Vestibular UEMG

Programa de Inclusão Regional

O programa de Inclusão Regional foi estabelecido pelo Conselho Universitário, com o objetivo de estimular o acesso à UEMG pelos candidatos que residem no estado de Minas Gerais, como forma de contribuir com o desenvolvimento regional.

Quem pode participar?

Candidatos que residem no estado de Minas Gerais e cursaram os três anos do Ensino Médio em instituições de ensino públicas das redes estadual, municipal e federal sediadas no Estado de Minas Gerais.

Para ingresso em 2025, a distribuição das vagas para Inclusão Regional está prevista na Resolução CONUN nº 631/2024.

inclusao1

 -

Como posso participar?

Para participar, o candidato deverá selecionar, no ato de inscrição no Vestibular, a categoria de vaga à qual deseja concorrer e anexar a documentação que comprove que atende aos critérios estabelecidos para Inclusão Regional.

inclusao2

O candidato que optar pela Inclusão Regional, deverá anexar cópia digitalizada dos seguintes documentos:

a) Documentação de identificação do candidato;

b) CPF do candidato;

c) Comprovante de endereço em nome do candidato; OU comprovante de endereço em nome do responsável legal, pais, filhos, cônjuge ou companheiro(a), acompanhado de documento que comprove o parentesco com o candidato (RG, Certidão de Nascimento, documento oficial de guarda ou adoção de menor) ou o estado civil do candidato (certidão de casamento ou união estável, entre outros).

Documentos válidos para comprovar endereço residencial: Contas de água, luz, gás, TV, internet, telefone fixo e celular; Contrato ou recibo de aluguel em vigor; Escritura ou certidão de ônus do imóvel; Declaração recente de Imposto de Renda; Carnês do IPTU e IPVA; Contracheque emitido por órgão público; Demonstrativos do INSS; Fatura de cartão de crédito; Nota fiscal; Boletos e carnê de loja; Boleto bancário de mensalidade escolar, plano de saúde, condomínio ou financiamento habitacional; Comprovante de matrícula em instituição de ensino regular; Título de eleitor; Carteirinha de matrícula da UBS.

d) Histórico Escolar, contendo expressamente o(s) município(s) da(s) escola(s) em que o candidato cursou o Ensino Médio OU Declaração(ões) da(s) Instituição(ões) de Ensino em que o candidato cursou o Ensino Médio ou está concluindo o Ensino Médio, na(s) qual(is) conste(m) o(s) município(s) da(s) referida(s) Instituição(ões), conforme modelo (link PDF).

 -

O que acontece após realizar a inscrição e enviar dos documentos

inclusao3 atualizado

 

1º - A banca examinadora da empresa responsável pela execução do Vestibular UEMG 2025 realizará a análise da documentação para verificar se o candidato atende os requisitos estabelecidos para concorrer à modalidade e categoria de vaga que selecionou no ato de inscrição.  

2º - No RESULTADO PRELIMINAR, o candidato será considerado APTO, caso tenha apresentado toda a documentação comprobatória, ou INAPTO, caso sua documentação não atenda o exigido em Edital. O candidato INAPTO poderá consultar o motivo do indeferimento na Área do Candidato.    

3º - Durante o período de dois dias úteis após a publicação do RESULTADO PROVISÓRIO, o candidato considerado INAPTO poderá interpor recurso, por meio de formulário na Área do Candidato. 

4º - Após análise dos recursos pela banca examinadora da empresa responsável pela execução do Vestibular UEMG 2025, será publicado o RESULTADO FINAL:

  • O candidato considerado APTO no resultado final terá sua inscrição efetivada para a categoria selecionada.  
  • O candidato considerado INAPTO terá sua inscrição remanejada para a modalidade de Ampla Concorrência.  

 

Please publish modules in offcanvas position.