Vestibular UEMG

Provas de Habilidades Específicas - Música

As provas de Habilidades Específicas são exigidas para os cursos de Música e destinam-se a avaliar conhecimentos e habilidades do candidato na área de música e será composta por duas provas, conforme o programa estabelecido no Edital do Vestibular.

As provas de Habilidades Específicas de Música terão caráter classificatório e eliminatório, e serão realizadas presencialmente, em Belo Horizonte, em local, data e horário a ser especificado no Cartão da Prova de Habilidades Específicas de Música.

 

Que horas devo chegar ao local das provas de música?

Recomendamos que você chegue ao local da prova com antecedência mínima de 1 (uma) hora para o início das provas, pois os protões serão fechados, impreterivelmente, 30 (trinta) minutos antes de seu início.

 

O que devo levar no dia das provas de música?

O candidato deverá levar um documento de identificação com foto, original e atualizado. Também deverá levar seu próprio instrumento, exceto no caso do piano, que será fornecido pela UEMG, e cópias das obras que irá executar.

 Para facilitar a localização do Local de Prova, orientamos que o candidato leve o Cartão da Prova de Habilidades Específicas de Música.

 

O que NÃO devo levar no dia das provas de música?

O candidato não deverá levar livros e artigos científicos, calculadora de qualquer tipo (inclusive em relógio), aparelhos celulares ou similares, aparelhos de rádio transmissão ou similares, notebook, gravador e anotações. Também não será permitido o uso de óculos de sol, bonés, chapéus, gorros, lenços ou similares, protetor auricular, relógio, arma de fogo ou objetos similares, mesmo que possua o respectivo porte.

Não haverá serviço de guarda-volumes nos locais das provas, estando a coordenação local do Vestibular isentas de responsabilidade por perdas ou extravios de objetos.

 

Como faço para acessar o resultado das provas de música? 

O resultado das provas específicas de música será divulgado no site do Vestibular (http://vestibular.uemg.br/). 

Será considerado HABILITADO nas provas de música o candidato que alcançar a pontuação mínima correspondente a 30% relativo à soma da nota das duas provas que compõem a Prova de Habilidades Específicas.

Será considerado NÃO HABILITADO nas provas de música o candidato que não comparecer às provas ou que obtiver nota zero em qualquer uma das duas provas que compõem a Prova de Habilidades Específicas ou que não atingir a pontuação mínima exigida. O candidato considerado NÃO HABILITADO nas provas de habilidades específicas será desclassificado do Vestibular UEMG 2024.

Atenção: O candidato aos cursos de música também deve fazer a Provas de Conhecimentos Gerais, caso contrário será desclassificado do Vestibular UEMG 2024 e não realizará a Prova de Habilidades Específicas.

 

Como será a classificação dos candidatos aos cursos de música?

A classificação dos candidatos aos cursos de música será feita por ordem decrescente dos pontos obtidos na Prova de Conhecimentos Gerais, sendo a Provas de Habilidades Específicas eliminatória e utilizada para fins de desempate.

Será considerado desclassificado no Vestibular o candidato que obteve nota zero na prova de redação.

 

Qual o Programa das Provas?

CURSO DE MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR – LICENCIATURA

PROVAS DE PERCEPÇÃO E PERFORMANCE MUSICAL

PROVA 1 – Percepção Musical: Rítmica e Acuidade auditiva: Na prova 1, serão avaliadas a afinação, a precisão rítmica, a coordenação motora, a expressividade e a execução correta dos nomes das notas.

PROVA 2 – Performance Musical: Na prova 2, serão avaliadas a expressão musical e corporal, a afinação (quando aplicável) e a desenvoltura no uso de instrumento musical ou voz cantada.

 

Referências Bibliográficas:

MED, Bohumil. Teoria da música, 4.ed. Brasília: Musimed, 1996.
PRIOLLI, Maria Luíza de Mattos. Princípios básicos da música para juventude, v.1, 44.ed. rev. e atualiz. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas Ltda, 2002.
WILLEMS, Edgar. Solfejo: curso elementar. São Paulo: Fermata do Brasil, 1985.

 

MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR – LICENCIATURA

PROVAS DE PERCEPÇÃO E PERFORMANCE MUSICAL

PROVA 1 - PERCEPÇÃO MUSICAL: RÍTMICA E ACUIDADE AUDITIVA

PARTE A: Realização de trechos rítmicos com voz e/ou batimentos corporais utilizando mãos ou pés. Haverá a execução de trechos gravados que deverão ser reproduzidos pelo(a) candidato(a).

PARTE B: Entoação de pequenos trechos melódicos. Haverá a execução de trechos gravados que deverão ser reproduzidos pelo(a) candidato(a).

PARTE C: Solfejo da escala e do arpejo da tonalidade de dó maior, com nomes de notas (ascendente e descendente).

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

• O(A) candidato(a) deverá interpretar uma música de livre escolha tocando algum instrumento e/ou cantando.
• A performance deverá ter entre 2 (dois) e 5 (cinco) minutos de duração.
• Pode-se usar playback como acompanhamento.
• A prova poderá ser realizada sem acompanhamento.
• O(A) candidato(a) não poderá levar músicos acompanhadores.
• Em caso de uso de playback, o(a) candidato(a) deverá providenciar o equipamento necessário.
• O(A) candidato(a) poderá utilizar o piano que estará disponível no local de realização desta prova.

 

CURSO DE MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM INSTRUMENTO OU CANTO – LICENCIATURA

PROVA PRÁTICA

A Prova Prática para as habilitações Instrumento ou Canto constará de:

PROVA 1: Solfejo de um trecho musical e Leitura à 1ª vista de um trecho musical para o instrumento ou canto.

Parte A: SOLFEJO
- Na prova de Solfejo, será apresentado um trecho musical na tonalidade de dó maior, em compasso simples com unidade de tempo semínima, a ser cantado pelo(a) candidato(a) com os nomes das notas.
- O solfejo poderá ser realizado em uma das seguintes claves, à escolha do(a) candidato(a): clave de sol ou clave de fá na 4ª linha ou clave de dó na 3ª linha.
- A Prova de Solfejo exigirá do(a) candidato(a) o conhecimento dos seguintes aspectos da teoria musical:

• Duração/ritmo – pulsação e métrica; compassos simples com unidade semínima; figuras/células rítmicas, pausas e relações entre os valores; ponto de aumento; anacruse.

• Altura: estruturas melódicas na tonalidade de dó maior; leitura em uma das claves: sol ou fá na 4ª linha ou dó na 3ª linha.

- Serão avaliadas a fluência e exatidão na leitura de nomes das notas, a precisão rítmica e a afinação.

Parte B: LEITURA À 1ª VISTA
- Na prova de Leitura à 1ª vista, será apresentado um trecho musical a ser cantado ou executado no instrumento, de acordo com a habilitação pretendida pelo(a) candidato(a).
- Serão avaliados o domínio da leitura musical e a precisão na execução musical imediata no instrumento ou no canto.

PROVA 2: Performance do repertório que consta no programa a seguir para instrumento ou canto.

Na prova de Performance de Instrumento ou Canto, serão avaliados o domínio da técnica instrumental/vocal, além de aspectos interpretativos das obras musicais, tais como estilo, caráter, fluência e expressividade, de acordo com o programa de cada habilitação.
• Se julgar necessário, a banca examinadora poderá interromper a execução de qualquer obra do programa, durante a prova.
• O(A) candidato(a) ao Curso de Licenciatura/Instrumento deverá executar todas as obras do programa SEM pianista correpetidor.
• O(A) candidato(a) ao Curso de Licenciatura/Canto deverá executar todas as obras do programa COM acompanhamento de um pianista correpetidor, ficando este sob a responsabilidade do(a) candidato(a).
• O(A) candidato(a) ao Curso de Licenciatura/Canto deverá entregar uma cópia da partitura de cada obra escolhida para a banca examinadora, no momento da prova.
• O(A) candidato(a) ao Curso de Licenciatura/Instrumento deverá entregar uma cópia da partitura da peça de livre escolha para a banca examinadora, no momento da prova.
• Sugestões de obras para escolha dos programas estarão à disposição dos(as) candidatos(as) na Biblioteca da Escola de Música da UEMG.

Referências Bibliográficas:
MED, Bohumil. Teoria da música, 4.ed. Brasília: Musimed, 1996.
PRIOLLI, Maria Luíza de Mattos. Princípios básicos da música para juventude, v.1, 44.ed. rev. e atualiz. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas Ltda, 2002.
WILLEMS, Edgar. Solfejo: curso elementar. São Paulo: Fermata do Brasil, 1985.

 

MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM INSTRUMENTO OU CANTO – LICENCIATURA

PROVA PRÁTICA

CANTO

PROVA 1: SOLFEJO ELEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à primeira vista com os nomes das notas, altura e ritmo, na clave de sol, na tonalidade de dó maior, em compasso simples com unidade de tempo semínima.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Uma ária (de ópera ou de qualquer outro gênero secular ou sacro), que deverá ser cantada no idioma original da obra. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora).

PARTE B: Uma peça de livre escolha: Lied alemão (deverá ser cantado em alemão) ou mélodie francesa (deverá ser cantada em francês) ou canção de câmara brasileira (deverá ser cantada em português). (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

CLARINETA

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Osvaldo Lacerda - Melodia (para clarinete solo).

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

CONTRABAIXO

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: F. Simandl - Um Estudo que inclua a 5a posição do método New Method for the Double Bass, Book 1, Ed. Carl Fisher.

PARTE B: Uma peça de livre escolha: Um movimento rápido ou um movimento lento de uma sonata barroca. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FAGOTE

PROVA 1: SOLFEJO ELEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Um estudo, à escolha do(a) candidato(a), do Método Weissenborn, Op. 8, v. 2.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FLAUTA DOCE

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Dois movimentos contrastantes (lento/rápido) de uma sonata barroca para flauta doce contralto.

PARTE B: Uma peça brasileira de livre escolha para flauta doce soprano. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FLAUTA TRANSVERSAL

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Marcel Moyse: Estudo n.3, com variações (em Fá Maior), do Método 24 Estudos Fáceis.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

OBOÉ

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Cesar Franck: Pièce V.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

PIANO

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Um movimento vivo de Sonata ou Sonatina clássica entre: F. Kuhlau, W. A. Mozart, J. Haydn, L. van Beethoven, A. Diabelli, M. Clementi, C. Gurlit.

PARTE B: Uma peça de livre escolha dos períodos Barroco, Romântico ou Moderno (qualquer peça do repertório erudito não situada no período Clássico). (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

SAXOFONE

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Robert Planel - Suíte Romantique - 5º movimento: Conte de Nöel (até o compasso 49).

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TROMBONE

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Gilberto Gagliardi - Estudos Melódicos, Método de trombone para iniciantes: Escolher dois estudos dentre os quatro que constam nas páginas 44 e 46.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TROMPA

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: C. Saint-Saëns - Romance para Trompa e Piano, Op.36.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TROMPETE

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Giuseppe Concone - Estudo Lírico para Trompete, n. 1 (transcrição de John F. Sawyer).

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TUBA

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: V. Blazevich - Estudo n. 20.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLA DE ORQUESTRA

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: F. Mazas - Estudo n. 2

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLÃO

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Matteo Carcassi - Estudo n. 3, op. 60.

PARTE B: Uma peça de livre escolha, dentre as obras listadas:
- L. Brouwer - Um estudo, dentre os números 9, 10, 11, 12, 13, 14 ou 15;
- H. Villa-Lobos - Prelúdio n. 3;
- H. Villa-Lobos - Prelúdio n. 4;
- Dilermando Reis - Dr. Sabe Tudo;
- Dilermando Reis - Se ela perguntar.
(Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLINO

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Carl Flesch - Escala diatônica e arpejos em 3 oitavas (do item n. 5 do “Sistema de Escalas”), com tonalidade a ser escolhida pelo(a) candidato(a).

PARTE B: Uma peça de livre escolha, dentre as seguintes: Primeiro movimento de um concerto, com cadenza quando for o caso:
- J. B. Accolay - Concerto n. 1, em lá menor;
- J. S. Bach - Concerto em lá menor, BWV 1041;
- J. S. Bach - Concerto em mi maior, BWV 1042;
- J. Haydn - Concerto em sol maior, Hob.VIIa: 4;
- O. Rieding: Concertino em sol maior, op. 24;
- A. Vivaldi: Concerto em lá menor, op. 3, n. 6.
(Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLONCELO

PROVA 1: SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: J. S. Bach: Um Prelúdio e uma Dança de uma das seis suítes para violoncelo solo.

PARTE B: Uma peça de livre escolha do repertório do violoncelo que não seja de J. S. Bach. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

 

CURSO DE MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM INSTRUMENTO, CANTO OU REGÊNCIA CORAL – BACHARELADO

PROVA PRÁTICA

A Prova Prática para as habilitações Instrumento, Canto ou Regência Coral constará de:

PROVA 1: Solfejo de um trecho musical e Leitura à 1ª vista de um trecho musical para o instrumento ou canto.

Parte A: SOLFEJO
- Na prova de Solfejo, será apresentado um trecho musical na tonalidade de dó maior, em compasso simples com unidade de tempo semínima, a ser cantado pelo(a) candidato(a) com os nomes das notas.
- O solfejo poderá ser realizado em uma das seguintes claves, à escolha do(a) candidato(a): clave de sol ou clave de fá na 4ª linha ou clave de dó na 3ª linha.
- A Prova de Solfejo exigirá do(a) candidato(a) o conhecimento dos seguintes aspectos da teoria musical.

• Duração/ritmo – pulsação e métrica; compassos simples com unidade semínima; figuras/células rítmicas, pausas e relações entre os valores; ponto de aumento; anacruse.

• Altura: estruturas melódicas na tonalidade de dó maior; leitura em uma das claves: sol ou fá na 4ª linha ou dó na 3ª linha.

- Serão avaliadas a fluência e exatidão na leitura de nomes das notas, a precisão rítmica e a afinação.

Parte B: LEITURA À 1ª VISTA
- Na prova de Leitura à 1ª vista, será apresentado um trecho musical a ser cantado ou executado no instrumento, de acordo com a habilitação pretendida pelo(a) candidato(a).
- Serão avaliados o domínio da leitura musical e a precisão na execução musical imediata no instrumento ou no canto.

PROVA 2: Performance do repertório que consta no programa a seguir para instrumento ou canto.

• Na prova de Performance de Instrumento, Canto ou Regência Coral serão avaliados o domínio da técnica do instrumento, do canto ou da regência coral, além de aspectos interpretativos das obras musicais tais como estilo, caráter, fluência e expressividade, de acordo com o programa de cada habilitação.

• Se julgar necessário, a banca examinadora poderá interromper a execução de qualquer obra do programa, durante a prova.

• Candidatos(as) às habilitações em Instrumento de cordas friccionadas (Contrabaixo, Violino, Viola de Orquestra e Violoncelo) e em Instrumentos de sopro (Clarineta, Fagote, Flauta Doce, Flauta Transversal Erudita, Flauta Transversal Popular, Oboé, Saxofone Erudito, Saxofone Popular, Trombone, Trompa, Trompete e Tuba) deverão executar todas as obras do programa SEM pianista correpetidor.

• Candidatos(as) à habilitação em Canto Erudito deverão executar todas as obras do programa COM acompanhamento de um pianista correpetidor, ficando este sob a responsabilidade do(a) candidato(a).

• Candidatos(as) às habilitações em Canto Popular e Regência Coral deverão atentar-se às observações referentes ao quesito acompanhamento contidas nos seus respectivos programas.

• Os candidatos à habilitação em Canto Erudito deverão entregar uma cópia da partitura de cada obra escolhida para a banca examinadora, no momento da prova.

• Conforme será observado mais adiante, os(as) candidatos(as) à habilitação em Canto Popular poderão entregar uma cópia impressa da lead sheet ou letra cifrada de cada uma das obras do programa à banca examinadora, no momento da prova.

• Os(as) candidatos(as) às habilitações em Instrumento Popular deverão entregar uma cópia impressa da lead sheet ou letra cifrada da peça de livre escolha à banca examinadora, no momento da prova.

• Os(As) candidatos(as) às habilitações em Instrumento Erudito e Regência Coral deverão entregar uma cópia da partitura da peça de livre escolha para a banca examinadora, no momento da prova.

• Sugestões de obras para escolha dos programas estarão à disposição dos candidatos na Biblioteca da Escola de Música da UEMG.

 

Referências Bibliográficas:
MED, Bohumil. Teoria da música, 4.ed. Brasília: Musimed, 1996.
PRIOLLI, Maria Luíza de Mattos. Princípios básicos da música para juventude, v.1, 44.ed. rev. e atualiz. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas Ltda, 2002.
WILLEMS, Edgar. Solfejo: curso elementar. São Paulo: Fermata do Brasil, 1985.

 

MÚSICA COM HABILITAÇÃO EM INSTRUMENTO, CANTO OU REGÊNCIA CORAL – BACHARELADO

PROVA PRÁTICA

CANTO ERUDITO

PROVA 1:SOLFEJO ELEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à primeira vista com os nomes das notas, altura e ritmo, na clave de sol, em tonalidade de dó maior, compasso simples com unidade de tempo semínima.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Uma ária (de ópera ou de qualquer outro gênero secular ou sacro), que deverá ser cantada no idioma original da obra. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

PARTE B: Uma peça de livre escolha: Lied alemão (deverá ser cantado em alemão) ou mélodie francesa (deverá ser cantada em francês) ou canção de câmara brasileira (deverá ser cantada em português). (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

CANTO POPULAR

PROVA 1:SOLFEJO ELEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA: Leitura à primeira vista com os nomes das notas, altura e ritmo, na clave de sol, na tonalidade de dó maior, em compasso simples com unidade de tempo semínima.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Beto Guedes; Ronaldo Bastos - Amor de índio (a canção deverá ser cantada em português).

PARTE B: Uma peça de livre escolha: canção do repertório popular em língua portuguesa ou estrangeira (inglês, espanhol, francês ou italiano) de compositor(es) brasileiro(s) ou estrangeiro(s).

OBSERVAÇÕES:
• A PROVA 2 deverá ser realizada OBRIGATORIAMENTE COM acompanhamento de instrumento harmônico (piano ou violão);
• Os/As candidatos/as que desejarem e que possuírem destreza para tal poderão se autoacompanhar ao piano ou ao violão na PROVA 2;
• Os/As candidatos/as que optarem por não se acompanhar na PROVA 2 ficarão responsáveis pelo(a) músico(a) que os(as) acompanhará durante a prova;
• A Escola de Música da UEMG disponibilizará APENAS o piano como instrumento harmônico acompanhador para a realização das provas;
• O(A) candidato(a) deverá entregar uma cópia da partitura, lead sheet ou letra cifrada de cada obra que será apresentada na PROVA 2 à banca examinadora.

CLARINETA

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Franz Anton Hoffmeister - Primeiro movimento do concerto para clarineta.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

CONTRABAIXO

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: F. Simandl - Um estudo que inclua a 7ª posição do método New Method for the Double Bass, Book 1, Ed. Carl Fisher.

PARTE B: Uma peça de livre escolha, sendo um movimento rápido ou um movimento lento de uma sonata barroca. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FAGOTE

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Um estudo, à escolha do(a) candidato(a), do Método Weissenborn, Op. 8, v. 2.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FLAUTA DOCE

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Flauta doce contralto: Dois movimentos contrastantes (lento/rápido) de uma sonata barroca.

PARTE B: Uma peça brasileira de livre escolha para flauta doce soprano. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FLAUTA TRANSVERSAL ERUDITA

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Taffanel & Gaubert - Estudo Progressivo n. 1

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

FLAUTA TRANSVERSAL POPULAR

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Altamiro Carrilho - Chorinho Didático n. 4.

PARTE B: Peça de livre escolha (duração máxima de 3 minutos). (Entregar uma cópia da partitura ou lead sheet à banca examinadora).

OBOÉ

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: César Franck - Pièce V.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

PIANO ERUDITO

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Um movimento vivo de Sonata ou Sonatina clássica, entre: F. Kuhlau ou W. A. Mozart ou J. Haydn ou L. van Beethoven ou A. Diabelli ou M. Clementi ou C. Gurlit.

PARTE B: Uma peça de livre escolha, entre: Invenções a Duas Vozes de J. S. Bach ou peça do Álbum para Juventude de Schumann ou Canções sem Palavras de Mendelssohn ou Cirandinha de Villa-Lobos. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

PIANO POPULAR

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Uma peça de Ernesto Nazareth ou um Ragtime de Scott Joplin.

PARTE B: Uma peça de livre escolha do cancioneiro popular brasileiro. (Entregar uma cópia da partitura, lead sheet ou letra cifrada à banca examinadora.)

REGÊNCIA CORAL

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para piano.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Regência da peça Ave Verum Corpus, de W. A. Mozart, com acompanhamento ao piano a ser providenciado pelo(a) candidato(a).

PARTE B: Uma peça de livre escolha: performance no instrumento ou canto, à escolha do(a) candidato(a). (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)Para o(a) candidato(a) cantor, será exigido o acompanhamento de um pianista correpetidor, que ficará inteiramente sob a sua responsabilidade.

SAXOFONE ERUDITO

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: O(a) candidato(a) vai apresentar uma das peças abaixo, de acordo com a afinação do seu instrumento:
Para instrumento em mi b (saxofone alto ou barítono):Jacques Ibert - Ária
Para instrumento em si b (saxofone soprano ou tenor):Paul Harvey - Rue Maurice Berteaux

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

SAXOFONE POPULAR

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Luiz Bonfá e Antônio Maria - Manhã de Carnaval

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TROMBONE

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Peretti, Serse - Método para trombón de varas, Primera Parte: Alegro Moderato, n.25 (G. Rossari, p. 51) ou Moderato, n.1 (G. Rossari, p. 78).

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TROMPA

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Franz Strauss, opus 7 - Noturno.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TROMPETE

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Arban - My Pretty Jane (Arte do Fraseado #3)

PARTE B: Uma peça de livre escolha (duração mínima de 2 minutos). (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

TUBA

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: A. V. Blazevich - Estudo n. 18.

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLA DE ORQUESTRA

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: F. Mazas - Estudo n. 2

PARTE B: Uma peça de livre escolha. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLÃO ERUDITO

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Matteo Carcassi - Estudo n. 3, op. 60.

PARTE B: Uma peça de livre escolha, dentre as obras listadas:
- L. Brouwer - Um estudo (dentre os números 9, 10, 11, 12, 13, 14 ou 15);
- H. Villa-Lobos - Prelúdio n. 3;
- H. Villa-Lobos - Prelúdio n. 4;
- Dilermando Reis - Dr. Sabe Tudo;
- Dilermando Reis - Se ela perguntar.(Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLÃO POPULAR

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Uma peça solo de qualquer um dos seguintes compositores: João Pernambuco, Baden Powell, Dilermando Reis, Guinga ou Garoto (Aníbal Augusto Sardinha).

PARTE B: Uma peça de livre escolha: arranjo para violão (melodia e acordes) de qualquer música popular brasileira ou tema de jazz. (Entregar uma cópia da partitura, lead sheet ou letra cifrada à banca examinadora.)

VIOLINO

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: Carl Flesch - Escala diatônica e arpejos em 3 oitavas (do item n. 5 do “Sistema de Escalas”), com tonalidade a ser escolhida pelo(a) candidato(a).

PARTE B: Uma peça de livre escolha, dentre as seguintes: Primeiro movimento de um concerto, com cadenza quando for o caso:
- J. B. Accolay: Concerto n. 1, em lá menor;
- C. de Bériot: Concerto n. 9 em lá menor, Op. 104;
- W.A. Mozart: Concerto n. 3 em sol maior, K. 216;
- W.A. Mozart: Concerto n. 4 em ré maior, K. 218;
- W.A. Mozart: Concerto n.5 em lá maior, K. 219;
- F. Seitz: Concerto n. 3 em sol menor, Op. 12;
- G. Viotti: Concerto n. 23 em sol maior.
(Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

VIOLONCELO

PROVA 1:SOLFEJO E LEITURA À 1ª VISTA

PARTE A – SOLFEJO: Solfejo de um trecho musical com os nomes das notas, na tonalidade de dó maior e em compasso simples com unidade de tempo semínima. O(A) candidato(a) poderá ler a partitura do solfejo em uma das claves: de sol, de fá na 4ª linha ou de dó na 3ª linha.

PARTE B – LEITURA À PRIMEIRA VISTA:Leitura à 1ª vista de um trecho de peça para o instrumento.

PROVA 2: PERFORMANCE MUSICAL

PARTE A: J. S. Bach: Um Prelúdio e uma Dança de uma das seis suítes para violoncelo solo.

PARTE B: Uma peça de livre escolha do repertório do violoncelo que não seja de J. S. Bach. (Entregar uma cópia da partitura à banca examinadora.)

 

Please publish modules in offcanvas position.