• Sugestões de obras para escolha dos programas estarão à disposição dos(as) candidatos(as) na Biblioteca da Escola de Música da UEMG.

Referências Bibliográficas:
MED, Bohumil. Teoria da música, 4.ed. Brasília: Musimed, 1996.
PRIOLLI, Maria Luíza de Mattos. Princípios básicos da música para juventude, v.1, 44.ed. rev. e atualiz. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas Ltda, 2002.
WILLEMS, Edgar. Solfejo: curso elementar. São Paulo: Fermata do Brasil, 1985.

 

MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM INSTRUMENTO OU CANTO – LICENCIATURA

PROVA PRÁTICA

CANTO

PROVA 1: SOLFEJO ELEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à primeira vista com os nomes das notas, altura e ritmo, na clave de sol, na tonalidade de dó maior, em compasso simples com unidade de tempo semínima.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Uma ária (de ópera ou de qualquer outro gênero secular ou sacro), que deverá ser cantada no idioma original da obra. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora).

PARTE B: Uma peça de livre escolha: Lied alemão (deverá ser cantado em alemão) ou mélodie francesa (deverá ser cantada em francês) ou canção de câmara brasileira (deverá ser cantada em português). (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

CLARINETA

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Osvaldo Lacerda - Melodia (para clarinete solo).

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

CONTRABAIXO

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: F. Simandl - Um Estudo que inclua a 5a posição do método New Method for the Double Bass, Book 1, Ed. Carl Fisher.

PARTE B: Uma peça de livre escolha: Um movimento rápido ou um movimento lento de uma sonata barroca. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FAGOTE

PROVA 1: SOLFEJO ELEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Um estudo, à escolha do(a) candidato(a), do Método Weissenborn, Op. 8, v. 2.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FLAUTA DOCE

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Dois movimentos contrastantes (lento/rápido) de uma sonata barroca para flauta doce contralto.

PARTE B: Uma peça brasileira de livre escolha para flauta doce soprano. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FLAUTA TRANSVERSAL

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Marcel Moyse: Estudo n.3, com variações (em Fá Maior), do Método 24 Estudos Fáceis.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

OBOÉ

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Cesar Franck: Pièce V.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

PIANO

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Um movimento vivo de Sonata ou Sonatina clássica entre: F. Kuhlau, W. A. Mozart, J. Haydn, L. van Beethoven, A. Diabelli, M. Clementi, C. Gurlit.

PARTE B: Uma peça de livre escolha dos períodos Barroco, Romântico ou Moderno (qualquer peça do repertório erudito não situada no período Clássico). (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

SAXOFONE

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Robert Planel - Suíte Romantique - 5º movimento: Conte de Nöel (até o compasso 49).

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TROMBONE

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Gilberto Gagliardi - Estudos Melódicos, Método de trombone para iniciantes: Escolher dois estudos dentre os quatro que constam nas páginas 44 e 46.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TROMPA

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: C. Saint-Saëns - Romance para Trompa e Piano, Op.36.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TROMPETE

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Giuseppe Concone - Estudo Lírico para Trompete, n. 1 (transcrição de John F. Sawyer).

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TUBA

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: V. Blazevich - Estudo n. 20.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLA DE ORQUESTRA

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: F. Mazas - Estudo n. 2

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLÃO

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Matteo Carcassi - Estudo n. 3, op. 60.

PARTE B: Uma peça de livre escolha, dentre as obras listadas:
- L. Brouwer - Um estudo, dentre os números 9, 10, 11, 12, 13, 14 ou 15;
- H. Villa-Lobos - Prelúdio n. 3;
- H. Villa-Lobos - Prelúdio n. 4;
- Dilermando Reis - Dr. Sabe Tudo;
- Dilermando Reis - Se ela perguntar.
(Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLINO

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Carl Flesch - Escala diatônica e arpejos em 3 oitavas (do item n. 5 do “Sistema de Escalas”), com tonalidade a ser escolhida pelo(a) candidato(a).

PARTE B: Uma peça de livre escolha, dentre as seguintes: Primeiro movimento de um concerto, com cadenza quando for o caso:
- J. B. Accolay - Concerto n. 1, em lá menor;
- J. S. Bach - Concerto em lá menor, BWV 1041;
- J. S. Bach - Concerto em mi maior, BWV 1042;
- J. Haydn - Concerto em sol maior, Hob.VIIa: 4;
- O. Rieding: Concertino em sol maior, op. 24;
- A. Vivaldi: Concerto em lá menor, op. 3, n. 6.
(Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLONCELO

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: J. S. Bach: Um Prelúdio e uma Dança de uma das seis suítes para violoncelo solo.

PARTE B: Uma peça de livre escolha do repertório do violoncelo que não seja de J. S. Bach. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

 

CURSO DE MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM INSTRUMENTO, CANTO OU REGÊNCIA CORAL – BACHARELADO

PROVA PRÁTICA

A Prova Prática para as habilitações Instrumento, Canto ou Regência Coral constará de:

PROVA 1: Solfejo de um trecho musical e Leitura à 1ª vista de um trecho musical para o instrumento ou canto.

Parte A: SOLFEJO
- Na prova de Solfejo, será apresentado um trecho musical na tonalidade de dó maior, em compasso simples com unidade de tempo semínima, a ser cantado pelo(a) candidato(a) com os nomes das notas.
- O solfejo poderá ser realizado em uma das seguintes claves, à escolha do(a) candidato(a): clave de sol ou clave de fá na 4ª linha ou clave de dó na 3ª linha.
- A Prova de Solfejo exigirá do(a) candidato(a) o conhecimento dos seguintes aspectos da teoria musical.

• Duração/ritmo – pulsação e métrica; compassos simples com unidade semínima; figuras/células rítmicas, pausas e relações entre os valores; ponto de aumento; anacruse.

• Altura: estruturas melódicas na tonalidade de dó maior; leitura em uma das claves: sol ou fá na 4ª linha ou dó na 3ª linha.

- Serão avaliadas a fluência e exatidão na leitura de nomes das notas, a precisão rítmica e a afinação.

Parte B: LEITURA À 1ª VISTA
- Na prova de Leitura à 1ª vista, será apresentado um trecho musical a ser cantado ou executado no instrumento, de acordo com a habilitação pretendida pelo(a) candidato(a).
- Serão avaliados o domínio da leitura musical e a precisão na execução musical imediata no instrumento ou no canto.

PROVA 2: Performance do repertório que consta no programa a seguir para instrumento ou canto.

• Na prova de Performance de Instrumento, Canto ou Regência Coral serão avaliados o domínio da técnica do instrumento, do canto ou da regência coral, além de aspectos interpretativos das obras musicais tais como estilo, caráter, fluência e expressividade, de acordo com o programa de cada habilitação.

• Se julgar necessário, a banca examinadora poderá interromper a execução de qualquer obra do programa, durante a prova.

• Candidatos(as) às habilitações em Instrumento de cordas friccionadas (Contrabaixo, Violino, Viola de Orquestra e Violoncelo) e em Instrumentos de sopro (Clarineta, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversal Erudita, Flauta Transversal Popular, Oboé, Saxofone Erudito, Saxofone Popular, Trombone, Trompa, Trompete e Tuba) deverão executar todas as obras do programa SEM pianista correpetidor.

• Candidatos(as) à habilitação em Canto Erudito deverão executar todas as obras do programa COM acompanhamento de um pianista correpetidor, ficando este sob a responsabilidade do(a) candidato(a).

• Candidatos(as) às habilitações em Canto Popular e Regência Coral deverão atentar-se às observações referentes ao quesito acompanhamento contidas nos seus respectivos programas.

• Os candidatos à habilitação em Canto Erudito deverão entregar uma cópia da partitura de cada obra escolhida para a banca examinadora, no momento da prova.

• Conforme será observado mais adiante, os(as) candidatos(as) à habilitação em Canto Popular poderão entregar uma cópia impressa da lead sheet ou letra cifrada de cada uma das obras do programa à banca examinadora, no momento da prova.

• Os(as) candidatos(as) às habilitações em Instrumento Popular deverão entregar uma cópia impressa da lead sheet ou letra cifrada da peça de livre escolha à banca examinadora, no momento da prova.

• Os(As) candidatos(as) às habilitações em Instrumento Erudito e Regência Coral deverão entregar uma cópia da partitura da peça de livre escolha para a banca examinadora, no momento da prova.

• Sugestões de obras para escolha dos programas estarão à disposição dos candidatos na Biblioteca da Escola de Música da UEMG.

 

Referências Bibliográficas:
MED, Bohumil. Teoria da música, 4.ed. Brasília: Musimed, 1996.
PRIOLLI, Maria Luíza de Mattos. Princípios básicos da música para juventude, v.1, 44.ed. rev. e atualiz. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas Ltda, 2002.
WILLEMS, Edgar. Solfejo: curso elementar. São Paulo: Fermata do Brasil, 1985.

 

MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM INSTRUMENTO, CANTO OU REGÊNCIA CORAL – BACHARELADO

PROVA PRÁTICA

CANTO ERUDITO

PROVA 1:SOLFEJO ELEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à primeira vista com os nomes das notas, altura e ritmo, na clave de sol, em tonalidade de dó maior, compasso simples com unidade de tempo semínima.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Uma ária (de ópera ou de qualquer outro gênero secular ou sacro), que deverá ser cantada no idioma original da obra. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

PARTE B: Uma peça de livre escolha: Lied alemão (deverá ser cantado em alemão) ou mélodie francesa (deverá ser cantada em francês) ou canção de câmara brasileira (deverá ser cantada em português). (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

CANTO POPULAR

PROVA 1:SOLFEJO ELEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à primeira vista com os nomes das notas, altura e ritmo, na clave de sol, na tonalidade de dó maior, em compasso simples com unidade de tempo semínima.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Beto Guedes; Ronaldo Bastos - Amor de índio (a canção deverá ser cantada em português).

PARTE B: Uma peça de livre escolha: canção do repertório popular em língua portuguesa ou estrangeira (inglês, espanhol, francês ou italiano) de compositor(es) brasileiro(s) ou estrangeiro(s).

OBSERVAÇÕES:
• A PROVA 2 deverá ser realizada OBRIGATORIAMENTE COM acompanhamento de instrumento harmônico (piano ou violão);
• Os/As candidatos/as que desejarem e que possuírem destreza para tal poderão se autoacompanhar ao piano ou ao violão na PROVA 2;
• Os/As candidatos/as que optarem por não se acompanhar na PROVA 2 ficarão responsáveis pelo(a) músico(a) que os(as) acompanhará durante a prova;
• A Escola de Música da UEMG disponibilizará APENAS o piano como instrumento harmônico acompanhador para a realização das provas;
• O(A) candidato(a) deverá entregar uma cópia da partitura, lead sheet ou letra cifrada de cada obra que será apresentada na PROVA 2 à banca examinadora.

CLARINETA

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Franz Anton Hoffmeister - Primeiro movimento do concerto para clarineta.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

CONTRABAIXO

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: F. Simandl - Um estudo que inclua a 7ª posição do método New Method for the Double Bass, Book 1, Ed. Carl Fisher.

PARTE B: Uma peça de livre escolha, sendo um movimento rápido ou um movimento lento de uma sonata barroca. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FAGOTE

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Um estudo, à escolha do(a) candidato(a), do Método Weissenborn, Op. 8, v. 2.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FLAUTA DOCE

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Flauta doce contralto: Dois movimentos contrastantes (lento/rápido) de uma sonata barroca.

PARTE B: Uma peça brasileira de livre escolha para flauta doce soprano. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FLAUTA TRANSVERSAL ERUDITA

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Taffanel & Gaubert - Estudo Progressivo n. 1

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FLAUTA TRANSVERSAL POPULAR

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Altamiro Carrilho - Chorinho Didático n. 4.

PARTE B: Peça de livre escolha (duração máxima de 3 minutos). (Entregar uma cópia da partitura ou lead sheet à banca examinadora).

OBOÉ

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: César Franck - Pièce V.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

PIANO ERUDITO

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Um movimento vivo de Sonata ou Sonatina clássica, entre: F. Kuhlau ou W. A. Mozart ou J. Haydn ou L. van Beethoven ou A. Diabelli ou M. Clementi ou C. Gurlit.

PARTE B: Uma peça de livre escolha, entre: Invenções a Duas Vozes de J. S. Bach ou peça do Álbum para Juventude de Schumann ou Canções sem Palavras de Mendelssohn ou Cirandinha de Villa-Lobos. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

PIANO POPULAR

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Uma peça de Ernesto Nazareth ou um Ragtime de Scott Joplin.

PARTE B: Uma peça de livre escolha do cancioneiro popular brasileiro. (Entregar uma cópia da partitura, lead sheet ou letra cifrada à banca examinadora.)

REGÊNCIA CORAL

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para piano.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Regência da peça Ave Verum Corpus, de W. A. Mozart, com acompanhamento ao piano a ser providenciado pelo(a) candidato(a).

PARTE B: Uma peça de livre escolha: performance no instrumento ou canto, à escolha do(a) candidato(a). (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)Para o(a) candidato(a) cantor, será exigido o acompanhamento de um pianista correpetidor, que ficará inteiramente sob a sua responsabilidade.

SAXOFONE ERUDITO

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: O(a) candidato(a) vai apresentar uma das peças abaixo, de acordo com a afinação do seu instrumento:
Para instrumento em mi b (saxofone alto ou barítono):Jacques Ibert - Ária
Para instrumento em si b (saxofone soprano ou tenor):Paul Harvey - Rue Maurice Berteaux

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

SAXOFONE POPULAR

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Luiz Bonfá e Antônio Maria - Manhã de Carnaval

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TROMBONE

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Peretti, Serse - Método para trombón de varas, Primera Parte: Alegro Moderato, n.25 (G. Rossari, p. 51) ou Moderato, n.1 (G. Rossari, p. 78).

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TROMPA

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Franz Strauss, opus 7 - Noturno.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TROMPETE

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Arban - My Pretty Jane (Arte do Fraseado #3)

PARTE B: Uma peça de livre escolha (duração mínima de 2 minutos). (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TUBA

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: A. V. Blazevich - Estudo n. 18.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLA DE ORQUESTRA

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: F. Mazas - Estudo n. 2

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLÃO ERUDITO

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Matteo Carcassi - Estudo n. 3, op. 60.

PARTE B: Uma peça de livre escolha, dentre as obras listadas:
- L. Brouwer - Um estudo (dentre os números 9, 10, 11, 12, 13, 14 ou 15);
- H. Villa-Lobos - Prelúdio n. 3;
- H. Villa-Lobos - Prelúdio n. 4;
- Dilermando Reis - Dr. Sabe Tudo;
- Dilermando Reis - Se ela perguntar.(Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLÃO POPULAR

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Uma peça solo de qualquer um dos seguintes compositores: João Pernambuco, Baden Powell, Dilermando Reis, Guinga ou Garoto (Aníbal Augusto Sardinha).

PARTE B: Uma peça de livre escolha: arranjo para violão (melodia e acordes) de qualquer música popular brasileira ou tema de jazz. (Entregar uma cópia da partitura, lead sheet ou letra cifrada à banca examinadora.)

VIOLINO

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Carl Flesch - Escala diatônica e arpejos em 3 oitavas (do item n. 5 do “Sistema de Escalas”), com tonalidade a ser escolhida pelo(a) candidato(a).

PARTE B: Uma peça de livre escolha, dentre as seguintes: Primeiro movimento de um concerto, com cadenza quando for o caso:
- J. B. Accolay: Concerto n. 1, em lá menor;
- C. de Bériot: Concerto n. 9 em lá menor, Op. 104;
- W.A. Mozart: Concerto n. 3 em sol maior, K. 216;
- W.A. Mozart: Concerto n. 4 em ré maior, K. 218;
- W.A. Mozart: Concerto n.5 em lá maior, K. 219;
- F. Seitz: Concerto n. 3 em sol menor, Op. 12;
- G. Viotti: Concerto n. 23 em sol maior.
(Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLONCELO

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: J. S. Bach: Um Prelúdio e uma Dança de uma das seis suítes para violoncelo solo.

PARTE B: Uma peça de livre escolha do repertório do violoncelo que não seja de J. S. Bach. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

 

Os candidatos que se encontrem em condição de baixa renda, em atendimento à Lei Estadual nº 15.150, de 1º de junho de 2004, ou que sejam egressos de escola pública, poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

 

Qual o valor da Taxa de Inscrição?

 Para o Vestibular UEMG 2024 o valor da Taxa de Inscrição é de R$80,00 (oitenta reais), conforme deliberação do Conselho Universitário.

 

Quem pode solicitar a isenção?

  • Candidatos que comprovarem que possuem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio), vigente no ano de 2023, mediante apresentação de documentação comprobatória:
  • Candidato que sejam egressos de escola pública, mediante apresentação de documentação comprobatória:

 

Como posso participar?

Para participar o candidato deverá indicar, no ato de inscrição no Vestibular, a isenção da taxa de inscrição e anexar a documentação que comprove a situação de baixa renda ou de egresso de escola pública.

 

O que fazer depois que me solicitei a isenção da taxa de inscrição?

1º - A banca examinadora da empresa responsável pela execução do Vestibular UEMG 2024 realizará a análise da documentação para verificar se o candidato atende os requisitos estabelecidos para ter a isenção da taxa de inscrição concedida.  

2º - No RESULTADO PRELIMINAR o candidato será considerado como ISENTO, caso tenha apresentado toda a documentação comprobatória, ou NÃO ISENTO, caso sua documentação não atenda o exigido em Edital. O candidato NÃO ISENTO poderá consultar o motivo do indeferimento na Área do Candidato.    

3º - Durante o período de dois dias úteis após a publicação do RESULTADO PRELIMINAR, o candidato considerado NÃO ISENTO poderá interpor recurso, por meio de formulário na Área do Candidato

4º - Após análise dos recursos pela Banca Examinadora, será publicado o Resultado Final:  

  • O candidato considerado ISENTO no resultado final terá sua inscrição homologada;  
  • O candidato considerado NÃO ISENTO deverá emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e realizar seu pagamento até a data limite estabelecida no cronograma do vestibular, para homologação de sua inscrição.

A Prova de Conhecimentos Gerais terá caráter classificatório e eliminatório, e ocorrerá em local, data e horário a ser especificado no Comprovante Definitivo de Inscrição.

Onde posso fazer a Prova de Conhecimentos Gerais?

A Prova de Conhecimentos Gerais será aplicada nos municípios de Abaeté, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá. 

O candidato deve fazer a opção pelo município de sua escolha no formulário de inscrição.

 

Que horas devo chegar ao local de prova?

Recomendamos que você chegue ao local da prova com antecedência mínima de 1 (uma) hora para o início das provas, pois os portões serão fechados impreterivelmente, 30 (trinta) minutos antes de seu início.

 

O que devo levar no dia das provas?  

O candidato deverá levar um documento de identificação com foto, original e atualizado. Também deverá levar caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente. 

Para facilitar a localização do Local de Prova, orientamos que o candidato leve o Cartão da Prova de Conhecimentos Gerais.

 

O que NÃO posso levar no dia das provas? 

O candidato não deverá levar livros e artigos científicos, calculadora de qualquer tipo (inclusive em relógio), aparelhos celulares ou similares, aparelhos de rádio, transmissão ou similares, notebook, gravador e anotações. Também não será permitido o uso de óculos de sol, bonés, chapéus, gorros, lenços ou similares, protetor auricular, relógio, arma de fogo ou objetos similares, mesmo que possua o respectivo porte.  

Não haverá serviço de guarda-volumes nos locais das provas, estando a coordenação local do Vestibular isentas de responsabilidade por perdas ou extravios de objetos. 

 

Como será a pontuação da Prova de Conhecimentos Gerais? 

Cada questão de múltipla escolha da prova de Conhecimentos Gerais valerá 2 pontos e a Redação terá valor total de 60 pontos. O texto da redação deverá ser escrito com caneta de tinta azul ou preta fabricada em material transparente, com LETRA LEGÍVEL e não deverá ultrapassar o limite das 30 (trinta) linhas constantes na folha.

DISCIPLINA

 Nº DE QUESTÕES

 PESO 

 TOTAL DE PONTOS 

Língua Portuguesa e Literatura

6

2

12

Língua Estrangeira- Inglês ou Espanhol

6

2

12

Física

6

2

12

Química

6

2

12

Biologia

6

2

12

Geografia

6

2

12

História

6

2

12

Matemática

6

2

12

Total de questões e pontos

48

-

96

Redação

60

Total Máximo de pontos

156

 

ASPECTOS AVALIADOS NA REDAÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

Adequação à proposta de redação: abordagem do tema proposto; capacidade de seguir a instrução dada e de interpretar os textos   motivadores.

15 Pontos

Macroestrutura textual: aspectos pragmático-discursivos: domínio do tipo textual e do gênero discursivo propostos, paragrafação,   progressão textual, organização da informação, estratégias de interlocução, intertextualidade com os textos da proposta e com demais textos, atribuição de título e uso adequado do espaço da folha de redação.

15 Pontos

Microestrutura textual: aspectos formais da língua: ortografia, morfologia, pontuação, colocação dos termos da oração e do período, paralelismo sintático, regência, concordância, uso de recursos coesivos, articuladores textuais, relações lógico-semânticas, uso de referenciadores e pronomes, emprego de tempos e modos verbais.

15 Pontos

Expressão: exposição de ideias, linha de raciocínio, mobilização de conceitos, coerência, argumentação, capacidade de persuasão, análise e defesa de pontos de vista, conhecimento de mundo/repertório cultural, seleção e propriedade vocabular.

15 Pontos

TOTAL

60 PONTOS

 

Como faço para acessar o resultado da prova? 

O resultado da prova de Conhecimentos Gerais será divulgado no site do Vestibular (http://vestibular.uemg.br/). Será desclassificado o candidato ausente ou que obtiver nota zero na redação. 

 

Como será feita a classificação dos candidatos?

A classificação dos candidatos obedecerá à ordem decrescente de pontuação obtida na Prova de Conhecimentos Gerais.

No caso dos candidatos aos cursos de Música, a nota da Prova de Conhecimentos Gerais será somada à nota das Provas de Habilidades Específicas.

  • Será considerado CLASSIFICADO o candidato que obteve somatório de pontos suficiente para incluí-lo no limite das vagas disponíveis no curso e no turno para os quais se inscreveu;
  • Será considerado EXCEDENTE o candidato que não obteve somatório de pontos suficiente para incluí-lo nas vagas disponíveis no curso e no turno para os quais se inscreveu;
  • Será considerado DESCLASSIFICADO o candidato ausente ou que obteve nota zero na prova de redação e o candidato ao curso de Música que não alcançou aprovação nas provas de Habilidades Específicas.

 

Quais são os critérios de desempate?

Ocorrendo empate na classificação dos candidatos, prevalecerão, sucessivamente, para efeito de classificação final, os seguintes critérios de desempate: 

I - Candidato que obtiver maior pontuação na Prova de Habilidades Específicas, no caso dos candidatos aos cursos de Música;

II - Candidato que obtiver maior pontuação na prova de redação;

III - Candidato de idade mais elevada, de acordo com o que estabelece o parágrafo único do art. 27 da Lei Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003;

IV - Candidato que comprovar ter renda familiar inferior a dez salários mínimos, ou ao de menor renda familiar, quando mais de um candidato preencher o critério inicial, conforme a Lei Federal nº 13.184, de 4 de novembro de 2015, conforme segue:

a) A comprovação de renda familiar será solicitada via e-mail pela empresa responsável pela execução do Vestibular UEMG 2024e deverá ser apresentada, pelo candidato, por meio dos documentos comprobatórios dispostos nos itens 3 e 4 do Anexo III deste Edital, no prazo de 4 (quatro) dias úteis;

b) A solicitação de documentos comprobatórios será feita apenas para aqueles candidatos que não tiverem disponibilizado, no ato da inscrição, os documentos de que tratam os itens 3 e 4 do Anexo III deste Edital.

c) Na situação de apenas um dos candidatos empatados apresentar a documentação solicitada e estando sua renda familiar comprovada nos termos do subitem 12.2.1, este terá prioridade na classificação.

 

Como saber se eu fui classificado e convocado para realizar a matrícula?

A UEMG irá publicar no site do Vestibular (http://vestibular.uemg.br/) a lista de classificação após a realização dos procedimentos de heteroidentificação, onde constará a situação do candidato e sua convocação para realização da matrícula.

 

Como funcionam as convocações das Listas de Espera?

Após a conclusão do processo de matrícula da Chamada Regular, havendo vagas remanescentes em razão de desistência, poderá ser realizada a convocação da Lista de Espera, exclusivamente, por meio de aviso no endereço eletrônico vestibular.uemg.br

Os candidatos da Lista de Espera poderão ser convocados em até 10 (dez) vezes o número de vagas remanescentes de cada curso e turno, por Unidade Acadêmica, sendo categorizados conforme a denominação especificada abaixo: 

  • Classificado – denominação utilizada para identificar os candidatos convocados dentro do número de vagas disponíveis de cada curso e turno, por Unidade Acadêmica; 
  • Suplente – denominação utilizada para identificar os candidatos convocados para além do limite de vagas disponíveis de cada curso e turno, por Unidade Acadêmica. 

A confirmação de matrícula do candidato excedente poderá ser enviada pela Secretaria da Unidade Acadêmica de ingresso, exclusivamente via e-mail, se identificada a existência de vaga, até o 20º (vigésimo) dia letivo de 2023. 

Serão considerados desistentes e perderão o direito de concorrer às possíveis vagas remanescentes os candidatos convocados (classificados e suplentes) que não realizarem a matrícula, no prazo divulgado e na forma prevista neste Edital, independentemente do motivo que vier a apresentar. 

Na hipótese de as vagas remanescentes não serem integralmente supridas, a UEMG poderá realizar novas convocações, tantas quantas forem necessárias e possíveis, respeitando as normas e prazos previstos na legislação interna da Universidade. 

 

Qual o conteúdo programático da Prova de Conhecimentos Gerais? 

ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

BIOLOGIA - A célula como sistema: os tipos de célula, mecanismos de troca de materiais com o ambiente, funções vitais como nutrição, transporte, digestão, excreção, respiração e fotossíntese. Principais compostos orgânicos das células e suas funções. Divisão celular. Os tecidos: Função dos principais tecidos animais e vegetais. Reprodução: sexuada e assexuada, fecundação, local de desenvolvimento do embrião. Reprodução humana: anexos embrionários, DSTs e métodos contraceptivos. Sistemas do corpo: função dos sistemas respiratório, excretor, nervoso, digestivo, locomotor, circulatório e endócrino. Ecologia: bases do funcionamento dos sistemas ecológicos. O ciclo da matéria e o fluxo de energia, dinâmica de população, sucessão ecológica. Características dos grandes biomas. Poluição. Princípios do desenvolvimento sustentável. Hereditariedade: Leis de Mendel. Herança ligada ao sexo. Ligação gênica e mapeamento. Alelos múltiplos. Grupos sanguíneos e Integração gênica. Impactos da biotecnologia na vida Humana: células-tronco, transgênicos e clonagem. Evolução: Teorias da Evolução. Mecanismos de evolução. Evidências de evolução. Eventos da história da vida. Origem da vida. Origem das espécies. Diversidade das plantas: Características evolutivas do grupo das Briófitas, Pteridófilas, Gimnospermas e Angiospermas. Ação dos hormônios vegetais. Diversidade dos animais: Características gerais dos grupos dos Artrópodes, Anelídeos, Moluscos e Cordados. Interações do homem com a natureza- a saúde e as doenças e seus determinantes biológicos, ambientais e socioculturais. Prevenção das doenças infecciosas e parasitárias. Impactos ambientais e as doenças.

FÍSICA - Medição: Grandezas físicas e suas medidas. Teoria de erros e precisão de uma medida. Potências de dez – ordem de grandeza. Algarismos significativos. Sistema internacional de unidades. Cinemática: Sistemas de referência – especificação da posição, da velocidade e da trajetória de uma particula em diferentes referenciais. Movimento retilíneo uniformemente variado. Movimento de um projétil. Movimento circular uniforme. Composição de velocidades. Mecânica: Leis de Newton. Equilíbrio de uma particula. Trabalho de uma força constante. Potência. Teorema trabalho – energia cinética. Energia potencial gravitacional. Conservação da energia mecânica. Impulso e quantidade de movimento. Conservação da quantidade de movimento. Colisões. Momento de uma força em relação a um eixo fixo. Equilíbrio de um corpo rígido. Lei da Gravitação Universal. Leis de Kepler. Hidrostática. Princípios de Arquimedes e de Pascal. Termodinâmica: Lei Zero da termodinâmica. Escalas termométricas. Dilatação de sólidos e líquidos. Gases ideais. Equação de estado de um gás ideal. Equivalente mecânico do calor. Calor específico. Energia interna. Teoria cinética dos gases. Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica. Transformações de um gás ideal. Mudanças de fase. Teoria Ondulatória: Movimento harmônico simples. Propagação de ondas mecânicas em meio material. Noções de interferência e ressonância. Som. Óptica: Propagação da luz. Reflexão da luz. Espelhos plano e esférico de pequena abertura. Refração da luz. Lei de Snell. Lentes esféricas delgadas. Instrumentos ópticos. Óptica física – interferência e difração. Eletrostática: Carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Movimento de uma carga em um campo elétrico. Diferença de potencial. Energia potencial elétrica. Capacitância. Associação e energia de capacitores. Eletrodinâmica: Corrente elétrica. Lei de Ohm. Resistividade. Associações de resistências. Efeito Joule. Força eletromotriz e resistência interna. Circuitos elétricos. Geradores de corrente continua. Medidores elétricos. Eletromagnetismo: Campo magnético e ímãs. Campo magnético de uma carga em movimento. Experiência de Oersted - indução magnética. Lei de Ampère. Força eletromotriz induzida: leis de Faraday e de Lenz. Ondas eletromagnéticas. Física Moderna - Noções: Teoria dos Quanta. Efeito fotoelétrico. Dualidade da luz. Modelo atômico de Bohr – absorção e emissão de radiação. Princípio de De Broglie. Relatividade especial.

QUÍMICA - Propriedades dos materiais: Estados físicos e mudanças de estado. Variações de energia e do estado de agregação das partículas. Temperatura termodinâmica e energia cinética média das partículas. Propriedades dos materiais: cor, aspecto, cheiro e sabor; temperatura de fusão, temperatura de ebulição, densidade e solubilidade. Substâncias e critérios de pureza. Sistemas homogêneos e heterogêneos. Métodos de separação. Estrutura atômica da matéria – constituição dos átomos: Modelo atômico de Dalton: descrição e aplicações. Modelo atômico de Thomson: natureza elétrica da matéria e existência do elétron. Modelo atômico de Rutherford e núcleo atômico. Prótons, nêutrons e elétrons. Número atômico e número de massa. Isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos. Determinação de Fórmulas. Modelo atômico de Bohr: aspectos qualitativos. Configurações eletrônicas por níveis e subníveis de energia. Radioatividade e reações nuclear. Periodicidade química: Periodicidade das propriedades macroscópicas: temperaturas de fusão e ebulição, caráter metálico de substâncias simples, estequiometrias e natureza ácido básico de óxidos. Critério básico da classificação periódica moderna. Configurações eletrônicas e elétrons de valência. Grupos e períodos. Elétrons de valência, número de oxidação e localização dos elementos químicos. Símbolos de elementos químicos mais comuns. Periodicidade das propriedades atômicas: raio atômico, raio iônico, energia de ionização, afinidade eletrônica, eletronegatividade, densidade, ponto de fusão e ponto de ebulição. Ligações químicas e interações intermoleculares: Propriedades macroscópicas de substâncias sólidas, líquidas e gasosas e de soluções: correlação com os modelos de ligações químicas e de interações intermoleculares. Energia em processos de formação ou rompimento de ligações químicas e interações intermoleculares. Modelos de ligações químicas e interações intermoleculares. Substâncias iônicas, moleculares, covalentes e metálicas. Regra do octeto: utilização e limitações. Polaridade das moléculas. Geometria molecular. Reconhecimento dos efeitos da polaridade de ligação e da geometria na polaridade das moléculas e a influência desta na solubilidade e nas temperaturas de fusão e de ebulição das substâncias. Fórmulas eletrônicas de moléculas simples e que não envolvam deslocalização de elétrons: representação e aplicações. Reações químicas e estequiometria: Reação química: conceito e evidências experimentais. Equações químicas: balanceamento e uso na representação de reações químicas comuns. Oxidação e redução: conceito, balanceamento, identificação e representação de semirreações. Massa atômica, mol e massa molar: conceitos e cálculos. Aplicações das leis de conservação da massa, das proporções definidas, do princípio de Avogadro e do conceito de volume molar de um gás. Cálculos estequiométricos. Funções inorgânicas: Funções da Química Inorgânica: reações ácido-básicas de ácidos, hidróxidos, óxidos ácidos, óxidos básicos, sais básico e sais ácidos; Nomenclatura: ácidos, bases, sais e óxidos. Soluções líquidas: Soluções e solubilidade. O efeito da temperatura na solubilidade. Soluções saturadas, insaturadas e supersaturadas. O processo de dissolução: interações soluto/solvente; efeitos térmicos. Eletrólitos e soluções eletrolíticas. Concentração de soluções: em g/L, em mol/L, em partes por milhão (ppm) e em percentuais. Cálculos. Diluição das soluções. Molalidade. Mistura de soluções. Análises volumétricas. Propriedades coligativas. Relações qualitativas e quantitativas entre a concentração de soluções de solutos não-voláteis e as propriedades: pressão de vapor, temperatura de congelamento e de ebulição e a pressão osmótica. Coloide e nanotecnologia: Preparação dos coloides. Propriedades dos coloides. Nanofabricação e aplicações da nanotecnologia. Termoquímica: Calor e temperatura: conceito e diferenciação. Processos que alteram a temperatura das substâncias sem envolver fluxo de calor – trabalho mecânico, trabalho elétrico e absorção de radiação eletromagnética. Efeitos energéticos em reações químicas. Calor de reação e variação de entalpia. Reações exotérmicas e endotérmicas: conceito e representação. A obtenção de calores de reação por combinação de reações químicas; a lei de Hess. Cálculos. A produção de energia pela queima de combustiveis: carvão, álcool e hidrocarbonetos. Energia de ligação. Estequiometria na termoquímica. Aspectos químicos e efeitos sobre o meio ambiente. Cinética e equilíbrio químico: Evidências de ocorrência de reações químicas: a variação de propriedades em função do tempo. Velocidade de uma reação química: conceito e determinação experimental. Efeito do contato entre os reagentes, de sua concentração, da temperatura e da pressão na velocidade de reações químicas. Catalisadores e inibidores. Colisões moleculares: frequência e energia. Energia de ativação e estado de transição (complexo ativado): conceitos, construção e interpretação de diagramas. Reações químicas reversíveis. Evidências experimentais para o fenômeno da reversibilidade. Equilíbrio químico: caracterização experimental e natureza dinâmica. A modificação do estado de equilíbrio de um sistema: efeitos provocados pela alteração da concentração dos reagentes, da pressão e da temperatura. O princípio de Le Chatelier. Efeito do íon comum e efeito do íon não comum. Aplicações. Constante de equilíbrio: conceito, aplicações e cálculos. Hidrólise salina. Ácidos e bases: Distinção operacional entre ácidos e bases. Ácidos e bases (fortes e fracos) de Arrhenius; reações de neutralização; sal. Produto iônico da água. pH: conceito, escala e usos. Indicadores ácido-base: conceito e utilização. Ácidos e bases de Brønsted- Lowry; pares conjugados; espécies anfipróticas. Força relativa de ácidos e bases em solução aquosa. Constantes de acidez e de basicidade. Solução tampão: discussão qualitativa e quantitativa. Eletroquímica: Equações de reações de oxidação/redução: balanceamento e obtenção a partir de semirreações. Potencial de redução; série eletroquímica e cálculos de força eletromotriz. Células eletroquímicas: componentes e funcionamento. Eletrólise: conceito, componentes, funcionamento e aplicações. Estequiometria das reações eletroquímicas. Química orgânica: Conceituação de grupo funcional, reconhecimento por grupos funcionais e nomenclatura de: alcano, alquenos, alquinos e arenos (hidrocarbonetos aromáticos), compostos halogenados, alcoóis, fenóis, enol, éteres, aminas, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, sais de ácidos carboxílicos, anidridos, nitrocompostos, nitrilas, tióis, ácidos sulfônicos, sulfetos, organometálicos e amidas. Representação de moléculas orgânicas. Classificação de cadeia carbônica. Carbono tetraédrico, trigonal e digonal. Ligações simples e múltiplas. Fórmulas estruturais – de Lewis, de traços, condensadas e de linhas, tridimensionais e projeções de Fischer. Variações na solubilidade e nas temperaturas de fusão e de ebulição de substâncias orgânicas causadas por: aumento da cadeia carbônica, presença de ramificações, introdução de substituintes polares, isomeria constitucional e diastereoisomeria cis/trans. Acidez e basicidade na química orgânica. Polímeros: polímeros de adição e polímeros de condensação. Isomeria constitucional e espacial. Reações orgânicas: adição, substituição, desidratação, hidrólise, esterificação, saponificação, oxidação, redução e eliminação. Biomoléculas. Estrutura geral e funções biológicas dos: glicídios, lipídeos, aminoácidos, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos.

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

HISTÓRIA - História da América: A Revolução Cubana. A Revolução Mexicana. América Atual. Colonização espanhola, Colonização Inglesa. Construção do Estado Norte-americano: A Independência das Treze Colônias; Crise de 1929. Estados Nacionais Latinos. Estados Unidos Pós Segunda Guerra Mundial. Estados Unidos no Século XIX. Expansão Marítima e Comercial Europeia. Independência da América Latina. Populismo na América. Regimes Militares e Transição Democrática. Revoluções na América Latina – Chile e Nicarágua. História do Brasil. O império marítimo português. Brasil: descoberta, conquista ou invenção. A dinâmica das sociedades indígenas da América portuguesa. Administração colonial e a expansão territorial: capitanias hereditárias e governo geral. A estrutura dos engenhos de açúcar e o poder político-econômico dos senhores. A montagem do Sistema Colonial no Brasil. A conquista do sertão e a expansão das fronteiras. A ocupação holandesa no nordeste. O escravo africano: formas de resistência. As sociedades surgidas com a mineração e o comércio interno. As reformas de Pombal e a extinção da Companhia de Jesus. A Independência do Brasil: as elites coloniais e os interesses da realeza. A Confederação do Equador e os movimentos de contestação a D. Pedro I. A Crise da Primeira República (os Anos 20). A Assembleia Constituinte de 1823 e a Constituição de 1824. A ordem regencial. O império do café e a transição para o trabalho livre. As intervenções brasileiras na região do Prata e a Guerra do Paraguai. A implantação da república no Brasil: estrutura de poder na República Velha. A Era Vargas 1ª fase (1937 – 1945) e 2ª fase Governo provisório e Governo Constitucional. Juscelino Kubitschek e o nacional-desenvolvimentismo. O golpe político civil-militar de 1964. Regime Militar. O processo de liberalização política no Brasil: de Geisel à Nova República. O Plano Cruzado e a Constituinte. De Collor a Itamar. A gestão Fernando Henrique Cardoso. O governo Lula. E o governo Dilma. Historiografia, O valor da Memória. Cidadania e Democracia. A organização econômica das sociedades na atualidade. Estado e Democracia no Brasil. Brasil Contemporâneo. História Geral As civilizações antigas: o Egito antigo, a Mesopotâmia, os Hebreus, os fenícios, os persas, a civilização grega, a civilização romana. O modo de produção escravista na Antiguidade, configurações político-culturais: cidade estado e mitologia. O mundo islâmico: origem, expansão e consolidação. Contribuições do mundo islâmico à sociedade europeia, as sociedades islâmicas na atualidade. O Império Bizantino. O mundo Medieval: o feudalismo: política e cultura, os reinos romano-germânicos. Idade Média. O mundo moderno: a transição do feudalismo para o capitalismo, formação e desenvolvimento do Absolutismo. Crise do feudalismo europeu, Humanismo e Renascimento, as Reformas, o século XVII e as revoluções na Inglaterra. O mundo contemporâneo: a crise do Antigo Regime, o Iluminismo, a Revolução Francesa e o Império Napoleônico, os processos de unificação dos estados alemão e italiano, a Revolução Industrial e as novas formas de organização do mundo do trabalho, os processos de independência das colônias espanholas e o caudilhismo. A Guerra de secessão dos Estados Unidos da América. Os movimentos sociais de contestação da ordem liberal burguesa: o movimento operário, o anarquismo, o socialismo e o comunismo. Imperialismo e a Primeira Guerra Mundial. A revolução Russa de 1917. A crise econômica de 1929. Os regimes totalitários na Europa: nazismo, facismo, franquismo. A segunda Guerra Mundial e a reestruturação das fronteiras geopolíticas europeias. O período da Guerra Fria: EUA e URSS. O pós-segunda guerra mundial na América Latina: a revolução cubana, os governos militares e as relações do continente com os EUA. A derrota dos regimes socialistas de inspiração soviética. A nova ordem mundial.

GEOGRAFIA - Introdução ao estudo da Cartografia: A evolução da cartografia, a orientação na superfície terrestre e as coordenadas geográficas. A representação cartográfica: mapa, escala, imagens de satélite, fotografias aéreas. Fuso horário. Curvas de nível. Meio ambiente físico: A dinâmica dos processos naturais: A estrutura geológica da Terra, evolução e formas de relevo. As características e relações entre tipos de clima, vegetação, hidrografia (águas superficiais e subterrâneas), solo e relevo. As águas oceânicas e continentais, sua importância econômica, estratégia e geopolítica. Os recursos minerais e energéticos. Conservação e utilização de recursos naturais. Desenvolvimento e meio ambiente. População: Estrutura, crescimento, distribuição no Brasil e no mundo. A mobilidade populacional no Brasil e no mundo(migrações internas e externas). Organização do espaço mundial: Nação e Estado: questão cultural e política, o lugar e o território no espaço globalizado. Conceito geográficos (Espaço, território, região, lugar, redes, paisagem). O cenário mundial no século XX: Primeira Guerra Mundial, Crise de 1929, período entre guerras, Segunda Guerra e novas partilhas do mundo (novas territorialidades). A Guerra Fria e seus desdobramentos no espaço mundial (as ditaduras no mundo e na América Latina). O fim da ordem bipolar e o novo arranjo geopolítico mundial. A globalização e a formação da economia no mundo. Indústria, sociedade de consumo e meio ambiente. Os principais focos de tensão no mundo contemporâneo. A Geopolítica no alvorecer do século XXI, Geopolíticas da natureza, dos recursos estratégicos, dos alimentos. Brasil: Espaço natural brasileiro (dinâmica e processos da natureza, domínios morfoclimáticos). Processo de produção do espaço brasileiro, espaços rural e urbano (questão agrária/agrícola e urbana na atualidade). Produção e consumo de recursos minerais e energéticos. Desenvolvimento e preservação ambiental no Brasil. A globalização e os fluxos de capitais e mercadorias no Brasil. As regiões brasileiras e os impactos ambientais derivados dos processos produtivos e da ocupação humana do espaço.

ÁREA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

MATEMÁTICA - Conjuntos: conceito, diagramas, operações. Números naturais e números inteiros: operações fundamentais, números primos, divisibilidade, fatoração, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, potências e raízes. Números racionais: propriedades e operações, ordenação, valor absoluto, desigualdades. O conjunto dos números reais. Noções sobre números complexos. Unidades de medida: comprimento, área, volume, massa, tempo, velocidade, ângulo. Matemática comercial: grandezas direta e inversamente proporcionais, regra de três simples e composta. Porcentagem, juros simples e compostos. Cálculo algébrico: operações com expressões algébricas, fatoração, identidades algébricas notáveis. Polinômios: conceitos básicos, valor numérico, operações, divisão por um binômio da forma ax + b, teorema do resto, regra de Ruffini. Equações algébricas: estudo das equações do primeiro e segundo graus, inequações, equações redutíveis ao segundo grau. Funções: conceitos básicos, função de variável real e sua representação no plano cartesiano, domínio e imagem, estudo das funções de primeiro e segundo graus. Expoentes e logaritmos: operações, as funções exponencial e logarítmica e seus gráficos. Geometria analítica plana: coordenadas, distância entre dois pontos e entre um ponto e uma reta. Estudo da reta e da circunferência. Sequências: progressões aritméticas e geométricas. Noções de matemática finita: Binômio de Newton. Média aritmética e média geométrica, permutações, arranjos e combinações simples. Noções de probabilidade, problemas simples de probabilidade. Matrizes: conceitos básicos, operações com matrizes, matrizes quadradas. O determinante de uma matriz quadrada. Cálculo de um determinante até a terceira ordem. Sistemas lineares: definições, resolução de sistemas de até três equações lineares, escalonamento, interpretação geométrica. Geometria: entes fundamentais do plano, ângulos, triângulos, polígonos e circunferência. Relações métricas no triângulo retângulo. Cálculo do perímetro e da área de triângulos, quadriláteros regulares e circunferência. Noções de geometria sólida, cálculo das áreas laterais e dos volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esfera. Trigonometria: arcos e ângulos, o grau e o radiano. O seno, o cosseno e a tangente de um arco. Fórmulas de adição, multiplicação e divisão de arcos. Identidades trigonométricas. As funções seno, cosseno e tangente e suas representações no plano cartesiano. Equações trigonométricas. Resolução de triângulos retângulos. Gráficos estatísticos: construção e interpretação de gráficos estatísticos – barras, linhas e setores. Problemas envolvendo raciocínio lógico.

ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LIGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL - Compreensão de texto em espanhol de caráter informativo relativo a áreas de conhecimento afins à contemporaneidade. Conhecimentos lexicais de nível básico- intermediário específicos da língua espanhola, bem como as habilidades de inferência de significado pelo contexto, de dedução e análise, de seleção de informações relevantes em nível global e específico e de síntese aplicadas à leitura de textos em espanhol. Conhecimentos gramaticais relacionados à interpretação e compreensão de texto, versando sobre os seguintes temas: O sistema verbal. Preposições e elementos conectivos. Substantivos e adjetivos. Determinantes do substantivo (artigos, demonstrativos, possessivos e quantificadores). Pronomes pessoais sujeito e complemento. Formas afirmativas, negativas e interrogativas. Formas neutras do espanhol (lo, esto, eso, ello e aquello). Voz passiva e recursos para impessoalidade.

LINGUA ESTRANGEIRA INGLÊS - Competência de leitura de textos, e compreensão de texto ou textos em nível médio, aferindo-se conhecimentos gramaticais, habilidades de inferência, dedução, análise e síntese em diferentes contextos. Reconhecimento de estruturas básicas da língua, conhecimento de gramática em nível funcional, como acessório à compreensão do texto, incluindo-se itens como: modificadores (modifiers); referência pronominal; uso de pronomes; discurso indireto; orações subordinadas; ordem das palavras na oração; formação de palavras: processo de derivação e composição; o sistema verbal – formas, uso e voz; adjuntos e preposições; gênero, número e caso dos substantivos.

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA - Leitura e estudos do texto: gêneros textuais, argumentação e processos comunicativos: A função social dos gêneros textuais; Aspectos formais e procedimentos composicionais de diferentes gêneros; Objetivos discursivos de textos de diferentes esferas sociais; Modos de tratamento da informação em função de propósitos comunicativos específicos; Estratégias de argumentação e posicionamento autoral em gêneros diversos: Recursos linguísticos e modalização: marcas de envolvimento e posicionamento do autor em textos argumentativos; Recursos persuasivos em gêneros argumentativos diversos (escolhas lexicais, exemplificações, discurso reportado); Recursos verbais e não verbais em textos multimodais; Estratégias de contra-argumentação, refutação e ressalva em textos de diferentes gêneros. Conhecimentos linguístico-gramaticais aplicados ao texto: Funcionamento social da língua: aspectos linguísticos, sócio-históricos e contextuais da variação linguística; Formas verbais e efeitos de sentido: marcas de pessoa, número, tempo e modo e efeitos de sentido em gêneros textuais diversos; Coesão verbal e nominal: recursos gramaticais como estratégias de introdução, progressão e retomada; Organizadores textuais e marcadores discursivos: funções sintáticas e relações lógico-semânticas; Sintaxe da língua portuguesa: categorias sintáticas e classes gramaticais; Estrutura da sentença; Coordenação e subordinação entre orações; Características sintáticas do português brasileiro e sua relação com a norma padrão da língua em função da situação comunicativa; Flexão verbal e nominal, colocação pronominal, emprego da partícula “se”; Emprego da crase; Pontuação; Literatura e contexto histórico de produção: Literatura brasileira contemporânea: tendências estéticas e visões de mundo: A literatura brasileira do século XVII ao século XX: relações entre procedimentos estéticos e o contexto histórico de produção; Literatura e identidade nacional. Fundamentos e procedimentos de construção do texto literário: Aspectos simbólicos do texto literário; Intertextualidade; Literatura e outras artes; Vozes da narrativa; Estratégias narrativas; Enredo e personagens; O foco narrativo e seus efeitos de sentido; Tempo e espaço ficcionais; Características do texto poético: Figuras de linguagem como recurso expressivo; Recursos visuais: disposição gráfica e recursos imagéticos; Recursos sonoros. Aliterações, assonâncias, repetições e estrutura rítmica; Relações entre elementos formais e aspectos semânticos.

O programa de Inclusão Regional foi estabelecido pelo Conselho Universitário, com o objetivo de estimular o acesso à Universidade do Estado de Minas Gerais pelos candidatos que residem no estado de Minas Gerais e como forma de contribuir com o desenvolvimento regional.

 

Quem pode participar?

Candidatos que residem no estado de Minas Gerais e cursaram os três anos do Ensino Médio em instituições de ensino públicas das redes estadual, municipal e federal sediadas no Estado de Minas Gerais.

 

Como são distribuídas as vagas?

Conforme disposto na Resolução CONUN/UEMG nº 524, de 11 de novembro de 2021, 5% (cinco por cento) das vagas na Universidade serão direcionadas para a inclusão regional.

 

Como posso participar?

Para participar o candidato deverá selecionar, no ato de inscrição no Vestibular, a modalidade de Inclusão Regional, e anexar a documentação que comprove ser residente no estado de Minas Gerais e que cursou integralmente o Ensino Médio em instituições de ensino públicas das redes estadual, municipal e federal sediadas no Estado de Minas Gerais.

 

Qual a documentação necessária?

O candidato que optar pela Inclusão Regional, deverá anexar cópia digitalizada dos seguintes documentos:

I- Para comprovar que reside no estado de Minas Gerais:

a)Comprovante de endereço em nome do candidato, acompanhado de seu RG e CPF; OU

b) Comprovante de endereço em nome do responsável legal, pais, filhos, cônjuge ou companheiro(a), acompanhado de documento que comprove o parentesco com o candidato (RG, Certidão de Nascimento, documento oficial de guarda ou adoção de menor) ou o estado civil do candidato (certidão de casamento ou união estável, entre outros).

Documentos válidos para comprovar endereço residencial: Contas de água, luz, gás, TV, internet, telefone fixo e celular; Contrato ou recibo de aluguel em vigor; Escritura ou certidão de ônus do imóvel; Declaração recente de Imposto de Renda; Carnês do IPTU e IPVA; Contracheque emitido por órgão público; Demonstrativos do INSS; Fatura de cartão de crédito; Nota fiscal; Boletos e carnê de loja; Boleto bancário de mensalidade escolar, plano de saúde, condomínio ou financiamento habitacional; Comprovante de matrícula em instituição de ensino regular; Título de eleitor; Carteirinha de matrícula da UBS.

 

II- Para comprovar que estudou integralmente o Ensino Médio em escolas públicas estaduais ou municipais do estado de Minas Gerais:

​a) Histórico Escolar, caso este documento contenha expressamente o(s) município(s) da(s) escola(s) em que o candidato cursou o Ensino Médio OU

b)Declaração(ões) da(s) Instituição(ões) de Ensino em que o candidato cursou o Ensino Médio ou está concluindo o Ensino Médio, na(s) qual(is) conste(m) o(s) município(s) da(s) referida(s) Instituição(ões), conforme modelo (link PDF).

 

O que acontece após realizar a inscrição e enviar dos documentos? 

1º - A banca examinadora da empresa responsável pela execução do Vestibular UEMG 2024 realizará a análise da documentação para verificar se o candidato atende os requisitos estabelecidos para concorrer à modalidade e categoria de vaga que selecionou no ato de inscrição.  

2º - No RESULTADO PRELIMINAR o candidato será considerado como APTO, caso tenha apresentado toda a documentação comprobatória, ou INAPTO, caso sua documentação não atenda o exigido em Edital. O candidato INAPTO poderá consultar o motivo do indeferimento na Área do Candidato.    

3º - Durante o período de dois dias úteis após a publicação do RESULTADO PROVISÓRIO, o candidato considerado INAPTO poderá interpor recurso, por meio de formulário na Área do Candidato. 

3º - Após análise dos recursos pela banca examinadora da empresa responsável pela execução do Vestibular UEMG 2024, será publicado o RESULTADO FINAL:

  • O candidato considerado APTO no resultado final terá sua inscrição efetivada para a categoria selecionada.  
  • O candidato considerado INAPTO terá sua inscrição remanejada para a modalidade de Ampla Concorrência.  

4º - A confirmação da inscrição está condicionada ao deferimento do pedido de Isenção ou ao pagamento da Taxa de Inscrição.

O procedimento de heteroidentificação é o procedimento complementar à autodeclaração de pertencimento étnico-racial, para confirmação da condição de pessoa negra (preta ou parda), nos termos da Resolução CONUN/UEMG nº 475, de 01 de dezembro de 2020.

Deverão participar do procedimento de heteroidentificação os candidatos com inscrição efetivada para a Categoria I do PROCAN (Negros de baixa renda e egressos de escola pública), convocados por meio de listas a serem publicadas no site do Vestibular (http://vestibular.uemg.br/).

 

Como será o procedimento de heteroidentificação?

Os procedimentos são presenciais e ocorrerão na Unidade Acadêmica do curso para a qual o candidato realizou a inscrição. O candidato deve atentar-se a data e horário de seu procedimento, que constam na convocação. 

O procedimento de heteroidentificação será realizado, obrigatoriamente, com a presença do candidato, que deverá comparecer na data estabelecida na lista de convocação, não podendo se fazer representar por procuração, correspondência ou qualquer meio digital.

Na situação de o candidato convocado ser menor de 18 (dezoito) anos, deverá se apresentar à Comissão de Heteroidentificação Local acompanhado de responsável legal.

O candidato deverá se apresentar à Comissão de Heteroidentificação Local em sala reservada e deverá levar sua Carta Consubstanciada impressa, que deverá ser lida pelo candidato, perante a Comissão.

O procedimento presencial de heteroidentificação será filmado e sua gravação será utilizada na análise de eventuais recursos apresentados pelos candidatos.

 

O que é avaliado no procedimento de heteroidentificação?

No procedimento de heteroidentificação da condição racial autodeclarada, a Comissão de Heteroidentificação Local considerará como critério o fenótipo do candidato, isto é, o conjunto de características físicas visíveis que o fazem ser identificado socialmente como pessoa negra (preta, parda), não sendo considerada a sua ascendência ou a sua autopercepção, assim como qualquer documentação emitida por terceiros, por outros órgãos públicos, ou a aprovação em outros procedimentos de heteroidentificação.

 

Como faço para acessar o resultado do procedimento de heteroidentificação?

O resultado do procedimento de heteroidentificação será divulgado no site do Vestibular (http://vestibular.uemg.br/). Será considerado APTO o candidato que obtiver a maioria de confirmações dadas pelos membros da Comissão de Heteroidentificação Local.  

 

 

O que acontece com o candidato inapto?

No período de dois dias úteis após a publicação do Resultado Provisório poderá interpor recurso, por meio de formulário na Área do Candidato.

Após análise dos recursos pela Comissão Central de Heteroidentificação, será publicado o Resultado Final:. 

  • O candidato considerado APTO no resultado final terá sua classificação para a Categoria I efetivada.  
  • O candidato considerado INAPTO será reclassificado automaticamente na modalidade de Ampla Concorrência. 

O Programa de Reserva de Vagas – PROCAN é uma política institucional de inclusão social que compõe uma das modalidades da Política de Ações Afirmativas da UEMG. Seu objetivo é auxiliar na correção das desigualdades socioeconômicas que dificultam o acesso e a permanência de grupos menos favorecidos na Universidade.

 

Quem pode participar?

Candidatos de baixa renda, egressos de escola pública, negros, quilombolas, indígenas, ciganos e pessoas com deficiência.

 

Como são distribuídas as vagas?

Com base na Lei Estadual nº 22.570/2017, o PROCAN estabelece a reserva de 50% (cinquenta por cento) das vagas na Universidade, distribuídas da seguinte forma:

  • Categoria I – 21% (vinte e um por cento) para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;
  • Categoria II – 3% (três por cento) para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados quilombolas;
  • Categoria III – 3% (três por cento) para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;
  • Categoria IV – 2% (dois por cento) para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados ciganos;
  • Categoria V – 16% (dezesseis por cento) para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;
  • Categoria VI – 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência.

Como posso participar?

Para participar o candidato deverá selecionar, no ato de inscrição no Vestibular, a categoria de vaga para a qual deseja concorrer e anexar a documentação que comprove que atende aos critérios estabelecidos em Lei. Consulte abaixo a lista completa e modelos de documentos para cada categoria:

Categoria I – NEGROS

  1. Declaração de Candidato Negro - Preto ou Pardo (Formulário PDF preenchível);
  2. Comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (Lista de documentos comprobatórios);
  3. Comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo:

 

Categoria II – QUILOMBOLAS

  1. Declaração de Candidato Quilombola (Formulário PDF preenchível);
  2. Comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (Lista de documentos comprobatórios);
  3. Comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo:

 

Categoria III – INDÍGENAS

  1. Declaração de Candidato Indígena (Formulário PDF preenchível);
  2. Comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (Lista de documentos comprobatórios);
  3. Comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo:

 

Categoria IV – CIGANOS

  1. Declaração de Candidato Cigano (Formulário PDF preenchível);
  2. Comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (Lista de documentos comprobatórios);
  3. Comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo: 

 

Categoria V – EGRESSOS DE ESCOLA PÚBLICA

  1. Comprovação de estudo do Ensino Médio integralmente em Escola Pública (Lista de documentos comprobatórios);
  2. Comprovação de renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo:

 

Categoria VI – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

  1. Comprovação de atendimento à condição de Pessoa com Deficiência (Lista de documentos comprobatórios).

 

 

O que acontece após realizar a inscrição e enviar dos documentos? 

1º - A banca examinadora da empresa responsável pela execução do Vestibular UEMG 2024 realizará a análise da documentação para verificar se o candidato atende os requisitos estabelecidos para concorrer à modalidade e categoria de vaga que selecionou no ato de inscrição.  

2º - No RESULTADO PRELIMINAR o candidato será considerado como APTO, caso tenha apresentado toda a documentação comprobatória, ou INAPTO, caso sua documentação não atenda o exigido em Edital. O candidato INAPTO poderá consultar o motivo do indeferimento na Área do Candidato.  

3º - Durante o período de dois dias úteis após a publicação do RESULTADO PRELIMINAR, o candidato considerado INAPTO poderá interpor recurso, por meio de formulário na Área do Candidato. 

3º - Após análise dos recursos pela banca examinadora da empresa responsável pela execução do Vestibular UEMG 2024, será publicado o RESULTADO FINAL.  

  • O candidato considerado APTO no resultado final terá sua inscrição efetivada para a categoria selecionada.  
  • O candidato considerado INAPTO terá sua inscrição remanejada para a modalidade de Ampla Concorrência.  

 4º - A confirmação da inscrição está condicionada ao deferimento do pedido de Isenção ou ao pagamento da Taxa de Inscrição.

 

Exclusivo para candidatos aptos na Categoria I - Negros:

5º - Os candidatos da CATEGORIA I do PROCAN serão convocados para se apresentem à Banca de Heteroidentificação, em data estabelecida no cronograma do vestibular, nos termos da Resolução CONUN/UEMG 475 de 1º de dezembro de 2020.  

6º - Os procedimentos são presenciais, na Unidade Acadêmica do curso para a qual o candidato realizou a inscrição. O candidato deve atentar-se a data e horário de seu procedimento, que constam na convocação.  

7º - No RESULTADO PROVISÓRIO DA HETEROIDENTIFICAÇÃO o candidato será considerado como APTO ou INAPTO. O candidato INAPTO poderá consultar o motivo do indeferimento na Área do Candidato.  

8º - Durante o período de dois dias úteis após a publicação do RESULTADO PROVISÓRIO, o candidato considerado INAPTO poderá interpor recurso, por meio de formulário na Área do Candidato. 

9º - Após análise dos recursos pela Comissão Central de Heteroidentificação, será publicado o RESULTADO FINAL DA HETEROIDENTIFICAÇÃO: 

  • O candidato considerado APTO no resultado final terá sua classificação para a Categoria I efetivada.  
  • O candidato considerado INAPTO será reclassificado automaticamente na modalidade de Ampla Concorrência. 

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