Dúvidas Frequentes

É importante ler o Edital do Vestibular?

Sim. O Edital é o seu guia! Nele, estão inseridos todos os processos, normas e detalhes do processo seletivo. Todos os candidatos devem ler atentamente o Edital. Este é o primeiro passo de uma boa preparação para o Vestibular.

 

Receberei algum tipo de informação ou aviso por e-mail ou correios?

A empresa responsável pela execução do Vestibular poderá encaminhar avisos e alertas por e-mail. Porém todas as informações oficiais, tais como retificações, comunicados, resultados e convocações serão divulgadas no site do vestibular (http://vestibular.uemg.br/).

 

INSCRIÇÃO

Como as vagas do Vestibular são distribuídas?

Conforme Resolução CONUN/UEMG nº592, de 19 de maio de 2023, as vagas ofertadas pelo Vestibular correspondem a 75% (setenta e cinco por cento) do total de vagas para ingresso na UEMG em 2024, sendo distribuídas da seguinte forma:

a) 50% destinados ao PROCAN;

b) 20% destinados à AMPLA CONCORRÊNCIA;

c) 5% destinado à INCLUSÃO REGIONAL.

As demais vagas são ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada - SiSU.

 

Qual o valor da taxa de inscrição? Posso pedir isenção?

A taxa de inscrição do Vestibular UEMG 2024 é de R$ 80,00 (oitenta reais). Você pode solicitar a isenção no formulário de inscrição disponível na Área do Candidato caso seja um candidato com renda familiar de até 1,5 (um e meio) salários mínimos ou seja egresso de escola pública (estudou o ensino médio integralmente em escolas municipais, estaduais ou federais).

Preste muito atenção aos prazos estabelecidos no Edital para solicitação da isenção e para pagamento da taxa de inscrição.

 

Existem políticas de reserva de vagas ou cotas para candidatos? Como posso me inscrever?

Sim, a política de cotas da UEMG ocorre por meio do PROCAN - Programa de Seleção Socioeconômica da Universidade do Estado de Minas Gerais. O PROCAN é uma política institucional de reserva de vagas que busca auxiliar na correção das desigualdades sociais que dificultam o acesso e a permanência de grupos menos favorecidos na Universidade.

A UEMG também possui o Programa de Inclusão Regional, que destina 5% das vagas dos cursos de graduação para candidatos que residam em Minas Gerais e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em instituições de ensino públicas das redes municipais, estadual ou federal, sediadas no Estado de Minas Gerais. 

 A escolha da categoria pela qual deseja concorrer no Vestibular UEMG 2024 é feita no formulário de inscrição, devendo o candidato se atentar para os prazos e documentações comprobatórias previstas em Edital.

 

Digitei meu nome errado. Vou perder minha inscrição? Como corrigir?

Se você ainda não tiver assinalado o Termo de Aceite e finalizado sua inscrição, poderá realizar alteração seus dados cadastrais, exceto o número de CPF.

Caso sua inscrição já tenha sido finalizada e você perceba algum erro em seus dados cadastrais, estes deverão ser, obrigatoriamente, informados ao fiscal de sala no dia de realização da prova, para inclusão na folha de ocorrências e posterior correção. 

 

Coloquei errado a cidade onde vou fazer a prova e concluí a inscrição sem conferir; teria como mudar?

Marquei errado o curso na minha inscrição e não consigo cancelar. O que devo fazer para trocar?

Na inscrição, cometi o engano na escolha do período e indiquei matutino quando, na verdade, quero o noturno. É possível trocar?

Se você ainda não tiver assinalado o Termo de Aceite e finalizado sua inscrição, poderá realizar alteração destas informações por meio da ÁREA DO CANDIDATO. Caso sua inscrição já tenha sido finalizada, não é possivel alterar as informações preenchidas.

  

Como é feito o pagamento da taxa de inscrição?

O candidato deverá emitir e pagar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) que será disponibilizado por meio de um link específico na ÁREA DO CANDIDATO, após a conclusão do preenchimento de todas as etapas da inscrição, conforme Edital do Vestibular 2024.

 

Paguei a inscrição, mas minha área do candidato ainda mostra que está pendente, em quanto tempo a informação é atualizada?

A confirmação do pagamento da taxa de inscrição será disponibilizada na ÁREA DO CANDIDATO em data estabelecida no cronograma do Vestibular. O prazo médio para processamento do pagamento no sistema bancário é de 3 (três) dias úteis.

 

Não estou conseguindo anexar a documentação comprobatória. O que fazer?

Confira se a documentação não está corrompida e se está seguindo os critérios estabelecidos por Edital: cada documento poderá ter até 2MB e deverá ser apresentado em formato PNG, JPG, JPEG ou PDF. Lembre-se de nomear os documentos de forma que seja possível identificá-lo facilmente (ex: Comprovação de Renda - Formulário A; Comprovação de Renda - Identidade Fulado; Comprovação de Renda - Declaração de Desempregado Fulano...). Faça a conferência se os documentos estão légiveis, pois o envio de documentos ilegíveis pode levar ao indeferimento do seu pedido. 

Durante o período de inscrição e antes de assinalar o Termo de Aceite, o candidato poderá excluir ou incluir documentos em sua área de inscrição. Após finalizada a inscrição não é possível alterar os documentos enviados.

O candidato que solicitar a reserva de vagas e deixar de apresentar a documentação comprobatória terá a sua inscrição remanejada na modalidade de ampla concorrência.

 

Caso minha documentação para o PROCAN ou Inclusão Regional não seja aprovada, serei desclassificado?

Não. Em caso de indeferimento da documentação enviada para inscrição no PROCAN ou Inclusão Regional, o candidato será automaticamente remanejado para a ampla concorrência e pode continuar participando do processo seletivo por meio desta categoria. Para ter sua inscrição confirmada o candidato deve efetuar o pagamento da DAE ou ser considerado isento da taxa de inscrição.

 

Como confirmo minha inscrição e local de realização da prova?

A inscrição é confirmada por meio do deferimento do pedido de isenção da taxa de inscrição OU com a quitação da taxa de inscrição (DAE). A confirmação do pedido de isenção ou do pagamento da DAE são disponibilizadas na ÁREA DO CANDIDATO.

Em 2024 a Prova de Conhecimentos Gerais será aplicada nos municípios de Abaeté, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá. A opção pelo município de realização da prova é feita pelo candidato no momento da inscrição.

As datas, horário e local de realização das provas do Vestibular serão informados no COMPROVANTE DEFINITIVO DE INSCRIÇÃO, emitidos através da ÁREA DO CANDIDATO, no prazo definido no Edital. 

 

Posso fazer inscrição em mais de um curso?

Não. Será permitida a inscrição do candidato em apenas um curso, turno e Unidade Acadêmica, a serem escolhidos no momento da inscrição. Durante o período de inscrição e antes de assinalar o Termo de Aceite o candidato poderá realizar alteração nas respostas do formulário (exceto CPF), mas não será permitido fazer opção por mais de um curso.

 

Ainda estou cursando o ensino médio. Posso prestar o Vestibular?

O candidato pode se inscrever e fazer as provas mesmo sem ter concluido o Ensino Médio.

Entretanto, somente poderão ser matriculados, nos termos da Lei 9.394/1996, os candidatos que apresentarem comprovação de conclusão do Ensino Médio ou estudo equivalente, até a data da matrícula. Caso o candidato não tenha concluído o Ensino Médio até a data da matrícula, sua classificação torna-se nula, não tendo o candidato o direito de ocupação da vaga. Nesse caso, a prova do Vestibular valerá como treinamento.

 

Gostaria de saber se posso concorrer no Vestibular mesmo já tendo diploma de curso superior em instituição pública?

O Vestibular é aberto a todos os candidatos que tenham concluído ou estão concluindo o Ensino Médio, não havendo impedimento para a participação do estudante que já concluiu uma graduação.

 

Posso realizar a inscrição mesmo tendo 17 anos?

Não há limite mínimo de idade para participação no Vestibular. Todos os atos praticados pelos candidatos menores de 18 (dezoito) anos relacionados ao Vestibular UEMG 2024, tais como inscrição, emissão de declarações, assinaturas e/ou quaisquer outros atos correlatos, inclusive a matrícula de candidato classificado, devem necessariamente contar com a participação e a anuência formal de seus representantes legais, nos termos do Código Civil.

Entretanto, somente poderão ser matriculados, nos termos da Lei 9.394/1996, os candidatos que apresentarem comprovação de conclusão do Ensino Médio ou estudo equivalente, até a data da matrícula. Caso o candidato não tenha concluído o Ensino Médio até a data da matrícula, sua classificação torna-se nula, não tendo o candidato o direito de ocupação da vaga. Nesse caso, a prova do Vestibular valerá como treinamento.

 

ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Quem pode solicitar isenção da taxa de inscrição?

Você pode solicitar a isenção no formulário de inscrição disponível na Área do Candidato caso seja um candidato com renda familiar de até 1,5 (um e meio) salários mínimos ou seja egresso de escola pública (estudou o ensino médio integralmente em escolas municipais, estaduais ou federais).

Preste muito atenção aos prazos estabelecidos no Edital para solicitação da isenção e para pagamento da taxa de inscrição.

 

Optei pelo PROCAN. Posso concorrer à isenção?

Sim. Os candidatos que se encontrem em condição de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, independente da modalidade e categoria de inscrição selecionada.

 

O que fazer depois que solicitei a isenção da taxa?

Toda a documentação será analisada por Banca Examinadora, que irá verificar se o candidato atende os requisitos estabelecidos para receber a isenção da taxa de inscrição. Após a análise dos documentos será publicado o resultado no site do Vestibular, em data estabelecida no cronograma. O candidato considerado isento terá sua inscrição efetivada automaticamente. O candidato considerado não isento deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição até a data limite estabelecida no Edital, para efetivação de sua inscrição.

 

Caso eu não consiga a isenção da taxa, como poderei pagar a inscrição?

O candidato considerado não isento do pagamento da taxa de inscrição deverá acessar a ÁREA DO CANDIDATO e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) por meio de link específico, disponibilizado para esse fim, realizando seu pagamento dentro do prazo estabelecido no Edital.

 

INCLUSÃO REGIONAL

O que é a inclusão regional?

O programa de Inclusão Regional tem o objetivo de estimular o acesso à Universidade pelos candidatos que residem no estado de Minas Gerais, como forma de contribuir com o desenvolvimento regional. Serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas de cada curso de graduação para a inclusão regional.

 

Quem pode participar da inclusão regional?

Candidatos que residem no estado de Minas Gerais e que cursaram os três anos do Ensino Médio em instituições de ensino públicas das redes estadual, municipal e federal sediadas no Estado de Minas Gerais.

 

Como posso participar da inclusão regional?

Para participar o candidato deverá selecionar, no ato de inscrição no Vestibular, a modalidade de Inclusão Regional e anexar a documentação que comprove que é residente no estado de Minas Gerais e que cursou integralmente o Ensino Médio em instituições de ensino públicas das redes estadual, municipal e federal sediadas no Estado de Minas Gerais. Consulte a lista completa de documentos para cada categoria no Anexo IV do Edital do Vestibular.

 

O que fazer depois que me inscrevi para inclusão regional e enviei os documentos?

Toda a documentação será analisada por Banca Examinadora, que irá verificar se o candidato atende os requisitos estabelecidos para concorrer na modalidade de Inclusão Regional.

 

Se eu não for aprovado na Inclusão Regional, o que acontece?

O candidato inscrito para inclusão regional e considerado não apto no resultado da análise documental terá sua inscrição remanejada para a modalidade ampla concorrência.

 

Gostaria de saber se a inclusão regional será somente para quem morar em alguma das 18 cidades que têm sede da UEMG? Ou pode ser qualquer cidade de Minas Gerais?

Pode participar da Inclusão Regional o candidato que mora em qualquer cidade do estado de Minas Gerais e que tenha cursado os três anos do Ensino Médio em instituições de ensino públicas das redes municipais, estadual ou federal, sediadas no Estado de Minas Gerais.

 

 

PROCAN / RESERVA DE VAGAS

O que é o PROCAN?

O Programa de Reserva de Vagas do PROCAN é uma política institucional de inclusão social que compõe uma das modalidades da Política de Ações Afirmativas da UEMG. Seu objetivo é auxiliar na correção das desigualdades socioeconômicas que dificultam o acesso e a permanência de grupos menos favorecidos na Universidade, conforme orienta a Lei Estadual Nº 22.570 de 05 de junho de 2017.

 

Quem pode participar do PROCAN?

Candidatos de baixa renda, egressos de escola pública, negros, quilombolas, indígenas, ciganos e pessoas com deficiência.

 

Como são distribuídas as vagas do PROCAN?

A UEMG reserva 50% das vagas de cada curso de graduação para o PROCAN, sendo distribuídas da seguinte forma:

  • Categoria I – 21% para candidatos declarados negros (pretos e pardos) de baixa renda e egressos de escola pública;
  • Categoria II – 3% para candidatos declarados quilombolas de baixa renda e egressos de escola pública;
  • Categoria III – 3% para candidatos declarados indígenas de baixa renda e egressos de escola pública;
  • Categoria IV – 2% para candidatos declarados ciganos de baixa renda e egressos de escola pública;
  • Categoria V – 16% para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;
  • Categoria VI – 5% para pessoas com deficiência.

 

Como posso participar do PROCAN?

Para participar o candidato deverá selecionar, no ato de inscrição no Vestibular, a categoria de vaga para a qual deseja concorrer e anexar a documentação que comprove que atende aos critérios estabelecidos em Lei. Consulte a lista completa de documentos para cada categoria no Anexo III do Edital do Vestibular.

 

O que fazer depois que me inscrevi no PROCAN e enviei os documentos?

Toda a documentação será analisada por Banca Examinadora, que irá verificar se o candidato atende os requisitos estabelecidos para a categoria de vaga que selecionou no ato de inscrição.

 

Se eu não for aprovado no PROCAN, o que acontece?

O candidato inscrito no PROCAN e considerado não apto no resultado da análise documental terá sua inscrição remanejada para a modalidade ampla concorrência.

 

Me inscrevi no PROCAN para a Categoria I (negros) e vi que preciso fazer um procedimento de heteroidentificação. O que é isso?

O procedimento de heteroidentificação é o procedimento complementar à autodeclaração de pertencimento étnico-racial, para confirmação da condição de pessoa negra (preta ou parda), nos termos da Resolução CONUN/UEMG nº 475, de 01 de dezembro de 2020.

 

Como é o procedimento de heteroidentificação?

O procedimento de heteroidentificação será realizado presencialmente na Unidade Acadêmica para a qual o candidato se inscreveu, com a presença obrigatória do candidato. Na situação de o candidato ser menor de 18 (dezoito) anos, deverá se apresentar à Comissão de Heteroidentificação acompanhado de responsável legal. O procedimento de heteroidentificação ocorrerá em sala reservada e o candidato deverá levar sua Carta Consubstanciada impressa, que deverá ser lida perante a Comissão. O procedimento presencial de heteroidentificação será filmado e sua gravação será utilizada na análise de eventuais recursos apresentados pelos candidatos.

 

O que é avaliado no procedimento de heteroidentificação?

No procedimento de heteroidentificação da condição racial autodeclarada, a Comissão irá considerar como critério o fenótipo do candidato, isto é, o conjunto de características físicas visíveis que o fazem ser identificado socialmente como pessoa negra (preta, parda), não sendo considerada a sua ascendência ou a sua autopercepção, assim como qualquer documentação emitida por terceiros, por outros órgãos públicos, ou a aprovação em outros procedimentos de heteroidentificação.

 

Como faço para acessar o resultado do procedimento de heteroidentificação?

O resultado do procedimento de heteroidentificação será divulgado no site do Vestibular e será considerado APTO o candidato que obtiver a maioria de confirmações dadas pelos membros da Comissão de Heteroidentificação.  

 

O que acontece com o candidato inapto no procedimento de heteroidentificação?

O candidato considerado inapto no procedimento de heteroidentificação, o candidato será automaticamente realocado para a modalidade de ampla concorrência no resultado de classificação, a ser publicado no site do Vestibular.

 

Posso me aplicar ao PROCAN e ao Programa de Inclusão Regional ao mesmo tempo?

Ao se inscrever no Vestibular UEMG 2024, o estudante deverá fazer opção por uma modalidade/categoria de concorrência. A modalidade/categoria representa os programas da UEMG e estes não são cumulativos. As modalidades são: PROCAN, Inclusão Regional e Ampla Concorrência, sendo que o PROCAN integra seis categorias diferentes.

 

Para fins de renda per capita, deve-se incluir o membro da família que permanece na residência apenas aos finais de semana (sábado e domingo)?

Devem ser incluídos todos os membros do curso familiar que compartilham a mesma renda, estando ele trabalhando ou não.

 

 

REALIZAÇÃO DAS PROVAS

Todos os cursos terão provas específicas?

As Provas de Habilidades Específicas são aplicadas somente para os cursos de Música, a serem realizadas em Belo Horizonte, com local, data e horário estabelecido no Comprovante Definitivo de Inscrição.

 

Quando fico sabendo o local onde farei as provas?

As datas, horário e local de realização das provas do Vestibular serão informados no Comprovante Definitivo de Inscrição, emitido e impresso através da ÁREA DO CANDIDATO, em data estabelecida no cronograma do Vestibular.

 

No dia da prova, qual será o horário de fechamento dos portões?

Os portões dos prédios onde serão realizadas as provas do Vestibular serão fechados, impreterivelmente, 30 (trinta) minutos antes do início das provas. Dessa forma, recomendamos que o candidato chegue ao local de prova com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário de início das provas.

 

O que devo levar no dia das provas?

O candidato deverá levar o Comprovante Definitivo de Inscrição e um documento de identificação com foto, original e atualizado.

Para a realização das Provas de Habilidades Específicas de Música, o candidato deverá levar seu próprio instrumento, exceto no caso do piano, que será fornecido pela UEMG, e cópias das obras que irá executar.

Para a realização da Prova de Conhecimentos Gerais, o candidato deverá levar caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

O que NÃO devo levar no dia das provas?

O candidato não deverá levar livros e artigos científicos, calculadora de qualquer tipo (inclusive em relógio), aparelhos celulares ou similares, aparelhos de rádio transmissão ou similares, notebook, gravador e anotações. Também não será permitido o uso de óculos de sol, bonés, chapéus, gorros, lenços ou similares, protetor auricular, relógio, arma de fogo ou objetos similares, mesmo que possua o respectivo porte.

Não haverá serviço de guarda-volumes nos locais das provas, estando a coordenação local do Vestibular isentas de responsabilidade por perdas ou extravios de objetos.

 

Precisarei amamentar meu filho durante a prova. O que fazer?

A lactante deverá informar a necessidade de amamentação no ato da inscrição, no campo TRATAMENTO DIFERENCIADO, indicando o nome e o número de documento de Identidade (RG) de pessoa maior de 18 (dezoito) anos, que será responsável pela guarda da criança durante o período de realização da prova e anexar cópia digitalizada da certidão de nascimento do lactente (criança) e do RG do responsável por sua guarda. Nos horários previstos para amamentação, acompanhada de fiscal, a mãe poderá retirar-se, temporariamente, da sala de prova, para amamentar seu filho em uma sala especial, reservada para esse fim.

 

Possuo uma deficiência. Posso solicitar atendimento especial ou tempo adicional para fazer a prova?

O candidato com deficiência que necessitar de auxílio para a realização da prova deverá indicá-lo, no ato de inscrição, informando em campo específico, o tipo de deficiência e anexar cópia digitalizada de Laudo Médico ou parecer emitido por especialista da área de sua deficiência. O Laudo Médico ou parecer do especialista deverá atestar a espécie, o grau e o nível de deficiência do candidato, com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado.

 

O que fazer se eu for habilitado na prova de música?

O candidato habilitado na prova de habilidades especificas de música deverá realizar também a Prova de Conhecimentos Gerais em data estabelecida no cronograma do Vestibular.

 

Como será feita a classificação dos candidatos?

A classificação dos candidatos obedecerá a ordem decrescente de pontuação obtida na Prova de Conhecimentos Gerais. 

  • Será considerado CLASSIFICADO o candidato que obteve somatório de pontos suficiente para incluí-lo no limite das vagas disponíveis no curso e no turno para os quais se inscreveu;
  • Será considerado EXCEDENTE o candidato que não obteve somatório de pontos suficiente para incluí-lo nas vagas disponíveis no curso e no turno para os quais se inscreveu;
  • Será considerado DESCLASSIFICADO o candidato que obteve nota zero na prova de redação e o candidato ao curso de Música que não alcançou aprovação nas provas de Habilidades Específicas.

 

Como saber se eu fui classificado e convocado para realizar a matrícula?

A UEMG irá publicar no site do Vestibular a lista de classificação após a realização dos procedimentos de heteroidentificação, onde constará a situação do candidato e sua convocação para realização da matrícula.

 

Em quais cidades as provas de conhecimentos gerais serão realizadas?

A prova de Conhecimentos Gerais será realizada nas cidades de Abaeté, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Guanhães, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.

 

Como será o modelo de redação utilizado este ano?

A prova de redação poderá apresentar uma coletânea de textos motivadores, pertinentes a determinado tema, e instruirá o candidato a produzir um texto no formato de um gênero discursivo, a ser definido no caderno de prova, abordando o tema proposto. O texto da redação deverá ser escrito com Letra Legível, utilizando a variante linguística da norma padrão, e não poderá ultrapassar o limite das 30 (trinta) linhas constantes na folha. 

 

Eu posso realizar a prova do vestibular numa cidade diferente daquela que oferece o curso para o qual me inscrevi?

Conforme o Edital, será facultado ao candidato a realização da Prova de Conhecimentos Gerais em cidade onde não é oferecido o curso para o qual pretenda se inscrever, desde que essa cidade esteja incluída na lista de Unidades da UEMG que oferecem cursos de graduação presenciais e seja indicada no ato de inscrição, em campo específico para esse fim.

 

Quais matérias/disciplinas serão cobradas na prova do vestibular? Haverá alguma redação?

A Prova de Conhecimentos Gerais será composta por 48 (quarenta e oito) questões de múltipla escolha com quatro opções de respostas cada uma, considerando os conteúdos do núcleo comum do Ensino Médio - Física, Matemática, História, Química, Biologia, Geografia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol, conforme conteúdo programático definido no Anexo VI do Edital. A prova de redação poderá apresentar uma coletânea de textos motivadores, pertinentes a determinado tema, e instruirá o candidato a produzir um texto no formato de um gênero discursivo, a ser definido, abordando o tema proposto. O texto da redação deverá ser escrito com letra legível, utilizando a variante linguística na norma padrão e não deverá ultrapassar o limite das 30 (trinta) linhas constantes na folha.

 

Poderiam me informar a respeito das obras literárias obrigatórias? Não encontrei informaçlão no Edital do vestibular 2024.

Não há exigência de leitura obrigatória de obras literárias para o Vestibular 2024.

 

MATRÍCULA

Fui aprovado(a)! Qual o procedimento para matrícula?

As matrículas serão realizadas, presencialmente, na secretaria da Unidade Acadêmica para a qual o candidato foi classificado.

No ato da matrícula presencial, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Requerimento de matrícula, preenchido e assinado, em modelo a ser fornecido pela instituição (original); 
  • Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (cópia autenticada OU cópia simples acompanhada do original); 
  • Cadastro de Pessoas Física (CPF) e Carteira de Identidade (RG) ou equivalente Médio (cópia autenticada OU cópia simples acompanhada do original); 
  • Certidão de Nascimento ou Casamento Médio (cópia autenticada OU cópia simples acompanhada do original); 
  • Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais, para os maiores de 18 (dezoito) anos Médio (cópia autenticada OU cópia simples acompanhada do original OU documento emitido no site do TSE - https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral); 
  • Prova de quitação com o Serviço Militar, para os maiores de 18 (dezoito) anos do sexo masculino Médio (cópia autenticada OU cópia simples acompanhada do original); 
  • Uma foto 3 x 4 recente (original). 

Please publish modules in offcanvas position.