Vestibular UEMG

Procedimento de Heteroidentificação

O procedimento de heteroidentificação é o procedimento complementar à autodeclaração de pertencimento étnico-racial, para confirmação da condição de pessoa negra (preta ou parda), nos termos da Resolução CONUN/UEMG nº 475, de 01 de dezembro de 2020.

Deverão participar do procedimento de heteroidentificação os candidatos com inscrição efetivada para a Categoria I do PROCAN (Negros de baixa renda e egressos de escola pública), convocados por meio de listas a serem publicadas no site do Vestibular (http://vestibular.uemg.br/).

 

Como será o procedimento de heteroidentificação?

Os procedimentos são presenciais e ocorrerão nos dias 15/02/2023 e 16/02/2023, na Unidade Acadêmica do curso para a qual o candidato realizou a inscrição. O candidato deve atentar-se a data e horário de seu procedimento, que constam na convocação. 

O procedimento de heteroidentificação será realizado, obrigatoriamente, com a presença do candidato, que deverá comparecer na data estabelecida na lista de convocação, não podendo se fazer representar por procuração, correspondência ou qualquer meio digital.

Na situação de o candidato convocado ser menor de 18 (dezoito) anos, deverá se apresentar à Comissão de Heteroidentificação Local acompanhado de responsável legal.

O candidato deverá se apresentar à Comissão de Heteroidentificação Local em sala reservada e deverá levar sua Carta Consubstanciada impressa, que deverá ser lida pelo candidato, perante a Comissão.

O procedimento presencial de heteroidentificação será filmado e sua gravação será utilizada na análise de eventuais recursos apresentados pelos candidatos.

 

O que é avaliado no procedimento de heteroidentificação?

No procedimento de heteroidentificação da condição racial autodeclarada, a Comissão de Heteroidentificação Local considerará como critério o fenótipo do candidato, isto é, o conjunto de características físicas visíveis que o fazem ser identificado socialmente como pessoa negra (preta, parda), não sendo considerada a sua ascendência ou a sua autopercepção, assim como qualquer documentação emitida por terceiros, por outros órgãos públicos, ou a aprovação em outros procedimentos de heteroidentificação.

 

Como faço para acessar o resultado do procedimento de heteroidentificação?

O resultado do procedimento de heteroidentificação será divulgado no site do Vestibular (http://vestibular.uemg.br/) em 17/02/2023. Será considerado APTO o candidato que obtiver a maioria de confirmações dadas pelos membros da Comissão de Heteroidentificação Local.  

 

O que acontece com o candidato inapto?

Nos dias 23/02/2023 e 24/02/2023 o candidato considerado INAPTO no Resultado Preliminar poderá interpor recurso, por meio de formulário na Área do Candidato.

Após análise dos recursos pela Comissão Central de Heteroidentificação, será publicado o Resultado Final, em 01/03/2023. 

  • O candidato considerado APTO no resultado final terá sua classificação para a Categoria I efetivada.  
  • O candidato considerado INAPTO será reclassificado automaticamente na modalidade de Ampla Concorrência. 

Please publish modules in offcanvas position.