Na tarde do último domingo, 17.567 candidatos ao Vestibular UEMG 2025 abriram seu caderno de provas e se depararam com uma proposta de redação que incentivou uma reflexão sobre um projeto de Lei aprovado no Congresso Nacional brasileiro que limitava os casos de uso de aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares, nos espaços públicos e privados por estudantes da Educação Básica. No dia seguinte à realização das provas, o Presidente da República sancionou o projeto, tornando-o a Lei Federal nº 15.100/2025.
A proposta de redação apresentava dois textos motivadores, cada um contendo entre cinco e seis linhas. O primeiro é de autoria da Agência Senado, contextualizando o projeto de Lei, que teria como "propósito proteger a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, proibindo o uso de dispositivos eletrônicos, como telefones celulares durante as aulas, recreios e os intervalos, com exceções para fins pedagógicos ou em casos de emergência. A utilização desses dispositivos também é permitida para garantir a acessibilidade, inclusão e atender às condições de saúde dos estudantes".
O outro texto, um trecho creditado como pertencente ao Relatório Anual de Educação da Unesco de 2023, apontou a incipiência de leis no mundo para coibir o uso desses aparelhos nos locais de ensino, informando que menos de 25% dos países possuiriam dispositivos legais nesse sentido, destacando a China, que limita em 30% o tempo de uso de equipamentos eletrônicos em recursos educacionais, e Itália e EUA, que proíbem uso de ferramentas ou redes sociais específicas nas escolas.
Com a iminência do Brasil se somar a esse grupo, a questão de redação solicitava que o candidato(a) apontasse, em texto de gênero discursivo e argumentativo, os pontos positivos e negativos dessa iniciativa.
Nas redes sociais e em entrevistas realizadas com os candidatos após a prova, o tema foi elogiado por sua relevância e tempestividade. Andriele dos Santos, de 22 anos, fez a prova em João Monlevade para o curso de Engenharia Metalúrgica: “Achei a prova tranquila e o tema da redação muito interessante, parte do nosso cotidiano”. A candidata ao curso de Direito em Ituiutaba, Liana Tostes, de 59 anos, também aprovou: “Achei a redação tranquila, gostei do tema e acredito ter ido muito bem!”. Já Maria Eduarda Santiago, de 20 anos, que concorre a uma vaga o bacharelado em Educação Física na UEMG de Divinópolis, refletiu como o tema afeta a própria trajetória: "Eu sou mais uma vítima, né? Querendo ou não eu também estava falando sobre mim, o que, de certa forma, me ajudou na hora de escrever. Já era para eu ter entrado para a faculdade, mas o celular me atrapalhou muito”, analisa.
As opiniões dos candidatos encontraram respaldo nas de alguns docentes: "O tema sobre uso de celulares em salas de aula foi muito atual, uma coisa polêmica, muito discutida atualmente e isso é interessante, pois hoje os jovens usam muito e estão habituados”, afirmou o diretor da UEMG Frutal, professor Leandro Pinheiro. Karol Natasha Castanheira, que é vice-diretora da mesma Unidade Acadêmica, concorda que o tema simultaneamente instigou e facilitou os candidatos em suas argumentações: “essa geração está imersa nas tecnologias digitais e pode discutir e argumentar [sobre elas] de uma forma bastante coerente”, pontua.
Com o gabarito já publicado, o resultado preliminar do Vestibular UEMG 2025, que já contará com a nota da redação, será publicado no dia 11/02.