All for Joomla All for Webmasters

.

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES

É importante ler o Edital do Vestibular?

Sim. O Edital é o seu guia! Nele, estão inseridos todos os processos, normas e detalhes do processo seletivo. Todos os candidatos devem ler atentamente esse importante documento. Este é o primeiro passo de uma boa preparação para o Vestibular.

 

Receberei algum tipo de documentação ou aviso por e-mail ou correios?

Não. A UEMG não envia, seja por e-mail ou pelos correios, qualquer tipo de informação ou documentação para os candidatos. Todas as informações pertinentes são divulgadas no site do vestibular.

 

DO PROCESSO SELETIVO

 

Como as vagas do Vestibular são distribuídas?

Das vagas ofertadas, para cada curso, 50% serão destinadas ao Programa Socioeconômico – PROCAN/UEMG, de acordo com a Lei Estadual Nº 22.570 de 05 de junho de 2017, e as demais serão destinadas à Ampla Concorrência.

 

Quais as obras Literárias indicadas para o Vestibular da UEMG?

Para a realização das Provas Gerais, é indicada a leitura dos seguintes livros:

a)      “A barca dos Amantes”, de Antônio Barreto

b)      “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto

 

Todos os cursos terão provas específicas?

Não. As Provas de Habilidades Específicas são aplicadas somente para os cursos de Artes Plásticas e Música.

 

Posso escolher uma segunda opção de curso?

Haverá a possibilidade de 2ª opção de curso APENAS para o candidato inscrito nos cursos de Artes Plásticas e Música.

 

Quando fico sabendo o local onde farei as provas?

Para as Provas de Habilidades Especificas, as datas, horário e local de realização serão informados no COMUNICADO DE CONFIRMAÇÃO, já as datas, horário e local de realização das Provas Gerais serão informados no COMPROVANTE DEFINITIVO DE INSCRIÇÃO, emitidos através da “área do candidato”, nos prazos definidos no Edital.

A UEMG não enviará o Comprovante Definitivo de Inscrição pelos Correios e nem o entregará pessoalmente.

 

No dia da prova, qual será o horário de fechamento dos portões?

Os portões dos prédios onde serão realizadas as Provas de Habilidades Específicas serão fechados, impreterivelmente, quando do início das mesmas. Já os portões dos prédios onde serão realizadas as Provas Gerais serão fechados, impreterivelmente, sessenta (60) minutos antes do início das provas.

 

Fui aprovado(a)! Qual o procedimento para matrícula?

As matrículas serão realizadas, presencialmente, nas secretarias das Unidades Acadêmicas, de acordo com o curso e a cidade indicados pelo candidato no formulário de inscrição.

No ato da matrícula presencial, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

•         Requerimento de matrícula (modelo a ser fornecido pela instituição);

•         Certificado de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente (uma fotocópia);

•         Histórico escolar do Ensino Médio (uma fotocópia);

•         Carteira de identidade ou equivalente (uma fotocópia);

•         CPF ou CIC (uma fotocópia);

•         Certidão de nascimento ou casamento (uma fotocópia);

•         Prova de quitação com o serviço militar, para os maiores de 18 (dezoito) anos, do sexo masculino (uma fotocópia);

•         Título de eleitor e comprovante de quitação com as obrigações eleitorais, para os maiores de dezoito (18) anos (uma fotocópia);

•         Uma foto 3x4 recente.

 

INSCRIÇÃO

 

Quero utilizar a minha nota do ENEM, o que fazer?

O candidato que realizou o ENEM 2018, poderá concorrer a vagas no Vestibular por meio de inscrição no Sistema de Seleção Unificada – SiSU/MEC. Para cada curso oferecido pela UEMG, 50% das vagas serão destinadas ao SiSU/MEC, o que não se aplica aos cursos de Artes Plásticas e de Música, da Escola Guignard e da Escola de Música, respectivamente, cujas vagas serão preenchidas somente através do Vestibular Tradicional da UEMG. Para mais informações sobre o SiSU, acesse o endereço eletrônico da UEMG (http://www.uemg.br/processo_sisu.php).

 

Como é feito o pagamento da taxa de inscrição?

O candidato deverá gerar e imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) que será disponibilizado por meio de um link específico, após a conclusão do preenchimento do formulário de inscrição no Vestibular UEMG 2019.

 

Paguei a inscrição, mas minha área do candidato ainda mostra “aguardando pagamento”; em quanto tempo a informação é atualizada?

O prazo para a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, em nosso site, é de até 3 dias úteis.

 

Digitei meu nome errado. Vou perder minha inscrição? Como corrigir?

Não. Eventuais erros de digitação ocorridos no nome do candidato, no número do documento de identidade, data de nascimento, sexo e CPF utilizado na inscrição deverão, obrigatoriamente, ser atualizados pelo candidato no dia de realização das provas junto ao fiscal de sala na folha de ocorrências.

 

Coloquei errado a cidade onde vou fazer a prova e concluí a inscrição sem conferir; teria como mudar?

Sim. Durante o periodo de inscrição, o candidato poderá realizar alterações. A inscrição será finalizada por meio da isenção da taxa de inscrição, para os candidatos contemplados no programa socioeconômico OU com a quitação da taxa de inscrição (DAE), para os demais candidatos.

 

Marquei errado o curso na minha inscrição e não consigo cancelar. O que devo fazer para trocar?

Durante o período de inscrição, o candidato poderá realizar alteração em sua inscrição, acessando a área do candidato. Concluída a inscrição, por meio do pagamento da taxa de inscrição ou de sua isenção, nenhuma alteração poderá ser realizada.

 

Na inscrição, cometi o engano na escolha do período e indiquei matutino quando, na verdade, quero o noturno. É possível trocar?

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar os dados que registrou, acessando a área do candidato. Concluída a inscrição, por meio do pagamento da taxa de inscrição ou de sua isenção, nenhuma alteração poderá ser realizada.

 

Efetuei a inscrição pelo PROCAN (programa de reserva de vagas), contudo não consegui enviar a documentação. O que fazer?

O candidato que solicitar RESERVA DE VAGAS e deixar de apresentar a documentação comprobatória terá a sua inscrição convertida para AMPLA CONCORRÊNCIA. Já o candidato que solicitar ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO e deixar de apresentar a documentação comprobatória, estará obrigado a realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido no Edital.

 

Caso não seja aprovada minha documentação para o PROCAN (programa de reserva de vagas), serei desclassificado ou irei para a ampla concorrência?

O candidato que solicitar RESERVA DE VAGAS e não comprovar atendimento aos requisitos descritos no subitem 1.3 do Anexo I – Programa Socieconômico, terá sua inscrição convertida para a AMPLA CONCORRÊNCIA. Já  o candidato que solicitar ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO e não comprovar atendimento aos requisitos descritos no subitem 1.3 do Anexo I – Programa Socieconômico estará obrigado a realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido no Edital.

 

Não enviei a documentação do PROCAN, perdi minha inscrição?

Não. O candidato que solicitar RESERVA DE VAGAS e deixar de apresentar a documentação comprobatória terá sua inscrição convertida para a AMPLA CONCORRÊNCIA. Já o candidato que solicitar ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO e deixar de apresentar a documentação comprobatória estará obrigado a realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido no Edital.

 

Como confirmo minha inscrição e local de realização da prova?

A inscrição será finalizada por meio da isenção da taxa de inscrição, para os candidatos contemplados no programa socioeconômico, OU com a quitação da taxa de inscrição (DAE), para os demais candidatos.

Para as Provas de Habilidades Especificas, as datas, horário e local de realização serão informados no COMUNICADO DE CONFIRMAÇÃO; já as datas, horário e local de realização das Provas Gerais serão informados no COMPROVANTE DEFINITIVO DE INSCRIÇÃO, emitidos através da “área do candidato”, nos prazos definidos no Edital.

 

ISENÇÃO

 

Qual o percentual de isenção da taxa?

O número de candidatos contemplados pela isenção da taxa de inscrição corresponde a 10% (dez por cento) do total de vagas, por Unidade Acadêmica, em atendimento à Lei Estadual Nº 15.150, de 1º de junho de 2004.

 

Optei pelo PROCAN. Posso concorrer à isenção?

Sim. Os candidatos que se encontrem em condição de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa de inscrição no ato de sua inscrição, por meio do Programa Socioeconômico – PROCAN/UEMG, independente da modalidade/categoria selecionada.

 

Caso eu não consiga a isenção da taxa, poderei pagar a inscrição?

Sim, o candidato considerado NÃO ISENTO do pagamento da taxa de inscrição, pelo PROCAN/UEMG/2019, deverá acessar a “área do candidato” – com login e senha cadastrados no ato de inscrição – e emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) por meio de link específico, disponibilizado para esse fim, realizando seu pagamento dentro do prazo estabelecido no Edital.

 

 

COTAS / RESERVA DE VAGAS

 

A UEMG possui Cotas?

Sim. A Universidade reserva 50% de suas vagas a candidatos de baixa renda que apresentem renda mensal, por pessoa do núcleo familiar, no valor de até 1 ½ (um e meio) salário mínimo vigente no Estado de Minas Gerais, e se enquadrem em uma das categorias definidas na Lei Estadual Nº 22.570 de 05 de junho de 2017:

. CATEGORIA I – 24% (vinte e quatro por cento) das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;

. CATEGORIA II – 5% (cinco por cento) das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;

. CATEGORIA III – 16% (dezesseis por cento) das vagas para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;

. CATEGORIA IV – 5% (cinco por cento) das vagas para pessoas com deficiência.

 

O que é o PROCAN?

O PROCAN/UEMG refere-se a política de reserva de vagas da Universidade, regida pela Lei Estadual Nº 22.570 de 05 de junho de 2017, e atende a candidatos de baixa renda que apresentem renda mensal, por pessoa do núcleo familiar, no valor de até 1 ½ (um e meio) salário mínimo vigente no Estado de Minas Gerais, e se enquadrem em uma das categorias definidas em lei:

. CATEGORIA I – 24% (vinte e quatro por cento) das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;

. CATEGORIA II – 5% (cinco por cento) das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;

. CATEGORIA III – 16% (dezesseis por cento) das vagas para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;

. CATEGORIA IV – 5% (cinco por cento) das vagas para pessoas com deficiência.

 

Se eu não for aprovado no PROCAN, o que acontece?

O candidato inscrito no PROCAN/UEMG e considerado não apto estará automaticamente incluído na modalidade ampla concorrência e, caso esteja considerado não isento, deverá emitir e realizar o pagamento da taxa de inscrição.

 

CONDIÇÕES ESPECIAIS NA REALIZAÇÃO DA PROVA

 

Precisarei amamentar meu/minha filho(a) durante a prova. O que fazer?

A lactante deverá informar a necessidade de amamentação no ato da inscrição, no campo TRATAMENTO DIFERENCIADO, indicando o nome e o número de documento (CPF ou Identidade) de pessoa maior de 18 (dezoito) anos, responsável pela guarda da criança durante o período de realização da prova. Nos horários previstos para amamentação, acopanhada de fiscal, a mãe poderá retirar-se, temporariamente, da sala/local em que estarão sendo realizadas as provas, para atendimento à criança. Deverá ainda se dirigir a uma sala especial, reservada pela Coordenação, onde o fiscal deve garantir que sua conduta esteja de acordo com os termos e condições deste Edital.

 

Utilizo indumentária. O que fazer?

Caso o candidato necessite fazer uso de qualquer indumentária especial, deverá informar no ato da inscrição, no campo TRATAMENTO DIFERENCIADO.

 

Sou deficiente. Posso solicitar atendimento especial?

O candidato com deficiência, participante ou não do PROCAN/UEMG/2019, que necessitar de atendimento diferenciado para realizar a prova, deverá indicá-lo no ato da inscrição, no campo NECESSITA AUXÍLIO, informando qual a condição especial, e fazer upload de LAUDO MÉDICO. Documento que deve estar edigido em letra legível, com citação do nome por extenso do candidato, com carimbo indicando o nome, número do CRM e a assinatura do médico responsável por sua emissão, atestando a espécie, o grau e o nível de deficiência (ou do problema de saúde), com expressa referência ao Código Internacional de Doenças (CID) e com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado.

 

Preciso de tempo adicional para realizar a prova, o que fazer?

O candidato com deficiência que necessitar de tempo adicional para a realização das provas deverá informar essa condição ao preencher o campo NECESSITA AUXÍLIO, do formulário eletrônico de inscrição, e fazer upload de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência, que justificará a necessidade do tempo adicional solicitado pelo candidato.

VESTIBULAR UEMG

Faça sua inscrição

Inscrições: de 06/11 a 06/12/2018
Provas Gerais: 20/01/2019
Informações: 3003-0437

Cadastre-se aqui
para receber nossa NewsLetter.
UEMG - Universidade pública, gratuita e de qualidade.

© UEMG

UEMG VESTIBULAR 2019